Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4242
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bps_n22_educação.pdf | 734.88 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Educação |
Authors: | Gusso, Divonzir Arthur (Colaborador) Zen, Eduardo Luiz (Colaborador) Oliveira, Luis Felipe Batista de (Colaborador) Corbucci, Paulo Roberto (Colaborador) Zardo, Sinara Pollom (Colaboradora) |
Abstract: | Estre capítulo traz, como fatos relevantes de 2012-2013, o pacto nacional pela alfabetização na idade certa; o novo foco do Programa Mais Educação, que ampliou substancialmente sua abrangência no período; as alterações importantes recentemente ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); e os desdobramentos da aprovação da lei de cotas para ingresso em universidades e instituições de ensino técnico federais. Como acompanhamento da política e dos programas do Ministério da Educação (MEC), o capítulo menciona 2012 como marco inicial do Plano Plurianual (PPA) – Plano Mais Brasil, a vigorar no período 2012-2015. São apresentadas, também, a execução física e financeira e a evolução dos principais indicadores referentes a 2012 para a educação básica, nos seus diferentes níveis, e para a educação superior. Por fim, o tema em destaque, com foco na relação entre educação e trabalho, explora os nexos entre a constituição e o desempenho das estruturas educativas e a inserção das pessoas no sistema produtivo. Traz parte da experiência internacional e reflete sobre o curso seguido pelas instituições educativas e de formação profissional no Brasil, com intuito de apontar alguns desafios das políticas públicas na área. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4119 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Políticas Sociais: acompanhamento e análise - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.