Publicação: A LAI é para todos ? : uma análise dos riscos de (re)produção de desigualdades pela Política Brasileira de Acesso à Informação Pública, com base nos dados do Sistema e-SIC
dc.contributor.advisor | Roberto Rocha Coelho Pires | |
dc.contributor.author | Perrucci, Marcelo Levy | |
dc.contributor.other | Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC | |
dc.contributor.scholar | Marcelo Levy Perrucci | |
dc.contributor.thesiscommitee | Ribeiro, Beatriz Bernardes | |
dc.contributor.thesiscommitee | Felix Garcia Lopez Júnior | |
dc.contributor.thesiscommitee | Roberto Rocha Coelho Pires | |
dc.coverage.spatial | Brasil | |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T16:40:48Z | |
dc.date.available | 2025-09-25T16:40:48Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.portal | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019-09-27 | |
dc.degree.level | Mestrado | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar o modelo de implementação da Política Brasileira de Acesso à Informação Pública no âmbito do Poder Executivo Federal com o objetivo de verificar se a operacionalização dessa política pública está, mesmo que não-intencionalmente, reproduzindo desigualdades entre cidadãos brasileiros pertencentes a diferentes estratos sociais. Considerando a importância do acesso a informações públicas para a democracia representativa, enquanto forma de controle social, participação pública e avaliação de políticas públicas implementadas, esta dissertação busca verificar se, ao definir a forma de instrumentalização da política de acesso, o governo federal considerou diferentes as realidades dos cidadãos brasileiros ao invés de criar mecanismos que atuam como barreiras para que determinados estratos mais vulneráveis da sociedade consigam exercer seu direito de solicitar informações públicas, reproduzindo desigualdades de oportunidades já existentes. Para tal, foi feito um levantamento do número de solicitações de informações públicas a órgãos federais por intermédio do sistema e-SIC, administrado pela CGU, oriundos de cada município nacional, para, em seguida, agregar à análise informações de vulnerabilidade social de cada município, usando como referência o Índice de Vulnerabilidade Social desenvolvido pelo Ipea. Buscou-se analisar também se o nível de escolaridade do solicitante guarda relação com a probabilidade de que o pedido feito seja inefetivo, assim considerados aqueles que não dizem respeito ao órgão demandado ou a uma solicitação de informação pública, e aqueles considerados incompreensíveis pela administração pública. Observou-se uma distribuição heterogênea dos pedidos de informação ao governo federal pelo território nacional, com uma concentração de solicitações de acesso em metrópoles e municípios de grande porte. Pode-se notar também um uso mais intensivo e efetivo da política por parte de cidadãos com maior escolaridade. Por fim, verificou-se uma correlação negativa de moderada a forte, a depender do porte dos municípios analisados, entre a vulnerabilidade social do município e a quantidade de solicitações de acesso por mil habitantes daquele município, de forma que municípios mais vulneráveis exercem menos seu direito de solicitar informações públicas ao poder executivo federal. | |
dc.description.abstractalternative | This paper aims to analyze the implementation of the Brazilian Policy regarding Access to Public Information within the federal executive branch to verify if its operationalization is, even if unintentionally, reproducing inequalities amongst Brazilian citizens from different social strata. Considering the importance of access to public information for a representative democracy, as a tool for social control, public participation and evaluation of implemented public policies, this paper seeks to verify if, by defining the instrumentalization of the access to information policy, the federal government considered all different realities of the Brazilian society instead of creating mechanisms that act as barriers that will prevent more vulnerable groups from exercising their right to request and access public information, reproducing existing inequalities. To that effect, the number of public information requests from each municipality within the federal e-SIC system, run by CGU, was gathered to, afterwards, aggregate information concerning the social vulnerability of each municipality, using the Social Vulnerability Index (IVS) developed by the Brazilian Institute of Applied Economic Research (Ipea). This paper also tried to analyze if there is a relation between the education level of the citizen requesting the information and the probability that this request will be ineffective, considering as ineffective those requests that don’t concern the recipient entity or the Access to Information Act, and those deemed incomprehensible by the public administration. A heterogeneous distribution of information requests throughout the national territory was observed, with a considerable concentration of requests in metropolises and larger cities. It was also possible to note a more intensive and effective use of the public information policy by citizens with higher educational degree. Lastly, a moderate to strong negative correlation was observed, according to the size of the municipality, between the municipality’s social vulnerability and the number of public information requests per 1,000 inhabitants, so that more vulnerable municipalities exercise less frequently their right to request public information to the federal executive branch. | |
dc.description.graduateprogram | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento | |
dc.format.extent | 82 | |
dc.identifier.citation | PERRUCCI, Marcelo Levy. A LAI é para todos? Uma análise dos riscos de (re)produção de desigualdades pela Política Brasileira de Acesso à Informação Pública, com base nos dados do Sistema e-SIC. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, 2019. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19169 | |
dc.language.iso | por | |
dc.location.city | Brasília | |
dc.location.country | BR | |
dc.publisher | Ipea | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | |
dc.rights.type | Licença Padrão Ipea | |
dc.source.urlsource | https://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas | |
dc.subject.keyword | Direito à Informação | |
dc.subject.keyword | Brasil. [Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011] | |
dc.subject.keyword | Transparência | |
dc.subject.keyword | Reprodução de desigualdades | |
dc.subject.vcipea | Acesso à Informação | |
dc.subject.vcipea | Políticas Públicas | |
dc.subject.vcipea | Controle Social | |
dc.title | A LAI é para todos ? : uma análise dos riscos de (re)produção de desigualdades pela Política Brasileira de Acesso à Informação Pública, com base nos dados do Sistema e-SIC | |
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dspace.entity.type | Publication | |
ipea.description | Coleção: Administração Pública. Governo. Estado Coleção: Desenvolvimento Social Coleção: Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento | |
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