Notícia:
teste noticia out25

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

bahia

Cobertura temporal

século XX

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

DOI

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Restrito - Ipea

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

teste alternativo noticia out25

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi)
Boletim Regional, Urbano e Ambiental (BRUA)

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

teste resumo teste resumo

Resumo traduzido

teste abstract

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave

Palavras-chave traduzidas

Citação

exemplo de como citar.

Aviso

Notas

teste notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão definitiva dessa publicação

Faz parte da série

organization.page.relation.references

Livros

Livro
A Controvérsia do planejamento na economia brasileira : coletânea da polêmica Simonsen x Gudin, desencadeada com as primeiras propostas formais de planejamento da economia brasileira ao final do Estado Novo
(Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1977) Simonsen, Roberto Cochrane; Gudin, Eugenio
Reune debates, da década de 40, entre Roberto Simonsen e Eugênio Gudin. Simonsen insistia na defesa do planejamento econômico, em oposição ao liberalismo seguido por Gudin, e da participação direta e indireta do Estado na economia. Utiliza-se de sua vasta cultura humanística e de seu grande conhecimento de história, permeando argumentos doutrinários e políticos, em favor de suas teses. Gudin, extremamente crítico, procura não apenas refutar a própria idéia de planejamento, mas toda a ideologia de Simonsen, como também apresenta sugestões para grandes modificações institucionais e de atuação sistêmica da política econômica. Na introdução do livro, escrito por Carlos Doellinger, o debate e seus personagens são colocados dentro de seu contexto histórico, político e econômico.
Livro
Programa anual de trabalho : 1989
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1989-04) Brasil. Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea)
Este trabalho sintetiza as linhas de ação do Instituto de Pesquisas do Ipea, programadas para o exercício de 1989, tanto para suas áreas-fim quanto para suas áreas-meio.

Publicações

Publicação
Agricultura familiar, assistência técnica e extensão rural e a política nacional de Ater
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2017-10) Castro, César Nunes de; Pereira, Caroline Nascimento
No Brasil, a origem dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) se situa em finais da década de 1940, quando foi criada a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), no estado de Minas Gerais, em 1948. O objetivo deste trabalho é analisar a evolução do serviço de Ater no Brasil ao longo do tempo e sua relação com a agricultura familiar, culminando com considerações sobre a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater). Para isso, será apresentado um breve histórico da Ater no Brasil e da discussão acerca da reformulação do serviço de Ater público, principal opção de acesso para os agricultores familiares. A construção efetiva desse novo sistema de Ater pública ainda está quase toda por ser feita. Reconstruir, pelo menos em parte, essa capacidade; e construir parcerias com entidades não estatais com esse objetivo, ao mesmo tempo incorporando novos conceitos no processo, constituem tarefa nada trivial. Há dúvidas sobre a capacidade estatal em conduzir essa empreitada, bem como quanto aos resultados que serão obtidos desse processo.
Publicação
Public works programmes for protection and climate resilience: theory of change and evidence in low-income countries
(2016) Beazley, Rodolfo; McCord, Anna; Solórzano, Ana
"There is growing interest globally in the role that social protection (SP) can play in promoting resilience to climate change. Public works programmes (PWPs) have been identified as particularly suitable interventions for achieving this goal, although little conceptual understanding of how they might play this role has been developed. In this One Pager we present a broad Theory of Change (ToC), showing how PWPs could potentially increase resilience to climate change, and describe briefly the evidence base". (…)
Publicação
teste de publication
(Ipea, 2024) Denise do Carmo Direito; Carlos Eduardo de Carvalho Vargas; outro autor; Liliane Cristina Gonçalves Bernardes; outro orientador; Djonathan Gomes Ribeiro; outro coordenador; Carlos Eduardo de Carvalho Vargas; André Sampaio Zuvanov; outro editor; teste de palestrante; Tulio Chiarini; outro organizador; Gabinete da Presidência - GABIN; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; autor scholar; Marcelo de Sales Pessoa; outro membro da banca
teste de serie de publication
teste de resumo

Volumes

Faz parte da série

Serie
Dimensões das carências sociais : informações municipais
(Ipea) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
A publicação "Dimensões das Carências Sociais: Informações Municipais", organizada em 27 volumes pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, apresenta um diagnóstico detalhado das condições de vida da população brasileira em todos os municípios do país, abordando indicadores de moradia, saneamento básico, educação e renda. Cada volume corresponde a uma unidade da federação (26 estados) e um volume adicional contempla o Brasil, as grandes regiões e as regiões metropolitanas. Os dados são organizados por faixas populacionais e incluem tabelas e cartogramas que evidenciam as carências sociais, como domicílios improvisados, aglomerados subnormais, densidade inadequada de moradores por cômodo, ausência de saneamento, analfabetismo, baixa escolaridade e renda inferior a um salário-mínimo. A obra visa subsidiar o planejamento municipal, orientar políticas públicas e fomentar o uso de estatísticas sociais por gestores, pesquisadores e sociedade civil, promovendo ações voltadas à superação da pobreza e desigualdade social.
Serie
Dicionário geográfico, histórico e descritivo do império do Brasil
(Ipea) Saint-Adolphe, J. C. R. Milliet de
Apresenta panorama geral do estágio de desenvolvimento de cada província, cidade, vila e aldeia, destacando seus aspectos históricos, dados de população, comércio, indústria, agricultura e mineração. Traz nome e descrição dos rios, lagoas, serras e montes, dedicando especial atenção, no caso das aglomerações urbanas, aos estabelecimentos escolares e, no tocante aos rios, às condições de navegação. Utiliza para isso as bases de dados e informações históricas dos municípios brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras fontes complementares.

Volumes

Evento
teste evento out25
(Ipea) autor extra; Lenita Maria Turchi; João Cláudio Basso Pompeu; coordenador extra; Márcio Bruno Ribeiro; José Mauro de Morais; Santos, Sílvio; Pedro Humberto Bruno de Carvalho Junior; Fábio Veras Soares; organizador extra; Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia - DIEST; Coordenação-Geral de Imprensa e Comunicação Social - CGCOM; Cristiano Munerati; Daniel Ricardo de Castro Cerqueira
teste de resumo
Evento
Título Visualização
(Editora) Autor(a); Acir Almeida; Acir Almeida; Palestranste/debatedor; Acir Almeida; Diretoria de Estudos e Políticas Sociais - DISOC; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Nome da Unidade Organizacional; Acir Almeida
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged.

Projetos de Pesquisa

Coleções

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais