Publicação:
Decomposição quantílica do diferencial de desempenho dos colégios militares no Brasil

dc.contributor.authorMarques, Felipe César
dc.contributor.authorCunha, Marina Silva da
dc.contributor.scholarFelipe César Marques
dc.contributor.scholarMarina Silva da Cunha
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-09-01T11:46:05Z
dc.date.available2025-09-01T11:46:05Z
dc.date.issued2025-04
dc.date.portal2025-04
dc.description.abstractO presente estudo busca analisar o diferencial de desempenho dos colégios militares no Brasil ao longo da distribuição das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017 por meio das regressões quantílicas incondicionais e da decomposição de OaxacaBlinder. Os resultados mostram que, nos décimos superiores das notas, a maior parcela do diferencial é atribuível a fatores explicados, principalmente, devido à melhor infraestrutura dos colégios militares em relação aos demais colégios públicos. Já nos décimos inferiores, a maior parte do diferencial não pode ser explicada por fatores observáveis, sugerindo, portanto, um efeito positivo da administração militar sobre esses alunos, ainda que parte dele possa ser atribuída aos potenciais vieses do modelo.
dc.description.abstractalternativeThis paper aims to evaluate the performance differential of Brazilian military schools along the test score distribution of the 2017 National Basic Education Assessment System with unconditional quantile regressions and the Oaxaca-Blinder decomposition. The results show that among highest deciles of the scores most of the differential is due to explained factors, especially the better infrastructure of the military schools compared to other public schools. Conversely, among the lowest deciles most of the differential cannot be explained by observable factors, thus suggesting a positive effect of the military administration on these students, although a share of the impact might be attributable to self-selection bias.
dc.description.firstpage139
dc.description.issue1
dc.description.lastpage179
dc.description.publicationtitlePesquisa e Planejamento Econômico (PPE)
dc.description.volume55
dc.format.extent139 – 179
dc.identifier.citationMARQUES, Felipe César; CUNHA, Marina Silva da. Decomposição quantílica do diferencial de desempenho dos colégios militares no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 55, n. 1, p. 139–179, abr. 2025. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/ppe55n1art5
dc.identifier.doi10.38116/ppe55n1art5
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18655
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.ispartofserieshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18568
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
dc.rights.typeLicença Comum
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br
dc.subject.jelMathematical and Quantitative Methods::Single Equation Models - Single Variables::Cross-Sectional Models - Spatial Models - Treatment Effect Models - Quantile Regressions
dc.subject.jelHealth, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::General
dc.subject.jelHealth, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::Analysis of Education
dc.subject.jelHealth, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::Government Policy
dc.subject.keywordPrograma Nacional das Escolas Cívico-Militares
dc.subject.keywordRegressões quantílicas
dc.subject.vcipeaEconomia da Educação
dc.titleDecomposição quantílica do diferencial de desempenho dos colégios militares no Brasil
dc.title.alternativeQuantile decomposition of performance differential among military schools in Brazil
dc.title.scholarDecomposição quantílica do diferencial de desempenho dos colégios militares no Brasil
dc.typeJournal Article
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionPPA2025 Coleção: Educação
relation.isJournalIssueOfPublication570767df-2d6d-40bc-aab5-7c6ea4927e47
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery570767df-2d6d-40bc-aab5-7c6ea4927e47

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
PPE_v55_n1_Artigo5_decomposicao_quantilica.pdf
Tamanho:
884.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais