Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17423

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  • Livro
    Proyecto de apoyo a la modernización e integración de la agricultura en el ambito del Mercosur : versión preliminar
    (Ipea, 1992) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
    Presenta el origen de la propuesta, los objetivos y la justificación del proyecto de apoyo a la modernización e integración de la agricultura en el ámbito del Mercosur. Define áreas temáticas del proyecto con las respectivas actividades a realizar y sus costos, conteniendo también las instituciones que participarán en la ejecución del proyecto.
  • Publicação
    Bases de dados em saúde sobre violência sexual : potencialidades, limites e caminhos para sua melhor utilização
    (Ipea, 2025-11) Daniel Ricardo de Castro Cerqueira; Danilo Santa Cruz Coelho; Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia - DIEST; Daniel Cerqueira; Danilo Santa Cruz Coelho
    Nota Técnica Diest 67
    Esta nota técnica examina as bases de dados em saúde sobre violência sexual, com foco na ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Viva Inquérito e na ficha de atendimento multiprofissional às pessoas em situação de violência sexual. Analisa avanços e limitações desses instrumentos, destacando as modificações introduzidas na ficha do Sinan em 2015, que ampliaram variáveis relacionadas a populações vulneráveis e fatores estruturais da violência, mas reduziram o registro de informações clínicas relevantes para análises epidemiológicas. Também ressalta o potencial do Viva Inquérito e da ficha multiprofissional, ao mesmo tempo em que aponta barreiras de acesso a esses dados. Por fim, recomenda e apresenta diretrizes para a elaboração de um guia metodológico que sistematize o uso dessas fontes, reforçando sua integração como estratégia fundamental para pesquisas e políticas públicas de enfrentamento da violência sexual.
  • Livro
    Reestruturação industrial : reflexões sobre autonomia tecnológica e relações econômicas internacionais
    (Ipea, 1989) Instituto de Planejamento Econômico e Social; Instituto de Planejamento Econômico e Social
    Economia e Desenvolvimento 5
    A publicação da CEPAL no Brasil reúne dois ensaios que abordam a importância da autonomia tecnológica como fator estratégico para o desenvolvimento econômico e social dos países democráticos, destacando a necessidade de consenso nacional sobre o progresso tecnológico. Celso Amorim analisa a experiência brasileira na indústria de informática, as pressões internacionais — especialmente dos Estados Unidos — e o papel do Estado na formulação de políticas tecnológicas, comparando com países como Japão, Coreia do Sul e EUA. Já Vivianne Ventura discute a transição entre padrões de crescimento global, da produção em massa para indústrias intensivas em conhecimento, e defende que países como o Brasil devem lutar por maior equidade nas regras do comércio internacional, garantindo o direito de decidir sobre seus próprios recursos e promovendo mudanças que reduzam os desequilíbrios entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.
  • Publicação
    Agricultura familiar e maquinário agrícola no Brasil : barreiras ao uso, pesquisa e desenvolvimento e políticas públicas
    (Ipea, 2024-08) César Nunes de Castro; Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR; Castro, César Nunes de
    Planejamento e Políticas Públicas 70
    Nos últimos trinta anos, a agricultura familiar se consolidou como um importante segmento produtivo do setor agropecuário brasileiro. Apesar disso, esse segmento ainda enfrenta inúmeros desafios produtivos. Entre eles, os agricultores familiares têm dificuldade de acesso e de uso de máquinas e de equipamentos adaptados às necessidades dos seus empreendimentos. Este artigo analisa algumas questões vinculadas ao binômio agricultura familiar e maquinário agropecuário; entre elas, barreiras existentes à ampliação do uso de máquinas pela agricultura familiar, iniciativas do governo federal para estimular um processo mais intensivo de mecanização etc. Alguns dos obstáculos identificados incluem: falta de capital para investir, custo das máquinas, falta de equipamentos adaptados para as necessidades da agricultura familiar, entre outros. Em conjunto, essas barreiras obstam o uso mais intensivo de máquinas adequadas por muitos agricultores familiares. Para mitigar as barreiras existentes à ampliação da mecanização agropecuária pelos agricultores familiares brasileiros, o governo federal tem implementado, ou adaptado, algumas políticas públicas para facilitar esse processo. Entre elas, está a ampliação, em anos recentes, do volume de crédito concedido pelo Pronaf, especialmente pela linha Pronaf Mais Alimentos.
  • Publicação
    Política pública e construção do conhecimento : os incentivos dos editais CNPq à pesquisa em agroecologia
    (Ipea, 2024-08) Pacífico, Daniela Aparecida; Regina Helena Rosa Sambuichi; Bratz, Felipe; Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR; Daniela Aparecida Pacífico; Carla Gualdani; Regina Helena Rosa Sambuichi; Mariana Aquilante Policarpo; Fábio Alves; Felipe Bratz
    Planejamento e Políticas Públicas 70
    Em 2012 foi instituída a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO). Entre as metas e iniciativas previstas, os editais de fomento à pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) passaram a atuar para fortalecer a construção do conhecimento em agroecologia. Os editais iniciaram a formalização do financiamento público da pesquisa científica fundamentado em outro parâmetro de aproximação entre a agronomia, a ecologia, a tecnologia, o ambiente, a cultura e a diversidade social. Como os editais do CNPq refletem essa nova perspectiva? Quando a política pública tem capacidade de atuar na construção do conhecimento em agroecologia? O estudo tem como objetivo compreender a natureza dos incentivos provenientes dos editais e suas formas de tradução nos territórios. Utilizou-se análise documental e realizaram-se vinte entrevistas. Os dados indicam que os incentivos dos editais do CNPq se manifestam no âmbito do dispositivo-edital e no âmbito da tradução deste no território. No primeiro nível, há aspectos de criação e de manutenção de institucionalidades que atuam em pesquisa articulada com a extensão e o ensino e, no segundo, há aspecto de estruturação e de consolidação de dinâmicas nos territórios. Para a política pública atuar na construção de conhecimento em agroecologia é fundamental a interface com atores sociais capazes de traduzir o dispositivo operacional com capilaridade e engajamento no território.
  • Publicação
    Sustainable governance : how can open government contribute to participatory innovations and promote more reflexive, adaptable, and ecologically attuned societies ?
    (Ipea, 2024-08) Mariani, Cristina Borges; Bessa, Luiz Fernando Macedo; Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR; Cristina Borges Mariani; Luiz Fernando Macedo Bessa
    PPP 70
    In the context of addressing overlapping socio-environmental crises, this article explores the role of open government initiatives in supporting the intricate relationship between democracy and sustainability. Focusing on Brazil’s National Action Plans within the Open Government Partnership (OGP), the study examines how these plans contribute to good governance and environmentally sustainable development. By fostering participatory innovations and promoting transparency, accountability, and social participation, open government initiatives aim to build governance systems for a sustainable future. The research employs methods such as semi-structured interviews with civil society members, document analysis, and collection of secondary data from OGP National Action Plans and Independent Report Mechanism reports. This critical examination of the potential and challenges of participatory innovations in Brazil’s OGP Action Plans not only contributes to understanding sustainable governance but also enhances interdisciplinary knowledge in public policy analysis.
  • Publicação
    A Experiência norte-americana com subvenção direta à inovação em pequenas empresas : o Programa Small Business Innovation Research
    (Ipea, 2024-08) Pinho, Marcelo; Torkomian, Ana Lúcia Vitale; Debora Regina Taño; Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR; Marcelo Pinho; Ana Lúcia Vitale Torkomian; Debora Regina Taño,
    PPP 70
    Tendo aplicado, a preços corrigidos, quase US$ 100 bilhões em 208 mil projetos da sua criação em 1982 até 2023, o Small Business Innovation Research (SBIR) é considerado por fontes oficiais e especialistas do meio acadêmico o principal programa de apoio à inovação em pequenas empresas dos Estados Unidos. Nesse contexto, este artigo revisa a extensa literatura sobre o programa, reconstituindo sua trajetória, recuperando as avaliações realizadas sobre ele e analisando aspectos centrais do programa como política de inovação. O trabalho se assenta num levantamento sistemático da literatura, o qual não identificou nenhum outro artigo sobre o SBIR com a abrangência e atualidade do ora apresentado. Além de detalhar as características e a evolução do SBIR, o artigo aborda as avaliações sobre seu desempenho, tanto as mais gerais, demandadas pelo congresso norte-americano, quanto as provenientes de estudos acadêmicos, usualmente direcionadas a aspectos específicos do programa. Entre as conclusões da pesquisa, destacam-se: a ampla diversidade interna de um programa executado de forma descentralizada por onze agências governamentais; a progressiva evolução institucional do SBIR, com ampliação dos recursos destinados ao programa e esforço crescente para aprimorar seus efeitos em termos de comercialização de tecnologia; e o claro predomínio das avaliações positivas sobre os efeitos do programa.
