Livro:
Subutilização e mobilidade da mão-de-obra urbana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

50

Primeira página

Última página

Volumes

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

Brasil

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

Orientador(a)

Palestrante / Mediador(a) / Debatedor(a)

Outras autorias

Versão preliminar dessa publicação

Resumo

Discute a relação entre o desenvolvimento econômico e a configuração do sistema de cidades no Brasil. O estudo aborda a subutilização da mão-de-obra urbana, especialmente no setor informal, e os desequilíbrios estruturais no mercado de trabalho causados pelo influxo de migrantes e o lento crescimento da demanda por mão-de-obra. Utilizando dados censitários de cidades brasileiras com população urbana igual ou superior a 50 mil habitantes em 1970, o artigo testa empiricamente um modelo de comportamento do setor informal, segmentando o mercado de trabalho em setores tradicional e moderno. As conclusões destacam a importância da compreensão dos mecanismos de funcionamento do setor informal para a formulação de políticas de emprego eficazes.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de E-mail

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

Citação

TOLOSA, Hamilton Carvalho. Subutilização e mobilidade da mão-de-obra urbana. Brasília, DF: Ipea, 1975. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20890

Aviso

Notas

O texto foi elaborado para a mesa-redonda sobre políticas de emprego para o setor informal urbano, realizada em Brasília de 2 a 6 de fevereiro de 1976, e discute a relação entre o desenvolvimento econômico e a configuração do sistema de cidades no Brasil, abordando a subutilização da mão-de-obra urbana e os desequilíbrios estruturais no mercado de trabalho. Comentários de Cláudio R. Contador, Dorotim Werneck, Leila C. Maia, Manoel A. Costa e Alberto de Mello e Souza.

Série / coleção

Versão final desta publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Notícias

Eventos

Faz parte da série

Séries

Projeto

Capítulo de Livro

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais