Relatórios de Pesquisa
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17436
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Item Ciclo de palestras Ipea : BRICS 2025 (Publicação Expressa)(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025-06) Direito, Denise do Carmo; Luedeman, Gustavo; Servo, Luciana Mendes Santos; Silva, Luciana Acioly da; Desiderá, Walter (Coordenador)Em preparação à presidência brasileira dos BRICS em 2025, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) coordenou um ciclo de oficinas com em torno de 40 especialistas e profissionais de mais de 15 instituições brasileiras para formular recomendações estratégicas sobre cinco áreas prioritárias da agenda do bloco. A iniciativa reforçou o papel do Brasil como articulador de propostas inovadoras, pragmáticas e alinhadas às necessidades do Sul Global. O presente relatório consolida 24 recomendações — cinco por eixo — que contribuíram diretamente para a elaboração do documento submetido ao Conselho de Think Tanks dos BRICS (BTTC). A seguir, as ideias centrais contidas nas propostas são destacadas.Item Financiamento rural : perspectivas : relatório final (versão preliminar)(Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 1987) Kadota, Décio Katsushigue; Soares, Paulo de Tarso Presgrave LeiteAborda a estrutura do sistema de crédito rural, sem propor um modelo específico, mas respondendo a questões relevantes para sua reestruturação. As principais questões incluem a natureza das instituições (públicas ou privadas), a forma de captação de recursos, a especialização na agricultura e tipos de financiamento, e o foco na produção ou distribuição. O estudo analisa a economia moderna, o desenvolvimento da agricultura brasileira, e experiências internacionais, destacando a importância de um sistema de financiamento rural alinhado com a realidade agrícola do país. Conclui-se que um sistema de crédito rural eficaz deve considerar as características do capitalismo moderno, a concentração de produção e capital, e a necessidade de um sistema cooperativo e descentralizado para atender às necessidades específicas do setor agrícola.Item Gap analysis and the macro-model of the plano trienal(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1968-06-19) Fishlow, AlbertO texto aborda a análise de lacunas ("gaps") econômicas no contexto da teoria dos dois gaps e sua aplicação ao Plano Trienal brasileiro. Essas lacunas referem-se a restrições de recursos e divisas externas que impactam o crescimento econômico. modelo de análise dos "dois gaps" considera as diferenças entre a lacuna de recursos domésticos e a de divisas estrangeiras como restrições ao crescimento econômico. A abordagem utiliza equações que vinculam investimento, poupança, exportações e importações para determinar qual gap domina em diferentes taxas de crescimento. Se o gap de recursos domésticos predomina, a limitação está na capacidade de poupança interna; se o gap de divisas prevalece, a restrição recai sobre a necessidade de financiamento externo para importar bens essenciais. No caso do Brasil, a análise sugere que, em taxas de crescimento elevadas, o gap de divisas é dominante, enquanto o gap de recursos se torna relevante em ritmos mais baixos de expansão. Críticas incluem a rigidez dos pressupostos sobre demanda inelástica por exportações e a substituição limitada de importações, além da dificuldade de prever comportamentos de poupança e investimento. A estratégia do Plano Trienal visava superar essas barreiras ao combinar aumento de demanda com aproveitamento da capacidade ociosa e ampliação de investimentos, dependente de ajustes fiscais e poupança pública para sustentar o crescimento de longo prazo.Item Inequality and economic development in Brazil : Volume 2 : Background Papers(World Bank, 1983-10) World Bank; Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Barros, Ricardo Paes de; Ferreira, Francisco H. G.Este relatório é fruto de uma colaboração entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Banco Mundial entre 2000 e 2002, com foco na análise da desigualdade de renda no Brasil e na formulação de recomendações de políticas públicas. Dividido em dois volumes, o primeiro consiste em um Relatório de Políticas, elaborado por Carlos Eduardo Vélez, Francisco H. G. Ferreira e Ricardo Paes de Barros, enquanto o segundo reúne estudos de base que diagnosticam a desigualdade, apresentam experiências internacionais relevantes e discutem as implicações para políticas públicas. O trabalho contou com a contribuição de diversos pesquisadores renomados e foi enriquecido por seminários e fóruns realizados no Brasil, envolvendo acadêmicos, especialistas do setor público e ONGs. O relatório destaca a importância da parceria contínua entre o governo brasileiro e o Ipea para o desenvolvimento dessa agenda de pesquisa.Item Inequality and economic development in Brazil : Volume 1 : Policy Report(World Bank, 2003-10) World Bank; Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Barros, Ricardo Paes de; Ferreira, Francisco H.G.Este relatório é fruto de uma