  • Publicação
    A Relação entre PND/END, autonomia tecnológica e logística aeronáutica : o caso da dependência de itens do A-29 reparados no exterior (2004–2024)
    (Ipea, 2025-04) Paula Filho, Ernandes Roque de; Silva, Peterson Ferreira da; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Ernandes Roque de Paula Filho; Peterson Ferreira da Silva
    Tempo do Mundo 37
    Este trabalho explora em que medida há margens de autonomia tecnológica e produtiva na área de defesa no Brasil. Mais especificamente, analisa-se a questão da dependência de itens reparados no exterior em um dos seus principais projetos militares. Desde a primeira Estratégia Nacional de Defesa (END), lançada em 2008, o tema base industrial de defesa (BID) tem sido recorrente nos principais documentos norteadores da Defesa nacional. Contudo, observa-se que, assim como em outros países, há uma expressiva diferença entre o ideal e o que realmente ocorre em alguns dos projetos militares no Brasil. A tecnologia avança rapidamente, e os mais complexos projetos tecnológicos – como os da Defesa nacional – possuem componentes oriundos de uma cadeia intrincada de países, fornecedores, subfornecedores e relações geopolíticas. Assim, foi realizado um estudo de caso sobre a manutenção das aeronaves A-29 da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizando como base a abordagem realizada por Blanchard (2004) sobre o tema logística, abrangendo o período entre 2004, ano de entrada em operação dessa aeronave, até 2024, quando a coleta do material de pesquisa foi concluída. Como resultado, averiguou-se que aproximadamente 41% dos itens do A-29, reparados mediante o contrato de suporte logístico firmado entre a FAB e a Embraer, necessitam de algum tipo de manutenção no exterior. Dessa forma, conclui-se a importância de se estudarem possíveis medidas para ao menos mitigar desafios similares em projetos militares mais complexos em andamento no Brasil.
  • Publicação
    O Papel da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na política de defesa do Brasil : uma análise dos documentos estratégicos brasileiros
    (Ipea, 2025-04) Brum, Alex Guedes; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Alex Guedes Brum
    Tempo do Mundo 37
    A relação entre ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e defesa tem se fortalecido ao longo da história, tornando-se crucial para a segurança e a projeção de poder dos Estados. Enquanto nos países desenvolvidos a CT&I é uma prioridade política, nações do Sul global enfrentam desafios para reduzir sua dependência tecnológica. Este artigo analisa o papel da CT&I na política de defesa do Brasil, com foco na Política Nacional de Defesa (PND) e na Estratégia Nacional de Defesa (END) de 2020. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa combinou revisão bibliográfica e análise documental, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011[1977]). Foram identificadas quatro categorias principais: papel estratégico; fomento; oportunidades; e desafios e obstáculos. Os resultados mostram que a PND e a END reconhecem a CT&I como essencial para fortalecer o poder nacional, destacando a importância da integração entre governo, academia e indústria. No entanto, os documentos também apontam desafios, como a dependência de tecnologias externas e as desigualdades globais, evidenciando a necessidade de políticas públicas mais eficazes para fomentar a inovação no setor de defesa e reduzir vulnerabilidades estratégicas.
