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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14792
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ppp_n2_Artigo6_implicacao_da_politica_de_ressarcimento.pdf | 933.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Implicações da política de ressarcimento de fretes dos combustíveis na atividade agrícola |
Authors: | Soares, Ricardo Pereira |
Abstract: | O artigo analisa a influência da política energética na agricultura. Inicialmente, discute o motivo do ressarcimento do transporte de combustíveis das regiões produtoras para as consumidoras, em vigor desde 1969, e calcula o valor do reembolso em 1988, estimado em US$ 1,120 bilhões. Em seguida, utilizando a Teoria da Localização, identifica a região Centro-Oeste e seus produtores de soja e milho como os mais beneficiados, permitindo-lhes expandir suas áreas de cultivo a distâncias cada vez maiores dos centros consumidores. Também demonstra que os ressarcimentos dificultam a organização do mercado de lenha para fins energéticos e desestimulam a produção de álcool carburante em regiões sem tradição nessa agroindústria. Conclui-se que o Brasil deve cessar o ressarcimento de fretes para evitar o desestímulo à produção de álcool e o consumo excessivo de óleo diesel. |
metadata.dc.relation.references: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14749 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos |
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