colaboração entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Banco Mundial entre 2000 e 2002, com foco na análise da desigualdade de renda no Brasil e na formulação de recomendações de políticas públicas. Dividido em dois volumes, o primeiro consiste em um Relatório de Políticas, elaborado por Carlos Eduardo Vélez, Francisco H. G. Ferreira e Ricardo Paes de Barros, enquanto o segundo reúne estudos de base que diagnosticam a desigualdade, apresentam experiências internacionais relevantes e discutem as implicações para políticas públicas. O trabalho contou com a contribuição de diversos pesquisadores renomados e foi enriquecido por seminários e fóruns realizados no Brasil, envolvendo acadêmicos, especialistas do setor público e ONGs. O relatório destaca a importância da parceria contínua entre o governo brasileiro e o Ipea para o desenvolvimento dessa agenda de pesquisa.Item A Configuração da estrutura produtiva e a harmonização da política cambial do Mercosul(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Pesquisa (DIPES), 1993-11) Kume, Honório; Markwald, Ricardo AndrésO artigo descreve a configuração da estrutura produtiva e da harmonização da política cambial do Mercosul.Item Novas perspectivas do financiamento do desenvolvimento urbano no Brasil(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1997-02-17) Von Doellinger, Carlos; Andrade, Thompson Almeida; Faria, Cristovam Santos de; Carvalho, Márcia Marques de; Villela, Luiz de Arruda; Tolosa, Hamilton Carvalho (Coordenador)Aborda a mudança do papel do Estado na economia brasileira, que agora se concentra mais na regulação e na promoção de investimentos privados. Ele discute as fontes tradicionais de financiamento para o desenvolvimento urbano, como recursos orçamentários e fundos especiais, incluindo o FGTS, e analisa as propostas de reforma tributária e suas implicações para o financiamento urbano. Além disso, aborda a descentralização fiscal e a redistribuição de receitas entre União, estados e municípios, destacando o impacto dessas mudanças nas finanças locais.Item Emprego, renda e excedente comercializável na agricultura irrigada do Nordeste(Instituto de Pesquisas Econômicas (Ipea), 1991) Souza, Hermino Ramos de; Irmão, José Ferreira; Gomes, Gustavo Maia; Bezerra, Jocildo Fernandes; Romão, Maurício CostaEsta pesquisa teve como objetivo geral fazer uma avaliação da política de irrigaçao no Nordeste, no tocante a geração de emprego, criação de renda e aumento do excedente comercializável.Item Estratégias de desenvolvimento : alternativas para o Brasil(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1988-05) Brasil. Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea)Em março de 1988, o Instituto de Pesquisas do Ipea organizou um seminário para discutir alternativas estratégicas para a economia brasileira a longo prazo. A década de 1980 foi marcada por severas dificuldades econômicas, incluindo recessão e inflação persistente, o que motivou o seminário a buscar estratégias para superar esses desafios e promover um crescimento sustentável. As discussões abordaram as restrições macroeconômicas que limitam o crescimento do Brasil, destacando questões como a escassez de divisas, insuficiência de poupança e restrições fiscais. Além disso, o seminário examinou experiências comparadas de política industrial de diversos países, extraindo lições que poderiam ser aplicadas ao contexto brasileiro. Esses debates foram fundamentais para identificar caminhos viáveis para revitalizar a economia brasileira e assegurar um desenvolvimento econômico mais robusto e sustentável.Item Diagnóstico preliminar da cultura(Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada (Epea), 1967-01) Brasil. Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada (Epea)O diagnóstico preliminar da cultura destaca a exclusão constante da cultura dos esforços de planejamento no Brasil, resultando em ações culturais fragmentadas e descoordenadas. Existe uma confusão frequente entre cultura e educação, com a tendência de considerar a cultura apenas como um apêndice da educação. A cultura tem uma função social essencial, refletindo o grau de humanização de uma sociedade e sendo fundamental para o desenvolvimento integrado. O Estado deve assumir um papel ativo na promoção e incentivo da criação cultural, garantindo condições adequadas para os criadores e transmissões culturais.Item Relatório parcial do projeto "Estudos e pesquisas com vistas à melhoria da qualidade dos gastos públicos e da transparência fiscal"(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2019-04) Mendes, Constantino Cronemberger; Oliveira, Guilherme Resende; Menezes, Rafael Terra deA eficiência pode ser dividida em quatro tipos principais: técnica, alocativa, de escala e social. A eficiência técnica se refere à capacidade de produzir o máximo de produtos com um dado nível de insumos, enquanto a eficiência alocativa foca na melhor combinação de insumos para minimizar custos. A eficiência de escala considera a produção na escala ótima, influenciada pelos retornos constantes ou