Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8062
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2317.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2317_sumex.pdf182.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Valor de mercado de acesso a eletricidade, água, esgoto, gás e telefonia fixa
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2317 : Valor de mercado de acesso a eletricidade, água, esgoto, gás e telefonia fixa
Authors: Soares, Sergei Suarez Dillon
Abstract: Moradias ocupadas pelos seus donos e infraestrutura de serviços públicos são uma parte relevante da distribuição de renda, cujos impactos ainda não foram adequadamente estudados. Este trabalho sugere uma metodologia para estimar um valor de mercado para estes serviços mediante o uso de preços hedônicos, que, embora não seja inovadora, é útil para atribuir valores a estes serviços. O texto usa dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) feita em 1995, 2004 e 2014 para imputar aluguéis aos imóveis ocupados pelos seus donos e valores aos serviços de infraestrutura a eles associados. O principal resultado é que tanto o valor do aluguel imputado quanto o da infraestrutura pública são progressivos, ou seja, redutores de desigualdade. Outro resultado é que a progressividade tem aumento ao longo do tempo.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.