Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11737
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2843_web.pdf942.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2843_sumex.pdf124.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Bancos comunitários, moedas sociais e políticas públicas : da experiência pioneira do banco Palmas (Fortaleza-CE) ao modelo difusor do banco Mumbuca (Maricá-RJ)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2843 : Bancos comunitários, moedas sociais e políticas públicas : da experiência pioneira do banco Palmas (Fortaleza-CE) ao modelo difusor do banco Mumbuca (Maricá-RJ)
Authors: Silva, Sandro Pereira
Pereira, Camila Amaral
Abstract: Este texto visa problematizar a relação entre bancos comunitários de desenvolvimento (BCDs) e gestão pública. Para tanto, buscou-se analisar os principais elementos que permitiram essa relação de complementaridade, a partir do estudo de caso de experiências pioneiras, sobre os fatores que nortearam a evolução das iniciativas de finanças solidárias no território brasileiro e sua inserção na agenda de governos de diferentes Unidades Federativas (UFs). Foi possível identificar que essa temática tem se manifestado por meio de um arranjo operacional inovador, orientado em torno da elaboração e da execução de políticas sociais, embora não esteja imune a tensões e limites inerentes à própria administração pública.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.