variáveis da função de produção. A eficiência social, por sua vez, visa maximizar o bem-estar social utilizando os recursos disponíveis. A eficiência técnica sozinha não é suficiente para avaliar a performance governamental, sendo necessário considerar os objetivos sociais e a distribuição equitativa dos recursos. Além disso, a corrupção e a captura do Estado por interesses privados podem desviar recursos dos objetivos sociais, enquanto a má gestão e fatores motivacionais também impactam negativamente a eficiência. Iniciativas como a implementação de accountability e mecanismos de incentivo ao mérito são essenciais para melhorar a administração pública e alinhar os objetivos do governo com o bem-estar da população.Item I PND : capítulo desenvolvimento regional(Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1971) Brasil. Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea)Dentro de uma estratégia de desenvolvimento integrado, a política nacional de desenvolvimento regional busca consolidar e aperfeiçoar um sistema interdisciplinar de planejamento regional. Esta iniciativa envolve a criação de um sistema unificado de informações para planejar, avaliar e acompanhar programas de desenvolvimento, sob a responsabilidade dos Ministérios do Interior e do Planejamento, com a participação de outras áreas governamentais, universidades e instituições privadas. A coordenação de ações executivas e projetos específicos em níveis regionais, sub-regionais e locais é uma prioridade, assim como o reforço dos sistemas de planejamento dos órgãos setoriais, principalmente em estudos e pesquisas para identificar recursos e potencialidades regionais. Além disso, inclui a execução do Programa de Integração Nacional com a construção das rodovias Transamazônica e Cuiabá-Santarém, a expansão da fronteira agrícola do Nordeste em direção à Amazônia e a implantação de programas de irrigação no Nordeste. Uma nova estratégia para o Nordeste visa fortalecer a infraestrutura econômica e social através de um programa de investimentos públicos significativos.Item Política Regional na União Europeia e na América Latina(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2015) Rolim, Cássio Frederico CamargoO objetivo deste relatório é apresentar a política regional praticada na União Europeia e buscar as semelhanças com as políticas praticadas em alguns países da América Latina. No caso europeu é apresentado como a política regional evoluiu, as várias alterações de objetivos e analisada, com mais detalhe, a experiência portuguesa. Na América Latina os casos apresentados são o do México, Colômbia e Chile. O fio condutor do trabalho é acompanhar como a experiência europeia tem sido um grande espelho para a América Latina.Item Mercosul : Base de Dados da Integração Agrícola e Agroindustrial : relatório final(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1993-06) Silva, Enid Rocha Andrade daApresenta, de forma sistematizada, os documentos que compõem a Base de Dados. Apresenta diagnósticos setoriais, utilizando-se as informações dessa Base.Item Desigualdades regionais no desenvolvimento brasileiro : parte I : efeitos espaciais das políticas macroeconômicas e setoriais do governo federal(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1978-04) Redwood III, John; Jatobá, Jorge (Coordenador); Mota, Luiz MoraesA finalidade do presente documento, neste contexto é a de examinar a experiência brasileira de industrialização em suas dimensões regionais, dando ênfase ao papel da política governamental na evolução dos padrões observados ao longo deste século. Neste sentido, o documento complementa historicamente o elabora com maior detalhe as considerações contidas no primeiro relatório desta pesquisa (Estado Atual o Evolução Recente das Desigualdades Regionais no Desenvolvimento Brasileiro) quo se centraram na evolução do comportamento do setor secundário e do papel da concentração inter e intra-regional da indústria na persistência das disparidades espaciais no Brasil desde 1950, acrescentando, ondo possível, novas e melhores informações sobro o período desde 1970. Além de complementar a discussão sobre o setor secundário, contida no relatório anterior, este documento se dedicará especificamente ao estudo da incidência espacial da intervenção pública no processo da industrialização, distinguindo, no entanto, a experiência antes e depois de meados da década do 1950, quando os esforços governamentais se dirigiram prioritariamente e incondicionalmente para o fomento da atividade industrial. Antes da década de 1950, os efeitos da política econômica sobre o processo de industrialização, embora muito importantes, foram mais acidentais ou indiretos do que intencionais, o contrário ocorrendo a partir do Plano de Metas, quando a estratégia de industrialização passa a ser o elemento central da política de desenvolvimento global do país.Item Administração da política industrial no Brasil : relatório final(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1986-03) Cavalcanti, Bianor Scelza; Monteiro, Jorge Vianna; Castanhar, José