  • Publicação
    Inovação tecnológica : a ponte para o desenvolvimento e a defesa nacionais
    (Ipea, 2025-04) Ribas, Lídia Maria; Santos, Antonio dos; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Lídia Maria Ribas; Antonio dos Santos
    Tempo do Mundo 37
    Entendendo que o cerceamento tecnológico histórico que países menos desenvolvidos enfrentam limita o desenvolvimento de produtos estratégicos de defesa, este artigo enfoca a necessidade nacional de elaborar uma estratégia que vise à abordagem de políticas públicas de incentivo à inovação tecnológica. Para tanto, utilizou-se a metodologia dedutiva, partindo-se das seguintes conjecturas: i) o Brasil tem um baixo investimento em inovação tecnológica; ii) há falta de subsídio para a integração entre governo, universidades e empresas; e iii) a imprescindibilidade de estratégia nacional voltada ao desenvolvimento interno de tecnologia. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, o estudo concentrou-se em analisar os conceitos para a investigação, o arcabouço jurídico sobre inovação e as políticas já existentes. Foi possível concluir que o cerceamento tecnológico somente pode ser superado pelo atingimento do desenvolvimento nacional, incluído o setor de defesa, por intermédio do estímulo da inovação tecnológica.
  • Publicação
    Políticas públicas de massificação do acesso à banda larga fixa de alta velocidade : uma análise econométrica de alternativas para o Brasil
    (Ipea, 2018) Prado, Tiago Sousa; Tiago Sousa Prado; Baigorri, Carlos Manuel; Fabiano Mezadre Pompermayer
    Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Segunda Turma
    A massificação do acesso à banda larga fixa de alta velocidade tem sido reconhecida como importante para o desenvolvimento econômico e social das nações, acelerando o progresso humano, diminuindo diferenças e desenvolvendo sociedades do conhecimento. Com vistas a contribuir no desenho sistemático de políticas públicas de massificação da banda larga fixa de alta velocidade no Brasil, os objetivos dessa pesquisa são identificar alternativas mais eficientes de políticas públicas e prioridades no direcionamento de tais políticas dentre os municípios brasileiros, garantindo assim uma alocação mais eficiente de recursos e esforços públicos. É proposta uma nova abordagem de política pública, que consiste na atuação do Estado com foco em tornar economicamente atrativos os municípios carentes de atendimento, mantendo sob os entes privados a decisão sobre como, quando e onde alocar seus investimentos. A atratividade econômica dos municípios foi modelada por meio de análise econométrica do i) comportamento voluntário das prestadoras de banda larga fixa de alta velocidade na escolha dos municípios atendidos no passado, e ii) do nível de oferta do serviço nos municípios já atendidos, no período de 2010 a 2016, frente às variáveis socioeconômicas e de infraestrutura de telecomunicações representativas da demanda e dos custos de implantação das redes em cada município neste mesmo período. Como resultado, obteve-se i) um modelo de atratividade econômica para o início da oferta em municípios ainda não atendidos, e ii) um modelo de atratividade econômica para a expansão da oferta em municípios já atendidos. A partir destes modelos conclui-se que os principais focos das políticas de massificação da banda larga fixa de alta velocidade no Brasil devem ser i) o incentivo ao aumento da demanda pelo serviço, através da redução dos preços das ofertas no varejo, especialmente entre a população mais carente, e ii) o incentivo ao surgimento de novas prestadoras no mercado, além da manutenção das já adotadas políticas de redução de custos de implantação das redes. Conclui-se também pela grande relevância dos modelos estimados como instrumentos de auxílio ao desenho de políticas públicas. Tais modelos podem ser utilizados para a predição da probabilidade de atendimento voluntário de novos municípios pelo mercado no médio prazo e, consequentemente, também para a definição de prioridades no direcionamento das políticas públicas tanto entre os municípios ainda não atendidos quanto entre aqueles onde já existe oferta do serviço.
