Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10995
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2715_web.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2715_sumex.pdf118.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Mercado de trabalho da cultura : considerações sobre a Meta 11 do Plano Nacional de Cultura (PNC)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2715 : Mercado de trabalho da cultura : considerações sobre a Meta 11 do Plano Nacional de Cultura (PNC)
Authors: Silva, Frederico Augusto Barbosa da
Ziviani, Paula
Abstract: O texto contribui com a discussão da Meta 11 do Plano Nacional de Cultura, que propõe o aumento do emprego formal do setor cultural, apoiada na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Aborda-se o mercado de trabalho cultural a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), por abranger a informalidade, dinâmica não abarcada pela Rais. Parte-se do estudo sobre o mercado de trabalho da cultura, suas características e contrapontos em relação às transformações no mundo do trabalho contemporâneo, bem como as relações de emprego da sociedade salarial e suas possíveis associações com a estruturação do trabalho artístico e cultural. Analisam-se os dados a partir da reflexão acerca da informalidade e precarização em comparação com as singularidades do mundo do trabalho da cultura e das artes, no qual prevalece a dinâmica do trabalho em rede, flexibilidade, liberdade e organização por projetos. Somam-se considerações a respeito das limitações e alcances das bases de dados para capturar os dinamismos reais do mercado de trabalho cultural.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros
Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.