CezarDiscute o conceito de política industrial e apresenta uma abordagem metodológica para a análise da administração da política industrial no Brasil. Apresenta os resultados obtidos com a aplicação da metodologia mencionada e formaliza-se um quadro de referência que deveria orientar o processo de formulação de uma política industrial. Discute, de forma sistemática, alternativas de Política Organizacional, ligadas em especial ao CDI, que poderiam compor uma proposta inovadora em política industrial.Item Análise do sistema educacional de nível primário : diagnóstico preliminar da educação no Estado(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1968-01) Barsted, Dennis W. V. LinharesEste texto integra uma série de Documentos de Trabalho em fase de desenvolvimento pelo Setor de Educação e Mão-de-Obra do Instituto de Pesquisa Econômico-Social Aplicada - Ipea com o propósito de fornecer diretrizes aos Grupos Estaduais de Planejamento Educacional na realização de um Diagnóstico-Preliminar da Educação em seus respectivos Estados. O enfoque desta publicação consiste em apresentar sugestões para a análise do Sistema Educacional de nível primário, constituindo uma elaboração mais detalhada de um dos itens previstos no roteiro de um documento de trabalho anterior. Este documento visa disponibilizar a experiência do IPEA na elaboração dos Planos Decenal e Trienal de Educação aos Grupos Estaduais, aspirando que essa contribuição efetivamente promova o aprimoramento das atividades dos Grupos Estaduais de Planejamento, cuja missão desempenha um papel crucial no aperfeiçoamento dos sistemas de ensino no país.Item Projeto "Modelagem lógica para estruturação programática da Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS)" (Publicação Preliminar)(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023-07) Balbim, Renato; Krause, Cleandro; Santiago, Cristine Diniz; Benedetto, Cristiane; Nunes, Antonio Couto; Bertol, Caroline; Marinho, Sandra; Bianchi, Julia; Farias, João; Monteiro, BeatrizO presente relatório corresponde aos trabalhos desenvolvidos no período entre outubro/2022 e abril/2023, no âmbito do Protocolo de Intenções nº 04/2022 IPEA e CAU/BR firmado entre o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, fundação pública federal cujo objetivo é fornecer suporte técnico e institucional às ações governamentais, possibilitando a formulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento, e o CAU/BR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, conjunto autárquico federal que possui a função de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo”.Item Green energy development and cooperation among emerging economies : China-Brazil cooperation as an example(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2022-11) Li, Wei; Zhou, Mi; Xu, Man; Tang, Jie; Kou, Chunhe; Baumann, Renato; Fracalossi, Rodrigo; Morais, José Mauro de; Losekann, Luciano; Libanio, Gilberto; Santos, Mário; Rodrigues, Niágara; Oliveira, RosanaChina and Brazil have bright prospects for cooperation in the field of renewable energy. Brazil’s rich resource endowment, necessity to expand installed capacity and power grid, and favorable market, legal, and policy conditions, aligned with China’s financial might and technological capabilities, have created an ideal situation for the cooperation between the two countries. Hydropower, nuclear, biomass, solar and hydrogen might be the most promising categories. Through extensive cooperation based on respective comparative advantages, China and Brazil could further improve the power generation capacity of green energy and promote the optimization of energy mix in both countries. Leading-edge technologies, trade and investment related to raw materials and equipment could be the key points. Also, there are opportunities in improving land and sea logistics in order to promote trade and improve the availability of power equipment. This report includes 5 chapters. Chapter 1 introduces the background and definition of green energy, as well its goals and policies in both China and Brazil. Chapter 2 highlights the green energy development and achievement in both countries. Chapter 3 discusses the strengths and weakness of green energy development in respective sides. Chapter 4 discusses the potential areas of green energy cooperation between China and Brazil and Chapter 5 provides suggestions for further joint cooperation.Item Radiografia do Brasil contemporâneo(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2017) Natalino, Marco Antonio Carvalho; Visser, Ricardo Gervasio BastosEste relatório visa, fundamentalmente, sistematizar a base de dados produzida, visando oferecer material para pesquisas vindouras tanto de técnicos do Ipea quanto de pesquisadores externos. Objetiva-se, fundamentalmente, apresentar o material ao pesquisador interessado, abordando os principais aspectos do estudo - desde os fundamentos teórico-metodológicos, passando pela construção do roteiro de entrevistas, a abordagem de campo, as características da amostra e a codificação de escalas sociais.