Publicação: Competência versus incerteza : atitudes pessoais e percepção sobre gestão de riscos no âmbito da administração pública federal
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Texto para discussão (TD) 2726 : Competência versus incerteza : atitudes pessoais e percepção sobre gestão de riscos no âmbito da administração pública federal
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Resumo
Independentemente de seu escopo e natureza, as políticas públicas, programas governamentais ou estratégias para modernização do Estado, envolvem a atuação de funcionários públicos como uma de suas variáveis fundamentais. Suas motivações, percepções e adesão a certas práticas e objetivos são fatores decisivos para entender como as políticas são adotadas e implementadas. Isso não é diferente quando se considera as políticas de governança do Estado. Este estudo focaliza atitudes quanto ao processo de implementação da gestão de riscos nos órgãos federais. O levantamento se deu a partir da aplicação de um questionário a um conjunto de servidores ocupantes de cargos de chefia na administração pública federal direta e indireta – Direção e Assessoramento Superior (DAS) de níveis 4 e 5 –, obtendo-se o retorno de um total de 148 questionários respondidos. O levantamento abarcou um escopo considerável de percepções sobre a vida organizacional e as atitudes em relação aos fatores cotidianos que envolvem os desafios pessoais e profissionais dos servidores, sobretudo com referência ao constructo locus de controle interno e externo. Ao final, concluiu-se que existem diferentes perfis ou orientações em relação a um engajamento mais significativo nas tarefas relacionadas à implementação da gestão de riscos.
Resumo traduzido
Regardless of their scope and nature, Public policies, government programs, or strategies for the modernization of the State involve the performance of public officials as one of their fundamental variables. Their motivations, perceptions, and adherence to specific practices and objectives are decisive factors in understanding how policies are adopted and implemented. It is the same in considering state governance policies. This study focuses on attitudes regarding the process of implementing risk management in federal agencies. The survey was based on the application of a questionnaire to a group of public servants occupying leadership positions in direct and indirect federal public administration – Direction and Superior Advice of levels 4 and 5. In total, 148 completed questionnaires were obtained. The survey encompassed a considerable scope of perceptions about organizational life and attitudes concerning everyday factors involving public servants’ personal and professional challenges, especially regarding the internal and external locus of control construct. In conclusion, the research shows different profiles or orientations regarding a more significant engagement in tasks related to implementing risk management.