  • Publicação
    Programa Rota do Cordeiro : proposta de reformulação à luz das estratégias de pesquisa e inovação para a especialização inteligente
    (Ipea, 2018) Kamber, Alex Christian; José Celso Pereira Cardoso Junior; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Alex Christian Kamber; José Celso Pereira Cardoso Junior; Mauro Santos Silva; Coêlho, Vitarque Lucas Paes
    Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Segunda Turma
    Este trabalho traz um novo olhar sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), em especial sobre o Programa Rota do Cordeiro que compõe as Rotas da Integração Nacional, à luz das Estratégias de Pesquisa e Inovação para a Especialização Inteligente (em inglês: Research and Innovation Strategies for Smart Specialization – RIS3). A RIS3 visa à reestruturação da economia regional por meio da utilização de novos conhecimentos e tecnologias, valorizando a inovação e a cooperação, em conjunto com as capacidades e recursos essenciais da região. O objetivo principal desse trabalho foi, portanto, contribuir para a estruturação e geração de valor na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura por meio da aplicação da RIS3. Nesse sentido, este trabalho faz um resgate e contextualização histórica da PNDR e analisa o Programa Rota do Cordeiro como estratégia de implementação da PNDR. Em seguida, é feita uma descrição e análise do sistema nacional de pesquisa & desenvolvimento (P&D), assim como da capacidade de inovar das empresas nacionais, haja vista a inovação ser a base para a abordagem da Especialização Inteligente. A seguir, um capítulo é destinado a explicar a RIS3, visando compreender como as novas tendências de inovação funcionam para promover o desenvolvimento regional, especialmente considerando a experiência internacional da União Europeia onde nasceu o conceito de RIS3 após a crise financeira mundial de 2008. Na última parte do trabalho, foram discutidos os resultados obtidos na pesquisa e feita uma proposta de aprimoramento da Rota do Cordeiro à luz das Estratégias de Pesquisa e Inovação para a Especialização Inteligente, apontando possíveis caminhos para melhorar sua efetividade e alavancar a vantagem competitiva dos respectivos polos da Rota do Cordeiro.
  • Publicação
    Utilização da base de dados de anúncios de investimentos da Rede Nacional de Informações sobre o investimento
    (Ipea, 2019) Vasconcelos, Isadora Cunha; Mauro Oddo Nogueira; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Isadora Cunha Vasconcelos; Claudio Roberto Amitrano; Mauro Oddo Nogueira
    Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Terceira Turma
    O estudo a seguir buscará compreender de que maneira são utilizadas as bases de dados de anúncios de investimentos no Brasil, utilizando como referência os relatórios produzidos pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai). O objeto de estudo, a base de dados da Renai (e de maneira indireta todas as bases de investimentos anunciados), ainda não foi devidamente analisado. Por esse motivo foi realizado inicialmente um estudo exploratório, para que posteriormente pudéssemos passar para uma fase mais explanatória. Os resultados da pesquisa classificaram os usuários em quatro grandes grupos: empresas, governo, mídia e academia. Foi possível encontrar diferentes aplicações para cada categoria de usuário, revelando a multiplicidade de funções da base.
  • Publicação
    Emprego e jornada de trabalho : algumas dimensões do problema
    (Ipea, 1996-06) Zockun, Maria Helena; Diretoria de Estudos e Políticas Sociais - DISOC; Maria Helena Zockun
    O desenvolvimento tecnológico, concretizando os sonhos mais ousados de bem-estar material, tem ameaçado, ao mesmo tempo, o ideal de pleno emprego dos recursos humanos. O desemprego é uma realidade para milhões de pessoas, tanto nos países ricos quanto nos países pobres.
  • Publicação
    Classificação automatizada de reclamações de usuários de serviços públicos : um estudo do caso aéreo
    (Ipea, 2019) Horttanainen, Esa Pekka Tapani; Erivelton Pires Guedes; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Esa Pekka Tapani Horttanainen; José Eduardo Malta de Sá Brandão; Fabiano Mezadre Pompermayer; Erivelton Pires Guedes
    Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Terceira Turma
    Este trabalho analisou a possibilidade de automatizar a classificação de diversos documentos recebidos constantemente pela Administração Pública brasileira. Normalmente estes documentos são lidos e classificados por pessoas diferentes dos destinatários finais. Este processo gera custos adicionais aumentando a utilização do tempo laboral. O objetivo do trabalho foi sugerir meios de atuar de forma mais eficiente na classificação de documentos. O Processamento de Linguagem Natural (PLN), que possui como uma de suas principais aplica ções a classificação de documentos, tem se beneficiado muito com o progresso da Inteligência Artificial (IA). Todavia, o PLN tradicional tem seus limites, e exige um pré-processamento extensivo dos documentos. Além disto, os avanços recentes da IA, especificamente na Apren dizagem Profunda (Deep Learning; DL), criaram novas possibilidades que podem ultrapassar os limites do estado atual do PLN tradicional. Um destes avanços é na classificação de documentos. Este trabalho utilizou o estado da arte do PLN em um problema real de clas sificação de documentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Passageiros aéreos registram anualmente dezenas de milhares de reclamações (30 mil em 2018), e a Anac precisa classificá-las manualmente, o que tem consumido muitos recursos da Agência. Se a classifi cação automatizada fosse bem-sucedida, isso liberaria recursos da Anac para outras tarefas, beneficiando a sociedade. Ademais, a metodologia aplicada poderia ser utilizada por outros órgãos, e consequentemente, multiplicando a economia de recursos. A meta original deste trabalho era alcançar a acurácia de 95% na classificação automatizada das reclamações em onze temas e 66 subtemas. Esta meta ambiciosa não foi alcançada. Entretanto, os resultados são encorajadores para a continuação da pesquisa. Além disso, mesmo no estado atual do classificador automático, ele pode ser aplicado na auditoria das classificações, podendo gerar economia de recursos. Como o estado da arte do PLN está evoluindo constantemente, novas metodologias surgiram durante a elaboração desta dissertação. Essas metodologias poderão ser aplicadas ao presente caso.
