Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9760
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n52_university.pdf | 220.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | The University for all Program (Prouni) : from statistics up to the law and development approach |
Other Titles: | O Programa Universidade para Todos (Prouni) : das estatísticas à abordagem do direito e desenvolvimento |
Authors: | Schneider, Andrei Cesar Arcego, Emily Schneider, Andrea Cassia |
Abstract: | O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma política pública brasileira desenvolvida com o propósito de promover acesso ao ensino superior oferecendo bolsas em Instituições de Ensino privadas para estudantes de baixa renda. Como compensação, o Governo oferece isenções de impostos às Universidades participantes, de modo que, desde 2005 até 2010, o Programa distribuiu mais de 1.4 milhões de bolsas. Este trabalho se propõe a investigar a efetividade do Programa através da análise de dados quantitativos da sua própria base de informações e qualitativos provenientes da bibliografia selecionada. Tal análise foi inserida no contexto das demais políticas públicas de acesso ao ensino superior e da perspectiva do Direito e Desenvolvimento de Amartya Sem e Douglas North. A partir dos dados quantitativos é possível observar que o Programa tem se mostrado efetivo. No entanto, os dados qualitativos indicam conclusões contraditórias e demonstram a necessidade de melhor abordagem diante da quantidade de variáveis. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9713 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.