Alimentação e Nutrição
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17398
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Item Notas estatísticas sobre a produção agrícola e carestia dos gêneros alimentícios no império do Brasil(Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1977) Soares, Sebastião FerreiraFoi grande a oposição ao ato do governo imperial brasileiro que, em 1851, suspendeu o tráfico de escravos para o País. Entre outras alegações previa-se um grande recesso na agricultura, que seria causado pela falta de mão-de-obra aplicada. Foi para responder a essa objeção que o autor lançou este livro, depois de muito debater o problema pelos jornais da época. Não se trata de obra dedicada apenas aos economistas, nem de intermináveis tabelas estatísticas. Mostra a utilidade da estatística, numa época em que não havia estatística no Brasil. Mostra a situação econômica, social e política do Brasil, em determinada época, apontando inclusive caminhos a seguir, para que o País não viesse a sofrer a crise catastrófica por muitos prevista. Apresenta problemas já existentes de migração, aperfeiçoamento de mão-de-obra, liberdade e limitação do comércio, excesso de população nas grandes cidades e mesmo observações de como eram tratados problemas que até hoje ainda não foram solucionados.Item Políticas agrícolas e o comércio mundial(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1994-10) Fagundes, Maria HelenaDurante a década de 1980, os países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, adotaram uma estratégia de liberalização do comércio exterior como parte de programas de ajuste estrutural. No Brasil, a partir de 1990, houve um amplo processo de reformas estruturais que incluiu a desregulamentação da economia, a redução do papel do Estado e a privatização. Essas reformas visavam aumentar a produtividade econômica, abolindo mecanismos de controle, eliminando barreiras não-tarifárias e reduzindo tarifas. As causas para essa liberalização foram tanto domésticas, como o esgotamento do modelo de substituição de importações e a crise fiscal, quanto externas, como a globalização e a pressão de países desenvolvidos. Essas mudanças buscavam melhorar a competitividade da indústria e corrigir distorções que prejudicavam o setor agrícola.Item Dois estudos sobre tecnologia de alimentos(Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1978) Pires, Eginardo; Bielschowsky, Ricardo Alberto; Figueiredo, Célia Maria Poppe deEstudo relativo ao quadro tecnológico existente na indústria alimentícia brasileira objetivando gerar conhecimentos sobre o progresso técnico na economia brasileira e fornecer subsídios à atuação da FINEP e demais instituições que atuam na área de ciência e tecnologia. Este trabalho dá continuidade ao programa sobre "progresso técnico e estrutura industrial", desenvolvido pela FINEP.Item Insegurança alimentar e nutricional no Brasil : análise de fatores determinantes em domicílios urbanos e rurais em 2023(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025-05) Ciríaco, Juliane da Silva; Anjos Junior, Otoniel Rodrigues dos; Silva, Sandro Pereira; Lins, Julyan Gleyvison Machado Gouveia; Sousa, Cinthia BarbosaEste estudo tem como objetivo geral analisar a prevalência de insegurança alimentar e nutricional (IAN) na população brasileira, diferenciando sua incidência entre os ambientes urbanos e rurais. Para isso, utilizou-se um modelo logit multinomial com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2023. Identificou-se que fatores como escolaridade do chefe do domicílio e renda per capita influenciam positivamente a condição alimentar da população, enquanto lares monoparentais chefiados por mulheres e com mais crianças residentes enfrentam níveis maiores de IAN. Observou-se ainda que a cor branca está associada à menor probabilidade de IAN, refletindo disparidades étnicas na sociedade brasileira. Ao separar as estimações e controlá-las por condição de domicílio e características da pessoa de referência, a IAN no meio rural, sobretudo em sua forma mais severa, apresenta-se, em termos médios, mais branda comparativamente ao ocorrido nas áreas urbanas. Diante disso, destaca-se a necessidade de políticas públicas multifacetadas, que integrem produção e distribuição de alimentos com ações de estímulo à escolaridade, inclusão produtiva, proteção