Livro:
Desenvolvimento regional no Brasil : políticas, estratégias e perspectivas, 2

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este livro aponta processos, características e elementos diretamente relacionados à política de desenvolvimento regional que atualizam visões sobre o cenário atual. São trabalhos que constituem uma enorme contribuição reflexiva e prática para o planejamento e a política regional brasileira. Os textos se dedicam a elementos de requalificação e reorientação da política de desenvolvimento regional e de seus instrumentos, servindo, portanto, ao propósito de oferecer à comunidade governamental e acadêmica modelos alternativos de políticas territoriais, bem como proposições de avaliações de resultados, todos validados pelo debate público e democrático.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7450
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10199
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10206
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10207
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10208
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10209
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10210

organization.page.relation.references

Capítulos

Publicação
Dinâmica demográfica brasileira recente : padrões regionais de diferenciação
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020) Carmo, Roberto Luiz do; Camargo, Kelly C. M.
O aspecto central deste capítulo é a apresentação de informações sobre como a população brasileira tem mudado em termos de volume e de estrutura etária, principalmente ao longo das últimas duas décadas. Além da necessidade de se conhecer o volume e o crescimento populacional, destaca-se a relevância de compreender que a estrutura etária da população em sua evolução ao longo do tempo incide sobre a demanda por políticas públicas fundamentais, como saúde e educação, ao mesmo tempo que sinaliza para a disponibilidade de mão de obra, com características específicas de idade e sexo. Enfatizam-se os diferenciais regionais existentes no país em termos das características da composição populacional.
Publicação
Perfil e dinâmica das desigualdades regionais do Brasil em territórios industriais relevantes
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020) Monteiro Neto, Aristides; Silva, Raphael de Oliveira; Severian, Danilo
Este estudo tem como objetivo a retomada do debate sobre aglomerações industriais relevantes (AIRs), buscando recuperar seu potencial explicativo, bem como assinalar suas limitações para a compreensão da dinâmica atual das transformações industriais no país. Para tal, o texto explora brevemente, na seção 2, os termos da discussão acadêmica sobre a concentração e a desconcentração territorial de atividades no país e apresenta as ferramentas metodológicas requeridas para a investigação. Na seção 3, as AIRs são investigadas do ponto de vista de sua dinâmica do emprego industrial; também é analisada a relação delas com o valor adicionado da indústria, bem como a interação entre a AIR e o tamanho populacional do aglomerado urbano. Na seção 4, um alargamento do conceito de aglomeração industrial é apresentado no sentido de incorporar núcleos industriais de menor porte. Desse modo, a caracterização de aglomerações industriais potenciais (AIPs) é sugerida. A análise visa ao entendimento de padrões atuais de expansão territorial da indústria em um cenário de perda de dinamismo desse setor no conjunto da economia nacional. Por fim, na seção final, algumas conclusões são arrematadas.
Publicação
Dinâmicas e transformações territoriais recentes : o papel da PNDR e das políticas públicas não regionais com impacto territorial
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020) Brandão, Carlos Antônio
Este capítulo faz um levantamento sistemático de identificação e apontamento dos principais temas relacionados às transformações econômicas, sociais e populacionais no território brasileiro no período recente (2003-2015), procurando analisar o papel das políticas públicas de cunho regional neste contexto. Pretende-se também estabelecer um balanço dos mais destacados avanços e dificuldades na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Publicação
As Instituições de desenvolvimento regional em Portugal, Espanha, Itália e França : aproximações e distanciamentos
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020) Colombo, Luciléia Aparecida
As políticas de desenvolvimento regional adquiriram importância como instrumentos privilegiados para o combate de diversas desigualdades, sejam elas de ordem social ou territorial. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a experiência do desenvolvimento regional realizada por quatro países: Portugal, Espanha, Itália e França. Priorizamos o entendimento de como as instituições responsáveis pelas políticas regionais foram desenhadas nesses países ao longo do tempo, buscando similitudes e distanciamentos entre elas, ressaltando, principalmente, o modus operandi dos processos decisórios de cada uma das experiências. Como objetivos secundários, procuramos analisar como é a estrutura organizacional dessas instituições – ou seja, qual a predominância, seja ela secretaria, ministério, agência, instituto; o mandato da instituição, bem como seus gestores; o ano de criação; o propósito norteador da criação – se elas são centradas no desenvolvimento regional ou no planejamento urbano; e, finalmente, a escala – multiescalar, macrorregional, microrregional, municipal.
Publicação
Proposta de atualização das tipologias da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) : nota metodológica e mapas de referência
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2020) Macedo, Fernando Cezar de; Porto, Leonardo Rodrigues
Este capítulo busca contribuir para o fortalecimento e a avaliação continuada da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), por meio de mapeamento das mudanças e permanências socioeconômicas e demográficas em regiões dinâmicas e estagnadas, das cidades médias e das regiões que sofreram impactos do movimento geral da economia brasileira no pós-2003. Nesses termos, este estudo encontra-se em sintonia com os objetivos estratégicos do Ipea e da Dirur e procura contribuir para o debate regional brasileiro e para a implementação de políticas que levem à superação das iniquidades regionais no Brasil.

Versão preliminar

Faz parte da série

Eventos relacionados

Notícias relacionadas

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais