Publicação: Condição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil : análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023
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Brasil
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2023
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BR
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Texto para Discussão (TD) 3159 : Condição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil: análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023
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Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar o impacto da condição de insegurança alimentar e nutricional (IAN) sobre a distorção idade-série escolar de estudantes brasileiros matriculados na rede de educação básica, a partir da base de dados do suplemento especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2023. Para alcançar esse objetivo, foram empregadas técnicas de pareamento, como o propensity score matching (PSM) e métodos de reponderação, como o inverse probability weighting (IPW) e o inverse probability weighting with regression adjustment (IPWRA). Na sequência, adotou-se uma abordagem de tratamento multivalorado, para mensurar, de forma diferenciada, os efeitos de distintos níveis de IAN sobre o atraso escolar. Os resultados mostram que a IAN severa apresenta impacto sobre alunos de ambos os sexos, tanto em áreas urbanas quanto rurais do país. Especificamente, os impactos são mais pronunciados para estudantes do sexo feminino de áreas urbanas (6,9 pontos percentuais – p.p.) comparativamente às de áreas rurais (6,2 p.p.). Além disso, para os estudantes do sexo masculino, o impacto também é relevante, sendo no meio rural (5,9 p.p.) comparativamente maior que no urbano (5,5 p.p.). Esses achados evidenciam a importância de políticas públicas sensíveis às desigualdades de gênero e de território, pois os efeitos da IAN sobre a educação variam conforme o contexto analisado, com um peso mais elevado na população socioeconomicamente vulnerável.
Resumo traduzido
This study aims to analyze the impact of food and nutrition insecurity (IAN) on the age-grade distortion of Brazilian students enrolled in the basic education system, based on the database of the special supplement of the Continuous National Household Sample Survey (PNAD Contínua) of 2023. To achieve this objective, matching techniques, such as PSM, and reweighting methods, such as inverse probability weighting (IPW) and weighting with regression adjustment (IPWRA), were used. Subsequently, a multivalued treatment approach was adopted to measure differently the effects of different levels of IAN on school delay. The results show that severe IAN has an impact on students of both sexes, for urban and rural areas of the country. Specifically, the impacts are more pronounced for female students in urban areas (6.9 percentage points) compared to those in rural areas (6.2 p.p.). Furthermore, for male students, the impact is also relevant, with the impact being greater in rural areas (5.9 p.p.) compared to urban areas (5.5 p.p.). These findings highlight the importance of public policies that are sensitive to gender and territorial inequalities, since the effects of IAN on education vary according to the context analyzed, with a higher impact among the most socioeconomically vulnerable population.
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Health, Education, and Welfare::Health::Health and Inequality, Health, Education, and Welfare::Welfare, Well-Being, and Poverty::General Welfare, Well-Being, Agricultural and Natural Resource Economics - Environmental and Ecological Economics::Agriculture::Agricultural Policy - Food Policy - Animal Welfare Policy, Urban, Rural, Regional, Real Estate, and Transportation Economics::Household Analysis::Other Demand
Citação
CIRÍACO, Juliane da Silva et al. Condição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil: análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023. Brasília, DF: Ipea, ago. 2025. 36 p.: il. (Texto para Discussão, n. 3159). DOI: https://dx.doi.org/10.38116/td3159-port