à infância e mitigação das disparidades regionais, promovendo uma abordagem mais abrangente para a segurança alimentar e nutricional no Brasil.Item Experiências inovadoras : volume 6 : combate à desnutrição infantil(Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), 1997) Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); Conselho da Comunidade Solidária (Brasil); Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)aborda experiências inovadoras no combate à desnutrição infantil, promovidas pelo Programa Comunidade Solidária, com apoio do PMSS e PNUD. Exemplos incluem o Programa Crescer Nutrido em São João do Tigre (PB), o Banco de Leite Humano de Betim (MG), o Projeto Nutricentro ("Supersopa") no Paraná e o Centro de Nutrição do Conjunto Palmeiras em Fortaleza (CE). Esses projetos visam integrar saúde e educação, promover o aleitamento materno, utilizar alimentos excedentes e envolver a comunidade no combate à desnutrição infantil.Item Compras da agricultura familiar para a alimentação escolar no Brasil : aspectos normativos e desempenho entre as unidades federativas de 2013 a 2019(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025) Silva, Sandro PereiraEste capítulo problematiza a trajetória de adequação das estruturas administrativas subnacionais para o cumprimento de uma inovação normativa específica, inserida no marco institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).Item O Programa de Aquisição de Alimentos como instrumento de estímulo às atividades econômicas da agricultura familiar brasileira(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025) Sambuichi, Regina Helena Rosa; Almeida, Ana Flávia Cordeiro Souza de; Gualdani, Carla; Paula, Silvio da Rosa; Marques, Felipe JabaliEste capítulo traz uma análise descritiva dos montantes e da diversidade de compras realizadas pela principal modalidade do PAA no período de 2011 a 2019, no Brasil, Grandes Regiões e microrregiões, visando mostrar a contribuição desse programa como instrumento de estímulo às atividades econômicas produtivas da AF, nos distintos recortes territoriais do país.Item Análise estruturalista da produção da agricultura familiar na região norte do Brasil : um olhar a partir de indicadores de especialização e localização para 2017(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025-04) Pires, Murilo José de SouzaO objetivo desta investigação foi compreender as especificidades das estruturas de produção da agricultura familiar na região Norte, em suas formas multiescalares, quanto aos aspectos de especialização e localização em 2017. Para tanto, questiona-se se a agricultura familiar da região Norte está seguindo ou não os caminhos da agricultura familiar da região Centro-Oeste. Como resultados encontrados, verifica-se para o caso específico, mas não único, da agricultura familiar da região Norte em 2017 a sua estrutura de produção, mesmo apresentando certas características de culturas relacionadas a commodities agrícolas, com pouco mais de 19% do total do valor bruto da produção agrícola (VBPA) relacionado a culturas de exportação. Ainda assim, essa participação foi inferior à verificada para a região Centro-Oeste, que foi de quase 77% do VBPA da agricultura familiar da região. Por sua vez, as cinco principais culturas da agricultura familiar concentram quase 70% do VBPA da região Norte, ao passo que as onze principais responderam por 95% do VBPA da região. A cultura da mandioca, em 2017, foi responsável por 31,5% do total do VBPA da agricultura familiar na região Norte, seguida por açaí, café, banana e pimenta-do-reino.Item Traceability of agri-food products : the key to conscious trade(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2025-04) Bispo, Scarlett Queen Almeida; Silva, Fernanda Aparecida; Martins, Michelle Márcia Viana; Nonnenberg, Marcelo José; Vianna, Ruan da Silva; Cruz, Carla Cristina PassosA globalização do comércio de alimentos tem exigido sistemas robustos de rastreabilidade para garantir a segurança do consumidor, a qualidade dos produtos e a sustentabilidade. Ao promover a transparência nas práticas agrícolas e encorajar o uso responsável dos recursos, a rastreabilidade desempenha um papel importante na proteção do meio ambiente e no apoio ao desenvolvimento sustentável. Este estudo examina os efeitos comerciais das medidas não tarifárias (MNTs) relacionadas à rastreabilidade no comércio internacional, com foco na rastreabilidade de insumos e processos no setor agrícola, com análises específicas nos setores de carne, frutas e pescados. Utilizando um modelo de gravidade estrutural e estimativa de Pseudo Máxima Verossimilhança de Poisson com efeitos fixos (FE) de alta dimensão, analisamos fluxos comerciais entre 53 países exportadores e 56 países importadores, abrangendo 2.081 produtos agrícolas de 2012 a 2021. Os resultados revelam que as medidas de rastreabilidade de insumos geralmente aumentam o comércio, enquanto a rastreabilidade de processos muitas vezes impõe barreiras comerciais. A interação entre as medidas de rastreabilidade de insumos e processos apresenta efeitos positivos no setor de carne. Esses resultados ressaltam o papel diferenciado das medidas de rastreabilidade, destacando a necessidade de abordagens de políticas personalizadas que considerem as características únicas de diferentes setores e países. As descobertas enfatizam a necessidade crítica de equilibrar a facilitação do comércio com padrões rigorosos de segurança, qualidade e sustentabilidade.Item O Processo de regulamentação da biotecnologia : as inovações na agricultura e na produção agroalimentar(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1994-03) Saltes Filho, Sérgio L. M.; Mello, Ana Lúcia Aguiar de; Possas, Mário Luiz (Coordenador)Analisa as relações entre regulamentação e desenvolvimento da moderna biotecnologia, a partir de uma avaliação da evolução recente da biotecnologia no mundo e das experiências internacionais de estabelecimento de regulamentações. Estuda a situação brasileira com vistas a delinear os princípios básicos para uma regulamentação da biotecnologia no país.Item Políticas específicas de combate à fome : mudanças na política agrícola e o papel da agricultura(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2002-03) Seminário Internacional Políticas de Segurança Alimentar e Combate à Fome e à Pobreza Rural (Campinas-SP, 2002); Gasques, José GarciaApresenta resultados de experiências de programas e ações voltadas para o combate à fome no país. Analisa as mudanças recentes ocorridas na política agrícola e o papel da agricultura no combate à fome. Inclui anexo com experiências de programas e ações contra a fome no Brasil.Item Política Nacional de Segurança Alimentar : subsídios para a discussão(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1994-07) Garcia, Ronaldo CoutinhoDiscute problemas relativos à segurança alimentar no Brasil. Sugere um novo estilo de desenvolvimento centrado na eqüidade e cidadania embasado em políticas macroeconômicas e setoriais que busquem atender um mesmo objetivo: suprir às necessidades alimentares básicas da população.Item Efeitos das compras públicas na renda de agricultores familiares no Brasil : análise do programa de aquisição de alimentos e do programa nacional de alimentação escolar(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-12) Elias, Lilian de Pellegrini; Magro, João Pedro Simões; Ciríaco, Juliane da Silva; Silva, Sandro PereiraEste estudo avalia os dois principais programas nacionais de compras públicas de produtos da agricultura familiar no Brasil: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto desses programas sobre a renda dos fornecedores nos mercados de compras públicas. Para tanto, foi feito o cruzamento das bases de compras realizadas em cada um dos programas com os registros administrativos de cadastro dos agricultores familiares. Foram identificados efeitos positivos e significativos sobre o aumento médio de renda dos agricultores nos dois programas avaliados, conforme evidenciado pelo modelo de efeito médio do tratamento. Tais efeitos incidiram sobre diferentes quantis de renda, sendo mais intenso naqueles de renda mais baixa, ou seja, justamente aqueles de maior interesse das políticas. Portanto, a associação desses programas com o aumento na renda dos agricultores familiares revelam o potencial das compras públicas no país.Item O Programa Nacional de Alimentação Escolar e a construção de mercados na agricultura familiara de territórios da cidadania Alto Oeste Potiguar(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023-09) Nunes, Emanuel Márcio; Morais, Adriano Costa de; Araújo, Ionara Jane deO objetivo deste artigo é