Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8382
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2387.pdf10.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2387_sumex.pdf129.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Aspectos sociais do Matopiba : análise sobre o desenvolvimento humano e a vulnerabilidade social
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2387 : Aspectos sociais do Matopiba : análise sobre o desenvolvimento humano e a vulnerabilidade social
Authors: Porcionato, Gabriela Lanza
Castro, César Nunes de
Pereira, Caroline Nascimento
Abstract: O acrônimo Matopiba refere-se à região formada pelos municípios que compõem simultaneamente a fronteira dos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia. Nas últimas duas décadas, essa região sofreu rápidas transformações em sua dinâmica de ocupação do solo devido à expansão da atividade agropecuária e da produção de grãos, principalmente de soja. Apesar de estudos evidenciarem a expansão acelerada da soja, outros, em contrapartida, demonstram as disparidades resultantes da prosperidade da produção; entre elas, a concentração da renda. Dessa forma, o objetivo deste estudo é fornecer informações de âmbito social para a região do Matopiba. Esta pesquisa reunirá informações dos principais indicadores nacionais em âmbito municipal, tendo como principal tema as condições de vida da população residente na região. Entre os dados mapeados, nota-se a melhoria no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) na região como um todo, sinalizando uma melhoria nas condições sociais e no dinamismo econômico da região. No entanto, apesar dessa melhoria, destaca-se que a região do Matopiba ainda apresenta baixo e médio IDHM na maioria dos municípios, e baixo e médio IVS. Portanto, apesar do destaque na produção e na comercialização da soja no setor do agronegócio, e da melhoria nos índices mapeados nesta pesquisa, a região ainda apresenta persistência expressiva no que se refere à desigualdade regional, se comparada ao restante do país.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros
Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.