Publicação: Os programas de alimentação e nutrição para mães e crianças no Brasil
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 253: Os programas de alimentação e nutrição para mães e crianças no Brasil, The food and nutrition programs for mothers and children in Brazil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O presente trabalho, mediante observação dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada em 1989, busca oferecer elementos para responder à seguinte pergunta: "Pode a melhoria das condições nutricionais das crianças brasileiras, constatada pela PNSN, ser atribuída a um impacto positivo dos programas de alimentação executados pelo governo nas últimas duas décadas?". Os resultados analisados na primeira seção cuidam da verificação do grau em que os programas alimentares, desenvolvidos pelo governo federal, aderem as critérios recomendados pelos especialistas na matéria para eleição da prioridade de atendimento e vinculação aos serviços de saúde. Na segunda seção, o estudo se volta para a identificação do perfil nutricional da clientela alvo inscrita nos programas oficiais. As considerações apresentadas ao final defendem a tese de que é necessário insistir no aprimoramento dos programas alimentares e na sua melhor aderência às prioridades de atendimento, ao invés de endossar propostas de abandono da intervenção governamental nesse importante segmento da política social.