analisar limites e desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Ministério da Educação (PNAE/MEC), para a construção de mercados e como política de inclusão na agricultura familiar do Território da Cidadania Alto Oeste Potiguar, no Rio Grande do Norte. A metodologia consistiu da identificação e sistematização de informações secundárias e primárias obtidas por meio da pesquisa no território de 2013 e 2020, além das levantadas no Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a 2017, sobre crédito, extensionismo e organização coletiva. Como resultado, a pesquisa constatou agricultura familiar ainda frágil, que desenvolve atividades econômicas em estruturas de bases precárias, o que torna necessária a estruturação coordenada dos sistemas agroalimentares locais e mais diversificados, com vistas a aumentar a produção e ampliar a oferta de alimentos para o PNAE. Espera-se, com isso, que o programa possa contribuir ainda mais com a construção dos mercados no território e promover a inclusão dos agricultores familiares. Assim, as carências de estruturas de produção, extensionismo e organização coletiva identificadas, o que limita a construção de mercados, podem ser mitigadas com o acesso dos agricultores familiares às políticas de desenvolvimento rural; entre estas, a de crédito. Concluindo, foi constatado maior acesso aos recursos do PNAE nos municípios com menor população, nos quais em alguns se chega a alcançar quase 50% da população estudantil total, considerando-se apenas os alunos declarados no Território da Cidadania Alto Oeste PotiguarItem Programa de aquisição de alimentos : análise lógico-avaliativa da modalidade compra institucional(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023-09) Salgado, Rafael Junior dos Santos Figueiredo; Souza, Washington José de; Ferreira, Marco Aurélio MarquesEste artigo sistematiza premissas teóricas que dão suporte ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra institucional (PAA-CI), por meio da metodologia do modelo lógico, no intuito de descrever articulações entre ações, produtos e resultados esperados da política pública e delimitar um modelo avaliativo. Foi realizada análise do material institucional-legal e documental relativo ao PAA e revisão da literatura disponível. O método de análise utilizado para o estudo do programa e a estruturação do modelo lógico baseou-se em Cassiolato e Gueresi (2015) e WKKF (2004). Os resultados permitiram delinear o modelo lógico do programa, ampliando a visão de avaliação para a identificação de atores-chave, capacidades estatais e barreiras de desempenho. O PAA-CI foi criado em um contexto em que preocupações com a fome e a desnutrição coexistem com debates sobre deficiências de micronutrientes e sobrepeso ocasionados pela falta de acesso a uma alimentação saudável. A diversidade de objetivos elencados no marco legal do programa indica que, além das compras públicas, outras ações são necessárias para garantir o bom desempenho da política: devem ser fomentadas ações de extensão rural e de disseminação de informações entre os potenciais agricultores beneficiários para prepará-los para fornecer a esse mercado; bem como ações de capacitação dos gestores públicos responsáveis pela implementação do programa em diversos contextos organizacionais e territoriais são necessárias para adequar o cardápio e os processos administrativos dos órgãos públicos às especificidades da agricultura familiar e aos objetivos da política.Item Incentivo à produção agroecológica e orgânica da agricultura familiar pelo programa de aquisição de alimentos(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-12) Sambuichi, Regina Helena Rosa; Perin, Gabriela; Almeida, Ana Flávia Cordeiro de; Câmara, Rita Dicacia FelipeO Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um programa de compras públicas do governo federal criado para apoiar a agricultura familiar e combater a insegurança alimentar e nutricional. Este estudo analisou o incentivo dado pelo PAA para a produção agroecológica e orgânica da agricultura familiar, abordando os diferentes mecanismos pelos quais o programa pode estar apoiando esse tipo de produção entre os seus beneficiários fornecedores. Para isso, adotou-se uma abordagem mista de análise utilizando documentos legais da política pública, registros administrativos de compras do