Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10961
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NT_45_Dinte_Evolucao_agricultura_chinesa.pdf940.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
NT_Evolucao_da_agricultura_chinesa_Publicacao_Preliminar.pdf620.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Evolução da agricultura chinesa : da fome às reformas de desenvolvimento do setor
Other Titles: Nota Técnica n. 45 (Dinte) : Evolução da agricultura chinesa : da fome às reformas de desenvolvimento do setor
Authors: Bispo, Scarlett Queen Almeida
Martins, Michelle Márcia Viana
Cechin, Alicia
Abstract: Em 2021, ano em que o Partido Comunista Chinês (PCC) comemora 100 anos, é relevante perpassar as mudanças ocorridas no meio rural que levaram ao desenvolvimento da agricultura no país, com projeções ambiciosas para os próximos anos. O início das reformas no campo ocorreu após sucessivos episódios de fome. A transição de uma sociedade agrícola para um país industrial ocasionou na redução nas áreas de terras direcionadas à agricultura. A conversão das terras aráveis para a industrialização e urbanização afetou a produção de alimentos e reforçou os problemas relacionados às condições produtivas da China, ampliando a necessidade de reformas. Abandonando uma política centralizada e partindo para uma orientação econômica mais voltada para o mercado, foi estabelecido o fim das comunas (propriedades rurais em poder do Estado), a diversificação da produção agrícola (que até então enfatizava a produção de grãos) e o estímulo à criação de empresas familiares especializadas, cooperativas e industriais de processamento, o que contribuiu para o aumento da eficiência no campo. Adicionalmente, a melhoria nas técnicas produtivas e de irrigação, a introdução de novas espécies produtivas e o desenvolvimento do modal rodoviário contribuíram de forma paralela ao desenvolvimento rural do país. Outras reformas, que incluem desde ajustamentos estruturais, até alterações da agroindústria e dos métodos de produção, reforçaram o apoio para o aumento da oferta agroalimentar no território asiático. Essas e outras propostas caracterizam a criação de um novo conceito de desenvolvimento, orientado pela inovação, sustentado pelos avanços tecnológicos e com vistas à promoção do desenvolvimento rural de alta qualidade. Esses componentes integram o grandioso plano de apoio à agricultura chinesa: o 14º Plano Quinquenal, que prioriza desenvolvimento do setor como questão fundamental para alcançar a construção de um país socialista moderno de maneira integral.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de udo da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO : os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Nota Técnica
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.