Fascículo: PNAD 2009 - primeiras análises : situação da educação brasileira - avanços e problemas
| dc.contributor.author | Castro, Jorge Abrahão de | |
| dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
| dc.coverage.temporal | 2009 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2015-09-08T19:42:33Z | |
| dc.date.available | 2015-09-08T19:42:33Z | |
| dc.date.issued | 2010-11-18 | |
| dc.date.portal | 2010-11-18 | |
| dc.description.abstract | O presente Comunicado dá continuidade à série de análises do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE) e traz uma análise da evolução da educação no Brasil no período de 1992 a 2009, além de um quadro mais detalhado da atual situação da escolarização da população brasileira. A educação, tendo como uma de suas formas de atuação mais importantes a escolarização, é um fator capaz de desenvolver nos indivíduos suas potencialidades ao permitir o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, como previsto na Constituição de 1988. Quando disseminada de forma universal e com boa qualidade, é um dos mais importantes mecanismos para a promoção de oportunidades entre membros de um país. É também um fator fundamental para o progresso de uma coletividade e fator preponderante no desenvolvimento econômico e social. É ainda mais importante em situações de alta desigualdade, quando ganham maior relevo as responsabilidades do poder público. | pt_BR |
| dc.description.other | 35 p. : il. | pt_BR |
| dc.description.other | Mudança de título: a partir do número 40, a publicação deixa de ser intitulada "Comunicados da Presidência" e passa a ser "Comunicados do Ipea" | pt_BR |
| dc.description.other | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4406 | |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.location.country | BR | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
| dc.rights.license | É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
| dc.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Desenvolvimento social | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Pesquisas de Domicílio | pt_BR |
| dc.subject.vcipea | Educação - Geral | pt_BR |
| dc.title | PNAD 2009 - primeiras análises : situação da educação brasileira - avanços e problemas | pt_BR |
| dc.title.alternative | Comunicados do Ipea 66 : PNAD 2009 - primeiras análises : situação da educação brasileira - avanços e problemas | pt_BR |
| dc.type | Journal | pt_BR |
| dspace.entity.type | JournalIssue | |
| ipea.classification | Educação | pt_BR |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Comunicados_n66_Primeiras.pdf
- Tamanho:
- 437.16 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