programa referentes aos anos de 2012 a 2019 e dados primários de campo coletados por meio de entrevistas realizadas com agricultores de todas as Grandes Regiões (GRs) do país no período entre 2021 e 2022. A análise dos normativos mostrou que foram estabelecidos critérios para priorização dos agricultores orgânicos/agroecológicos, com pontuações diferenciadas para as propostas desses agricultores e a permissão para o pagamento de adicional de preços a esses produtos de até 30%. Os resultados da análise das compras indicam que esses critérios tiveram alguma efetividade, principalmente no caso da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pois se observou que o percentual de aquisições desses produtos por parte dessa operadora cresceu de 1,8% em 2012 para 7,0%, em 2019. A análise dos preços praticados mostrou que, na maioria dos casos, eles foram superiores aos preços dos itens convencionais – o aumento foi de exatamente 30% em 61% dos casos. Os resultados das entrevistas mostraram que o processo de conformidade orgânica é ainda uma dificuldade para a maioria dos agricultores familiares, pois apenas 8,3% dos que acessaram o PAA disseram ter algum tipo de certificação para produtos orgânicos. Observou-se, também, que o programa apresenta outros benefícios aos seus fornecedores, que são importantes para apoiar a produção agroecológica e orgânica, como: favorecer acesso a outros canais de comercialização; contribuir para a melhoria da qualidade e da diversidade de produtos; facilitar o acesso a mais informações técnicas para gerir a produção e planejar a comercialização; e melhorar a segurança alimentar e nutricional dos seus beneficiários. Esses benefícios, embora não sejam exclusivos para os agricultores agroecológicos e orgânicos, são de fundamental relevância para apoiar os que optam por esse tipo de produção. Entretanto, a exclusão dos critérios de priorização de agroecológicos e orgânicos dos normativos do PAA, a partir de 2020, causa preocupação em relação à continuidade dos incentivos identificados nesta pesquisa, o que mostra a necessidade de se fazer uma revisão dos seus normativos, visando garantir o acesso desses agricultores como público prioritário. Por fim, recomenda-se que estudos futuros sejam realizados para aprofundar os aspectos observados e identificar os efeitos mais recentes dessas mudanças.Item Tendências do consumo de alimentos e o plano real : uma avaliação para a grande São Paulo(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1997-12) Cyrillo, Denise Cavallini; Saes, Maria Sylvia Macchione; Braga, Márcio BobikEste artigo analisa o impacto do Plano Real na estrutura dos gastos alimentares, com foco na região da Grande São Paulo. O Plano Real proporcionou um aumento geral do poder aquisitivo, possibilitando uma melhoria no consumo de alimentos pelos brasileiros e, especificamente, pelos paulistanos, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. O artigo está estruturado em quatro capítulos, além da introdução e conclusão. Esses capítulos examinam as transformações estruturais, a evolução da renda e dos preços relativos, o desenvolvimento da estrutura de consumo alimentar (desde os anos 1970 e no período pós-Plano Real), bem como alguns indicadores relacionados à oferta de alimentos.Item Climate change and agrifood production : a problem to be tackled by developed and developing countries(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-04) Nonnenberg, Marcelo José Braga; Martins, Michelle Márcia Viana; Silva, Fernanda Aparecida; Bispo, Scarlett Queen Almeida; Cechin, Alicia; Bonilla, Elena; Carneiro, Flavio Lyrio; Helfand, Steven; Santos, Francisco Eduardo de Luna e AlmeidaO aumento substancial das emissões de gases de efeito estufa nas últimas décadas levou a um crescimento significativo do aquecimento global e das mudanças climáticas. Em resposta, os governos introduziram políticas, incluindo regulamentações comerciais ambientais, para promover cadeias de suprimentos sustentáveis. Essas medidas afetam os países de forma desigual, sendo que as nações em desenvolvimento enfrentam desafios mais significativos devido à sua dependência dos setores primário e de agronegócios. Os grandes produtores de alimentos agrícolas geralmente conseguem cumprir essas regulamentações. No entanto, os pequenos e médios produtores precisam de ajuda com os