Fascículo:
PNAD 2009 - primeiras análises : situação da educação brasileira - avanços e problemas

dc.contributor.authorCastro, Jorge Abrahão de
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2009pt_BR
dc.date.accessioned2015-09-08T19:42:33Z
dc.date.available2015-09-08T19:42:33Z
dc.date.issued2010-11-18
dc.date.portal2010-11-18
dc.description.abstractO presente Comunicado dá continuidade à série de análises do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE) e traz uma análise da evolução da educação no Brasil no período de 1992 a 2009, além de um quadro mais detalhado da atual situação da escolarização da população brasileira. A educação, tendo como uma de suas formas de atuação mais importantes a escolarização, é um fator capaz de desenvolver nos indivíduos suas potencialidades ao permitir o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, como previsto na Constituição de 1988. Quando disseminada de forma universal e com boa qualidade, é um dos mais importantes mecanismos para a promoção de oportunidades entre membros de um país. É também um fator fundamental para o progresso de uma coletividade e fator preponderante no desenvolvimento econômico e social. É ainda mais importante em situações de alta desigualdade, quando ganham maior relevo as responsabilidades do poder público.pt_BR
dc.description.other35 p. : il.pt_BR
dc.description.otherMudança de título: a partir do número 40, a publicação deixa de ser intitulada "Comunicados da Presidência" e passa a ser "Comunicados do Ipea"pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4406
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.pt_BR
dc.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
dc.subject.keywordPesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subject.vcipeaPesquisas de Domicíliopt_BR
dc.subject.vcipeaEducação - Geralpt_BR
dc.titlePNAD 2009 - primeiras análises : situação da educação brasileira - avanços e problemaspt_BR
dc.title.alternativeComunicados do Ipea 66 : PNAD 2009 - primeiras análises : situação da educação brasileira - avanços e problemaspt_BR
dc.typeJournalpt_BR
dspace.entity.typeJournalIssue
ipea.classificationEducaçãopt_BR

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