Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12780
Title: Indústria e mineração serviços : desenvolvimento industrial : (versão preliminar)
Other Titles: Plano decenal de desenvolvimento econômico e social : Indústria e mineração serviços : desenvolvimento industrial : (versão preliminar)
Authors: Brasil. Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica
Brasil. Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada (Epea)
Abstract: O texto aborda a necessidade de um desenvolvimento industrial sustentável, destacando a importância do crescimento equilibrado nos diversos setores. Em termos de política de desenvolvimento industrial, o texto divide-se em dois planos: o primeiro foca no crescimento relativo dos diferentes ramos industriais, configurando a estrutura futura; o segundo aborda o uso de instrumentos de política para viabilizar esses resultados. As perspectivas de crescimento apontam para taxas superiores ao crescimento do produto, especialmente em setores dinâmicos como bens de capital, bens de consumo duráveis e produtos intermediários. O crescimento projetado para o setor industrial como um todo é estimado entre 7,5% e 8,0% ao ano. Essas projeções dependem da aplicação eficaz de políticas industriais, como crédito, tributação e salários, bem como a gestão de instrumentos relacionados ao comércio exterior. A implementação dessas políticas deve incorporar as possibilidades de atuação empresarial e garantir flexibilidade operacional para ajustes em resposta a problemas conjunturais. A estratégia básica de desenvolvimento industrial é destacada como crucial, mesmo diante da necessidade de flexibilidade na aplicação de instrumentos, a fim de evitar resultados conflitantes.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Relatórios de Atividades / Técnicos
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.