Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2888
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_956.pdf412.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Determinantes da criminalidade: uma resenha dos modelos teóricos e resultados empíricos
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 956: Determinantes da criminalidade: uma resenha dos modelos teóricos e resultados empíricos
Crime determinants: a review of theoretical models and empirical results
Authors: Cerqueira, Daniel Ricardo de Castro
Lobão, Waldir Jesus Araújo
Abstract: O que leva as pessoas a cometerem crimes e comportamentos desviantes dos socialmente aceitos? Seriam tais comportamentos frutos de traços pessoais e idiossincráticos, ou resultado de um processo deformado de aculturação na fase pré-adulta? Ou, ainda, seria o resultado de um ambiente de desagregação e injustiças sociais? É possível aventar, por outro lado, a hipótese de tal fenômeno ser meramente um resultado do processo de racionalização, onde a cultura moderna da individualização seria uma base ética para contrapor à Lei de Ouro. Então, como explicar a ocorrência de tais fenômenos ao longo da história e em lugares e culturas tão distintos? Mais importante ainda: há formas eficazes de intervenção do poder público de modo a amenizar a criminalidade? Talvez existam poucas áreas do conhecimento cujo potencial de investigação, envolvendo várias disciplinas, seja tão amplo como na criminologia. Em particular, no que se refere aos estudos sobre os determinantes da violência e criminalidade, a multidisciplinaridade, mais do que um exercício de erudição, constitui uma necessidade básica, sem o que o potencial heurístico fica limitado ante a parcialidade metodológica que cada disciplina impõe. Nesse tema, especificamente, várias contribuições mais relevantes foram dadas desde o início do século passado, primeiro por sociólogos e antropólogos e, depois, por psicólogos, psiquiatras, biólogos, economistas e juristas. Este texto objetiva passar em revista algumas dessas contribuições e fornecer uma resenha dos modelos teóricos acerca dos determinantes da criminalidade, bem como apontar os vários resultados empíricos.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2889
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2890
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.