Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11514
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Publicacao_preliminar_td_Proposta_de_analise_tecnopolitica_das_inovacoes_democraticas.pdf502.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Proposta de análise tecnopolítica das inovações democráticas (Publicação Preliminar)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) : Proposta de análise tecnopolítica das inovações democráticas (Publicação Preliminar)
Authors: Freitas, Christiana Soares
Sampaio, Rafael Cardoso
Avelino, Daniel Pitangueira de
Abstract: Este artigo tem como intuito apresentar uma proposta teórico-metodológica de análise tecnopolítica das inovações democráticas, compreendendo-as a partir dos estudos de ciência e tecnologia e da sociologia da ação pública. O modelo propõe três dimensões de análise. A primeira envolve a caracterização das iniciativas e identificação de seus aspectos político-institucionais e sociotécnicos; a segunda foca na avaliação das implicações diretas das inovações sob a forma de instrumentos de ação pública e a terceira dimensão analítica compreende os efeitos subjetivos das iniciativas para o fortalecimento de uma sociedade democrática. Tais implicações conformam a ação pública e são fundamentais para que as inovações democráticas alcancem seus objetivos. Sem tais repercussões, as iniciativas tendem a permanecer como recursos de legitimação de poderes já instituídos, deixando pouco espaço para mudanças democráticas efetivas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.