Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7442
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2274.PDF999.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2274_sumex.pdf36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Políticas públicas para o desenvolvimento territorial rural : uma análise da evolução das características demográficas e socioeconômicas dos municípios do Território Litoral Sul (BA)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2274 : Políticas públicas para o desenvolvimento territorial rural : uma análise da evolução das características demográficas e socioeconômicas dos municípios do Território Litoral Sul (BA)
Authors: Cerqueira, Cristiane Aparecida de
Ortega, Antonio César
Jesus, Clesio Marcelino de
Pires, Murilo José de Souza
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução das características demográficas e socioeconômicas dos municípios pertencentes ao Território Litoral Sul (TLS), no estado da Bahia, com o intuito de verificar se a inserção em programas públicos de uso do enfoque territorial vem propiciando maior desenvolvimento rural. Para o estudo dos dados relativos aos aspectos geográficos, demográficos e socioeconômicos, foram utilizados o método estatístico-descritivo e a análise comparativa. Os resultados apontam que o TLS – marcadamente de perfil rural – manteve características demográficas que dificultaram a coesão territorial, com vistas à construção de projeto que superasse a visão dicotômica rural-urbana. Suas condições socioeconômicas apresentaram melhoria nos indicadores de pobreza, por exemplo; porém, o território ainda não pode ser classificado como de elevado desenvolvimento.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros
Desenvolvimento Regional: Livros
Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.