Livro:
Concessões e parcerias público-privadas : políticas públicas para provisão de infraestrutura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este livro é parte constitutiva do projeto de pesquisa sobre concessões e parcerias público-privadas (PPPs), instituído no âmbito da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea em novembro de 2020. A publicação reúne contribuições de 27 autores pertencentes a instituições de pesquisa, empresas, organizações não governamentais (ONGs) e órgãos governamentais formuladores e executores de políticas públicas. O propósito primordial que orientou esta iniciativa foi a produção de análises de políticas públicas relacionadas às concessões e às PPPs destinadas à ampliação e à modernização de equipamentos e serviços de infraestrutura. Os textos componentes deste livro abordam questões relacionadas aos arranjos institucionais de financiamento da infraestrutura e seu impacto na aceleração da taxa de crescimento e do desenvolvimento econômico; à estruturação de concessões e PPPs, inclusive procedimentos referentes a planejamento, contratação de estudos e projetos, regulação e licenciamento ambiental, modelagem de leilões, (re)equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e solução de controvérsias por mecanismo de arbitragem; à regulação de infraestrutura, mais especificamente mercados de gás, aeroportos e saneamento.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11462
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11465
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11476
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11478
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11473
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11475
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11479
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11474
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11477
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11480
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11481
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11484
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11493
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11494
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11495

organization.page.relation.references

Capítulos

Publicação
Infraestrutura no Brasil : contexto histórico e principais desafios
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2022) Rocha, Igor Lopes; Ribeiro, Rafael Saulo Marques
Apresenta brevemente as principais contribuições da literatura econômica a respeito dos impactos de maior provisão de infraestrutura sobre variáveis-chave como crescimento econômico, pobreza, desigualdade de renda e desigualdades regionais. Por tratar-se de panorama geral, esta seção não tem o objetivo de esgotar toda a complexidade e alcance dessa literatura, mas sim o de servir como um guia prático e introdutório sobre o tema, além de subsidiar o debate sobre proposições de políticas públicas, a partir do diagnóstico da economia brasileira que será revelado nas seções seguintes deste capítulo.
Publicação
Financiamento à infraestrutura : desenvolvimento institucional e desempenho do mercado de debêntures incentivadas
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2022) Silva, Mauro Santos
Apresenta uma análise exploratória do desenvolvimento institucional e do desempenho do mercado de títulos de dívida corporativa de longo prazo, doravante denominadas debêntures de infraestrutura, emitidos por empresas não financeiras do setor de infraestrutura no período 2012-2020. Nesse mercado, os recursos são captados com o propósito de financiar projetos de implantação, ampliação, manutenção, recuperação, adequação ou modernização de equipamentos de empreendimentos de logística e transporte, mobilidade urbana, energia, telecomunicações, radiodifusão, saneamento básico e irrigação.
Publicação
A Dívida pública e o problema do investimento em infraestrutura no Brasil : diagnóstico e proposta para discussão
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2022) Magalhães, Luís Carlos G. de; Araújo, Carla Rodrigues Costa de; Yannick, Kolaï Zagbaï Joël
É importante analisar em que medida as restrições fiscais do setor público brasileiro limitam a expansão do investimento público em infraestrutura pelo estrangulamento de sua capacidade de financiamento, assim como formular propostas que ajudem a superar esse estrangulamento. Nessa perspectiva, a relação entre a dívida pública e o problema do insuficiente investimento público em infraestrutura no Brasil, mesmo que essa relação não seja mecânica e invariante ao tempo, deve ser melhor estudada. Este trabalho, mesmo que de forma limitada e preliminar, procura contribuir na discussão de diagnóstico e soluções para o problema.
Publicação
Uma Análise do financiamento em infraestrutura e o projeto de lei das debêntures
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2022) Frischtak, Cláudio R.; Rodrigues, Arthur M.; Faria, Manuel; Bellon, Luiza; Canini, Renata
Este capítulo está dividido em quatro seções, além da introdução. Na seção 2, é examinada a participação público-privada nos investimentos em infraestrutura, bem como seu financiamento, suas fontes e sua dinâmica nos anos 2010. A seção 3 tem por foco um instrumento específico e de crescente relevância: as debêntures incentivadas, cujo mercado se expandiu celeremente desde a normatização em 2011. Na seção 4, discute-se detalhadamente a necessidade e potenciais consequências da aprovação da legislação que aguarda apreciação no Senado. Por fim, a seção 5 apresenta de forma sintética a conclusão do capítulo.
Publicação
Estudos de viabilidade via procedimentos de manifestação de interesse : a experiência do setor aeroportuário
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2022) Fonseca, Ricardo Sampaio; Chaves, Mauro Cesar Santiago; Tristão, Daniel Meireles
Analisa o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), com ênfase nos estudos e nas experiências existentes no âmbito das concessões aeroportuárias realizadas pelo governo federal, uma vez que esse instrumento, se corretamente empregado, tem se mostrado capaz de alinhar incentivos e gerar melhorias contínuas na qualidade dos estudos produzidos para o setor.

Versão preliminar

Faz parte da série

Eventos relacionados

Notícias relacionadas

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais