Publicação: Um modelo de previsão do PIB, inflação e meios de pagamento
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 446: Um modelo de previsão do PIB, inflação e meios de pagamento, A GDP forecast model, inflation and money supply
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Discute uma relação empírica entre o PIB, a inflação e a liquidez da economia brasileira através de modelos VEC estruturais. Os principais pontos são os seguintes. Em primeiro lugar, partimos de um conjunto relativamente amplo de possíveis indicadores de liquidez e procuramos a representação mais parcimoniosa dentro deste conjunto. Assim, separamos o modelo em um bloco marginal e um condicional, utilizando o teste de causalidade de Granger para variáveis integradas como critério separador. Em segundo lugar, estimamos o modelo em sua representação VEC e não rejeitamos a hipótese de que o modelo marginal apresenta três tendências comuns. Utilizamos como um dos critérios de identificação do modelo a separação entre os choques que têm efeitos permanentes e os que têm apenas efeitos transitórios. Em terceiro lugar, utilizamos restrições adicionais, sugeridas pela teoria econômica, para identificar o modelo estrutural e interpretar cada choque permanente como uma alteração exógena na política econômica. Identificamos um choque de juros reais, um choque de liquidez e um choque de oferta. Finalmente, apresentamos as funções de resposta e impulso dos choques identificados.
Resumo traduzido
This paper analyses an empirical between Brazilian GNP, inflation and liquidity using structural VEC models. The main points of the paper are the following. First, we started from a relatively large set of ossible liquidity indictors and searched for the most parsimonious representation in this set. We split the model into a marginal and a conditional block, using Granger causality test for integrated variables as the separating criteria. This resulted in a marginal and conditional model. Secondly, we estimated the marginal model in its VEC representation and could not reject the hypothesis that the marginal model has three common trends. We used as one idntifying criteria of the model the separation between the shocks that have permanent effects and the ones that only have transitory effects. Thirdly, we used additional restrictions, suggested by economic theory, to identify the structural model and to interpret each permanent shock as an exogenous change in economic policy. We identified a real interest shock, an liquidity shock and a supply shock. Finally, we show the impulse-response functions to the identified permanent shocks.