  • Publicação
    Avaliação de impacto da Lei de Informática utilizando os métodos Propensity Score Matching e diferenças em diferenças
    (Ipea, 2019) Queiroz Filho, Antonio Sergio Malaquias de; Mauro Oddo Nogueira; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Antonio Sergio Malaquias de Queiroz Filho; Graziela Ferrero Zucoloto; Fabiano Mezadre Pompermayer; Claudio Roberto Amitrano; Mauro Oddo Nogueira
    Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Terceira Turma
    Este trabalho tem por objetivo avaliar a o impacto da política industrial de inovação estabelecida pela Lei nº 8.248/1991, conhecida como “Lei de Informática”. Para obter um desconto no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicações devem cumprir um Processo Produtivo Básico (PPB) e investir pelo menos 5% do seu faturamento bruto em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). O objetivo da política é estimular o investimento privado nessas atividades. Para além da discussão se cabe ou não ao Estado adotar uma política industrial vertical (priorizando um setor específico), é importante averiguar a efetividade da política, afinal, trata-se de uma renúncia fiscal anual da ordem de R$ 5,2 bilhões de reais. A base de dados utilizada foi uma combinação de bases do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); Secretaria de Comércio Exterior (SECEX); e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O método adotado foi o de diferenças em diferenças (DID) considerando a variável “pessoal ocupado técnico-científico” como proxy para o investimento privado em P&D. Contudo, antes da aplicação do DID foi necessário reduzir o viés de autosseleção típico deste tipo de política (nem todas as empresas elegíveis desejam ou conseguem participar do programa). Assim, para aprimorar a comparabilidade entre empresas beneficiadas e não beneficiadas, aplicou-se o método Propensity Score Matching (PSM) e a reamostragem por bootstrap para corrigir o desbalanceamento entre tratados e não tratados da amostra. Ao final do trabalho, não foi possível afirmar que as empresas beneficiadas investem em P&D além do que seria esperado na ausência do programa, ou seja, a metodologia aplicada não rejeita a hipótese nula.
  • Publicação
    Percepção e qualidade : o acesso à internet banda larga e a avaliação dos consumidores à luz da teoria da perspectiva
    (Ipea, 2021) Santos, Paulo Sávio Leite; Carlos Henrique Leite Corseuil; Borges, Carla Peixoto; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Paulo Sávio Leite Santos; Baigorri, Carlos Manuel; Borges, Carla Peixoto; Carlos Henrique Leite Corseuil
    Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta Turma
    A qualidade é um dos atributos essenciais dos serviços de telecomunicações, tradicionalmente medida por meio de dados coletados sobre características relevantes acerca da prestação do serviço, e por meio de surveys onde os consumidores são indagados acerca de sua experiência. O estudo tem por finalidade verificar o efeito da taxa de transmissão de dados de download (TxD) sobre o grau de satisfação dos consumidores do Serviço de Comunicação Multimídia, conhecido como banda larga fixa, avaliando-se se essa relação é adequadamente explicada pelas três características cognitivas que, segundo a teoria da perspectiva (Kahnemann; Tversky, 1979), orientam a tomada de decisões pelas pessoas. São utilizados dados secundários agregados de Pesquisas de Satisfação e Qualidade Percebida realizadas anualmente e medições coletadas em modens instalados em domicílios de consumidores, ambos produzidos pela Agência Nacional de Telecomunicações no Brasil, entre 2018 e 2020. Em linha com a primeira característica cognitiva da teoria da perspectiva, os resultados sugerem que os consumidores avaliam sua satisfação com o serviço a partir de um ponto de referência neutro, associado no estudo à taxa de transmissão de dados de download contratada. Os resultados também indicam a aderência à segunda característica cognitiva, sugerindo que a sensibilidade dos consumidores decresce à medida que aumentam ou diminuem os estímulos a que são submetidos. Adicionalmente, testes diretos não apresentaram resultados significativos que indicassem a aderência dos dados à terceira característica cognitiva. Todavia, relações percebidas incidentalmente durante o teste da segunda característica cognitiva insinuam que a satisfação dos consumidores é mais fortemente influenciada pela entrega de valores de TxD abaixo da taxa contratada, do que por valores de TxD entregues acima da taxa contratada, sugerindo a aversão dos consumidores a perdas e, portanto, a aderência dos dados à terceira característica cognitiva. Ressalta-se, entretanto, que não são robustos os achados relativos ao teste da primeira característica cognitiva, bem como da segunda característica cognitiva - no que tange à afirmação de que diminuições sucessivas nas médias de TxD acarretam perdas decrescentes de satisfação nos consumidores. Contudo, o mesmo não se pode afirmar quanto à segunda característica cognitiva, no que diz respeito à afirmação de que aumentos sucessivos nas médias de TxD acarretam ganhos decrescentes de satisfação nos consumidores, que demonstrou robustez inclusive para os resultados incidentais que insinuaram a aderência dos dados à terceira característica cognitiva.
  • Publicação
    Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social : projeto de intervenção a partir de uma análise sobre o processo de certificação.
    (Ipea, 2022) Araújo, Willian Costa; Antonio Lassance; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Willian Costa Araújo; Almir de Oliveira Junior; Roberto Rocha Coelho Pires; Antonio Lassance
    Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta Turma
    É atribuída a Gandhi a popularização da fiação têxtil manual realizada com um equipamento rudimentar de fiar, reconhecido como primeiro equipamento tecnologicamente apropriado, na busca por valorizar a cultura e o saber local, num contexto de luta para libertação e autonomia política, social e econômica do seu povo. Este é o relato mais antigo do que hoje conhecemos como Tecnologias Sociais. Possuem entre suas características a ausência de patentes e, portanto, de propriedade intelectual, o baixo custo, a possibilidade de reaplicação em diversas realidades, o impacto social comprovado e o respeito ao meio ambiente. A Fundação Banco do Brasil, braço social do Banco do Brasil, atua há mais de 36 anos promovendo, apoiando, incentivando e patrocinando ações nos campos da educação, cultura, saúde, assistência social, recreação e desporto, meio ambiente, ciência e tecnologia e assistência a comunidades urbano-rurais. Desde 2001, com a ajuda de diversos parceiros, busca certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas e com resultados efetivos comprovados por meio do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. A proposta inédita trazida por este trabalho é analisar o processo de certificação das iniciativas em Tecnologias Sociais, sob o olhar de diversos atores, buscando compreender os principais obstáculos que impedem as organizações de terem suas propostas certificadas como TS. Para esse objetivo, foi utilizada uma estratégia de triangulação de métodos, com uma abordagem quali-quantitativa, apresentada no formato de projeto de intervenção. Os achados contribuíram para a identificação, nominação, classificação e mensuração dos motivos para a não certificação de propostas submetidas nas edições de 2017, 2019 e 2021 do Prêmio e para identificação de fatores extrínsecos como o principal alvo para uma primeira intervenção. Por fim, para além da análise e das reflexões sobre o objeto estudado, este trabalho sugeriu melhorias em fluxos, processos e sistema.