encargos financeiros e técnicos, correndo o risco de exclusão dos mercados globais, danos ambientais e redução da produtividade e da renda. Abordar essas questões é essencial para a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas, o aprimoramento da sustentabilidade agroalimentar, a redução da pobreza rural e a melhoria da segurança alimentar nos países em desenvolvimento. Este documento propõe ações imediatas do G20 para a América do Sul, como o financiamento de instituições de pesquisa e extensão para desenvolver práticas agrícolas sustentáveis para pequenos produtores e a criação de programas regionais para incentivar a conservação das florestas e a agricultura de baixo carbono. Os países ricos devem financiar essas iniciativas, pois são eles que impõem as medidas ambientais mais rigorosas ao comércio internacional.Item Strengthening international mutual learning in food and nutritional security : the role of Brazil’s G20 presidency(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-04) Constantine, Jennifer; Pomeroy, Melissa; Shankland, Alex; Waisbich, Laura TrajberA Aliança Global contra a fome e a pobreza lançada pela Presidência brasileira do Grupo dos Vinte (G20) baseia-se numa longa história de esforços do G20 para enfrentar a insegurança alimentar e nutricional em escala global. No entanto, ao contrário de iniciativas anteriores centradas principalmente na contribuição do G20 para combater a fome nos países de baixa renda, a Aliança Global tem o potencial para inovar de forma significativa, fortalecendo o aprendizado mútuo para a ação política doméstica nos países do G20, ao mesmo tempo que reforça a Cooperação Norte-Sul, Sul-Sul (CSS) e Trilateral (CSST). A fome e a pobreza não se limitam aos países de baixa renda. A insegurança alimentar grave aumentou em todas as regiões do mundo em 2021, incluindo em lugares com renda elevada, e em todos os países do G20. A partir da experiência do Reino Unido, argumentamos que dado o caráter universal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o fato de o mundo estar longe de alcançar o ODS 2 de Fome Zero deveria encorajar os países do G20 a apoiar a ação multilateral em nível global, intensificando simultaneamente o aprendizado político para apoiar seus próprios esforços a fim de enfrentar esses desafios no contexto doméstico. Nas últimas décadas, a CSS e a CSST permitiram que muitos países do Sul global, entre os quais o Brasil, partilhassem conhecimentos sobre políticas eficazes no combate à fome e à pobreza. Baseamo-nos em dois exemplos ancorados na experiência do Brasil com um forte envolvimento da sociedade civil e da academia, e propomos uma estratégia para aumentar o potencial da cooperação internacional para promover a aprendizagem mútua sobre a fome e a redução da pobreza entre os países do G20, bem como ações dos membros do G20 para apoiar outros países e fortalecer os esforços multilaterais liderados pelas Nações Unidas (ONU). Discutimos também os riscos e oportunidades para a Aliança apoiar a expansão de inovações em escala local e nacional para abordar desigualdades enraizadas e interseccionais.Item O Problema alimentar brasileiro : situação atual, perspectivas e proposta de políticas(Centro Nacional de Recursos Humanos (Brasil), 1983-12) Peliano, Anna Maria T. Medeiros; Castro, Claudio de Moura; Martine, George; Garcia, Ronaldo CoutinhoRetrata a situação do problema alimentar do Brasil, tendo como pano-de-fundo o quadro sócio-econômico do País. Aponta as conseqüências dramáticas de uma alimentação cronicamente deficitária, para grandes segmentos da população brasileira. Examina a evolução da produção agrícola e analisa o processo de marginalização relativa das culturas básicas como primeiro passo para o equacionamento dessa situação. Discorre sobre as origens do déficit alimentar deixando clara a sensibilidade da agricultura às decisões da política econômica. Sugere ações referentes à busca, a curtíssimo prazo, de medidas que aumentem o consumo de alimentos das faixas de renda mais baixa e, a curto e médio prazo, da prioridade e continuidade às políticas de estímulo à produção de alimentos. Apresenta uma análise crítica do PRONAN, suas principais linhas de ação. Sugere alternativas que possam contribuir para maior adequação do programa, ampliando seu conteúdo social, aumentando sua eficiência.