Livro:
Inovação e políticas públicas : superando o mito da ideia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Reúne trabalhos que apresentam inovações com foco na implementação de abordagens e métodos que instrumentalizam e auxiliam processos de mudanças em práticas e serviços públicos, não se limitando à fase de ideação – ou seja, a ênfase recai sobre os casos de inovação em gestão e políticas públicas com resultados comprovados.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Capítulos

Publicação
Políticas públicas e design thinking : interações para enfrentar desafios contemporâneos
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2019) Cavalcante, Pedro Luiz Costa; Mendonça, Letícia Koeppel; Brandalise, Isabella
O objetivo deste capítulo é discutir as possibilidades de aproximação e interação, cada vez mais presentes no setor público, entre o design thinking (DT) e o processo de elaboração e implementação de políticas públicas (policymaking), tendo como referência a revisão da literatura sobre o tema, assim como reflexões a partir da experiência do Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública. Almeja-se, assim, avançar no debate de como essa interface tem demandado uma mudança de mentalidade na forma tradicional de atuação do setor púbico e de que maneira pode contribuir para que empreendedores e gestores públicos possam melhor enfrentar os novos e dinâmicos desafios da administração pública atual.
Publicação
Escola das mães : como o design thinking contribuiu para diminuir a taxa de mortalidade infantil no município de Santos?
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2019) Macena, Ariel; Alvarenga, Camila; Guimarães, Germano; Pessoa, Lara
Neste capítulo será mostrado que desde 1990, o município de Santos, localizado no litoral do estado de São Paulo, apresentava alto coeficiente de mortalidade infantil (CMI) - com índice de 33,9 óbitos para cada mil nascidos vivos. Desde antão, as ações de saúde foram focadas no controle de epidemias e na melhoria do saneamento básico. Nos anos 2000, o município conseguiu estabilizar o CMI, apesar de ainda possuir alto número de mortes de crianças com menos de 1 ano de idade. Em 2014, a taxa de mortalidade infantil era de 13,6 - em números absolutos, setenta bebês com menos de 1 ano de idade faleceram. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse coeficiente deve estar abaixo de dez óbitos por mil nascidos vivos. O capítulo descreve a metodologia utilizada pelo Grupo Tellus, o design thinking, e a concepção e a implementação da escola das mães.
Publicação
A Coprodução na prática : relato de caso do programa de inovação interinstitucional HubGov
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2019) Tamura, Gabriela Flores Caldas; Shigaki, Lincon; Clemes, Márcio; Salm, Vanessa
Nesse capítulo será apresentado o caso do Programa HubGov, realizado pela WeGov e parceiros. As experiências a seguir demonstram a criação de um ambiente de coprodução orientado à inovação no setor público. A programação inovadora é fruto de conhecimentos e experiências acumuladas pelas WeGov em proporcionar um ambiente de trabalho e aprendizado considerando princípios importantes para a inovação, quais sejam: a colaboração, a criatividade e o foco no cidadão. O Programa HubGov, por sua vez, se diferencia pela natureza interinstitucional, tendo-se que a coprodução provoca inovações em serviços e no próprio método de trabalho nas organizações públicas. Não obstante, a inovação também ocorre no âmbito das crenças e racionalidades. Tal fato se torna patente quando consideradas as instituições partícipes, criando-se spin-offs para cultivar a mentalidade inovadora, presente na abordagem metodológica do HubGov e inserida em seus paradigmas.
Publicação
Inovação em ambiente hostil : o caso do processo normativo na Casa Civil
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2019) Nogueira, Ronaldo Alves; Vasconcelos, Caio Castelliano de; Campos Filho, Antonio Claret
Inovar não é fácil. Qualquer inovação encontra resistências e desconfianças pelo meio do caminho. Na administração pública, esse processo é ainda mais árduo. Mesmo quanto o ambiente é favorável e todos os atores envolvidos no processo de inovação estão alinhados, ainda assim o processo é complexo. Aqui, é apresentado o caso oposto: inovação em um ambiente hostil. Este capítulo apresenta o trabalho desenvolvido pela equipe da Assessoria de Modernização da Casa Civil para aprimorar o processo normativo. Apresenta o contexto da inovação e as estratégias gerais adotadas para levá-la adiante.
Publicação
Redesenho de serviços públicos e transformação digital : combinando abordagens e metodologias ágeis com foco no cidadão
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2019) Roncaratti, Luanna Sant'Anna; Hartz, Manoela; Vellozo Júnior, Joelson; Judice, Andrea
Este capítulo tem o objetivo de relatar e discutir a experiência recente de redesenho de serviços públicos por meio da aplicação de metodologias ágeis e inovadoras, com a incorporação dos usuários e stakeholders neste processo, a partir de pesquisa realizada com os responsáveis por serviços que passaram pelo redesenho e da apresentação de quatro casos de referência. A experiência é parte dos trabalhos desenvolvidos pelo então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) (mais especificamente, o Information Technology Research and Application Center – ITRAC), no período de 2017-2018, para o apoio a diversos órgãos da administração pública federal com vistas à transformação digital e à promoção de maior agilidade dos serviços públicos, a partir das perspectivas dos usuários desses serviços.

Versão preliminar

Faz parte da série

Eventos relacionados

Notícias relacionadas

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais