Publicação: Condicionantes institucionais aos investimentos em infraestrutura no Brasil : sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas : relatório de pesquisa
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Salvador, BA
Lauro de Freitas, BA
Lauro de Freitas, BA
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O investimento em infraestrutura é fundamental para o crescimento econômico do país, aumentando o retorno dos investimentos privados sugerindo, portanto, elevada complementaridade entre ambos. Neste sentido, este trabalho se insere em um conjunto de estudos que visam identificar os elementos de ordem institucional que impactam diretamente na capacidade de execução dos investimentos públicos e privados em infraestrutura.
O subconjunto de projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), composto de Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires, construção da Usina Termoelétrica (UTE) Candiota III, pavimentação da BR 163 (Santarém-Cuiabá), Ferrovia Nova Transnordestina, Bus Rapid Transit (BRT) Expresso Sul DF e Metrô de Salvador, revela tais elementos a partir de aspectos intrínsecos a cada tipo de empreendimento, especialmente sua modalidade de execução (público e/ou privado). O objeto deste estudo em particular corresponde à construção da Linha 1 do metrô de Salvador, Bahia, em execução pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e pela Companhia de Transportes de Salvador (CTS) e sua sucessora, a Companhia de Transportes da Bahia (CTB).