  • Publicação
    Política pública de parques tecnológicos no Brasil : um modelo para avaliação de Programa
    (Ipea, 2016) Almeida, Hideraldo Luiz de; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Hideraldo Luiz de Almeida; Pedro, Edilson da Silva
    Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Primeira Turma
    Parques Tecnológicos são mecanismos do processo de inovação tecnológica idealizados para promover o desenvolvimento de empresas a partir de ideias e tecnologias geradas em instituições de ensino e pesquisa. Para avançar o aperfeiçoamento destes instrumentos este estudo propõe um modelo para avaliação do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI). A partir da revisão da literatura, apresentando o conceito de inovação, o que são e o que se espera das Empresas de Base Tecnológicas (EBTs), e o que vem a ser um parque tecnológico, as vezes chamados de parque de negócios, parque de pesquisa, centro de inovação. São apresentadas ferramentas para avaliar a eficiência e o impacto dos parques tecnológicos, e construídos indicadores que possibilitem melhorar o desenho do PNI e medir a efetividade desse instrumento, em especial, o seu impacto sobre geração de transferência de conhecimento e tecnologia entre as instituições de ciência e tecnologia e o setor empresarial e a consequente transformações desse conhecimento em inovação tecnológica. A modelo é construída a partir das respostas as questões específicas que avaliam a políticas pública em quatro dimensões: 1. A alocação ótima dos recursos (realizada no âmbito dos agentes do Governo Federal); 2. A eficácia, eficiência e efetividade na gestão dos recursos (realizada no nível da gestão dos parques tecnológicos); 3. O impacto do programa (avaliado a partir dos resultados das EBTs residentes nos parques tecnológicos); e 4. O aperfeiçoamento da política nacional de apoio aos parques tecnológicos.
  • Publicação
    Subvenção e apoio técnico como pilares para políticas de fomento à Economia 4.0 em micro e pequenas empresas
    (Ipea, 2021) Stahelin, Maycon David; Claudio Roberto Amitrano; Alexandre de Ávila Gomide; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Maycon David Stahelin; Fernanda De Negri; Pereira, Ana Karine; Alexandre de Ávila Gomide; Claudio Roberto Amitrano
    Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta Turma
    Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma a oferta de recursos públicos, por meio de subvenção, e o apoio técnico ajudam MPEs a inovar. O estudo aponta inicialmente a falta de recursos, a aversão ao risco da inovação e a baixa qualificação e estrutura técnica das empresas como entraves ao processo de inovação e, portanto, como problemas centrais que demandam o suporte do Estado. Para essa análise, foram realizados estudos de caso de duas políticas públicas. O primeiro, sobre o projeto piloto do programa Brasil Mais Economia 4.0, realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas em parceria com o Ministério da Economia para acelerar a adoção de tecnologias 4.0 por firmas de pequeno e médio porte. O segundo estudo foi centrado no apoio da Embrapii ao desenvolvimento dessas tecnologias por MPEs, em projetos realizados em parceria com ICTs. Nos dois casos, foram compilados dados do apoio oferecido pelas políticas e dos resultados obtidos pelas empresas. Além disso, foram entrevistados os gestores das instituições executoras e representantes das firmas participantes e de fornecedores das tecnologias. Para a condução dos estudos, foi utilizada a metodologia do process-tracing (rastreamento de processos), que traz ferramentas para analisar de forma aprofundada o mecanismo que conecta as condições causais identificadas ao resultado pretendido, ajudando a compreender de que forma a subvenção e o apoio técnico auxiliam as empresas na adoção e no desenvolvimento das tecnologias da Economia 4.0 e contribuem para que esse processo seja bem sucedido. O estudo concluiu que a subvenção atua inicialmente como uma isca para atrair a atenção das pequenas firmas ao investimento em inovação, principalmente ao compartilhar os custos e consequentemente os riscos do projeto. No entanto, a questão financeira não é a única barreira para inovar e, mesmo com dinheiro disponível, a maior parte das MPEs enfrenta também limitações técnicas. Nesse sentido, o estudo demonstrou que as duas causas atuam de forma complementar para chegar ao resultado: algumas firmas precisam mais da subvenção, outras mais do apoio técnico, mas quase todas necessitam de ambos em algum grau. A análise demonstrou ainda como o efeito demonstração é relevante para remover as barreiras que impedem as MPEs a darem o primeiro passo – depois que perceberem o resultado da inovação adotada ou desenvolvida, a maior parte delas muda a visão e passa a ter interesse em continuar investindo, mesmo que com recursos próprios.
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
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