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Title: Implicações da política de ressarcimento de fretes dos combustíveis na atividade agrícola
Authors: Soares, Ricardo Pereira
Abstract: O artigo analisa a influência da política energética na agricultura. Inicialmente, discute o motivo do ressarcimento do transporte de combustíveis das regiões produtoras para as consumidoras, em vigor desde 1969, e calcula o valor do reembolso em 1988, estimado em US$ 1,120 bilhões. Em seguida, utilizando a Teoria da Localização, identifica a região Centro-Oeste e seus produtores de soja e milho como os mais beneficiados, permitindo-lhes expandir suas áreas de cultivo a distâncias cada vez maiores dos centros consumidores. Também demonstra que os ressarcimentos dificultam a organização do mercado de lenha para fins energéticos e desestimulam a produção de álcool carburante em regiões sem tradição nessa agroindústria. Conclui-se que o Brasil deve cessar o ressarcimento de fretes para evitar o desestímulo à produção de álcool e o consumo excessivo de óleo diesel.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14749
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



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