Publicação:
Avaliação de impacto da Lei de Informática utilizando os métodos Propensity Score Matching e diferenças em diferenças

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

92

Primeira página

Última página

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

2019-10-31

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Mestrado

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este trabalho tem por objetivo avaliar a o impacto da política industrial de inovação estabelecida pela Lei nº 8.248/1991, conhecida como “Lei de Informática”. Para obter um desconto no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicações devem cumprir um Processo Produtivo Básico (PPB) e investir pelo menos 5% do seu faturamento bruto em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). O objetivo da política é estimular o investimento privado nessas atividades. Para além da discussão se cabe ou não ao Estado adotar uma política industrial vertical (priorizando um setor específico), é importante averiguar a efetividade da política, afinal, trata-se de uma renúncia fiscal anual da ordem de R$ 5,2 bilhões de reais. A base de dados utilizada foi uma combinação de bases do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); Secretaria de Comércio Exterior (SECEX); e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O método adotado foi o de diferenças em diferenças (DID) considerando a variável “pessoal ocupado técnico-científico” como proxy para o investimento privado em P&D. Contudo, antes da aplicação do DID foi necessário reduzir o viés de autosseleção típico deste tipo de política (nem todas as empresas elegíveis desejam ou conseguem participar do programa). Assim, para aprimorar a comparabilidade entre empresas beneficiadas e não beneficiadas, aplicou-se o método Propensity Score Matching (PSM) e a reamostragem por bootstrap para corrigir o desbalanceamento entre tratados e não tratados da amostra. Ao final do trabalho, não foi possível afirmar que as empresas beneficiadas investem em P&D além do que seria esperado na ausência do programa, ou seja, a metodologia aplicada não rejeita a hipótese nula.

Resumo traduzido

The purpose of this paper is to evaluate the effectiveness of the Informatics Law (Law nº 8,248/1991), a Brazilian industrial policy that uses a tax benefit to foster private R&D investments. There is also an obligation of following some documented production steps to ensure that the produced goods have some national content, this is called PPB in the Portuguese acronym. The methodology adopted was difference in differences in combination with propensity score matching (to reduce the typical bias of this type of policy) and bootstrap (to rebalance the proportion of treated and untreated units in the sample). The results could not confirm that the program increases the private investment in R&D significantly.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

Informatics law, Difference in differences, Propensity score matching

JEL

Citação

QUEIROZ FILHO, Antonio Sergio Malaquias de. Avaliação de impacto da Lei de Informática utilizando os métodos Propensity Score Matching e diferenças em diferenças. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2019.

Aviso

Notas

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Serie
Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento
(Ipea)
Essa série reúne todas as dissertações defendidas no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional stricto sensu em Políticas Públicas e Desenvolvimento, do Ipea. Esse programa tem o objetivo de Capacitar servidoras/es da Administração Pública para formular, implementar e avaliar políticas públicas com base em conhecimento interdisciplinar atualizado, municiando-os com conceitos e instrumental analítico adequado para o exercício da prática profissional altamente qualificada.

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais