Publicação:
Condição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil : análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023

dc.contributor.authorCiríaco, Juliane da Silva
dc.contributor.authorSilva , Sandro Pereira
dc.contributor.authorAnjos Junior, Otoniel Rodrigues dos
dc.contributor.authorLins, Julyan Gleyvison Machado Gouveia
dc.contributor.authorSousa, Cinthia Barbosa
dc.contributor.editorIpea
dc.contributor.otherDiretoria de Estudos e Políticas Sociais - DISOC
dc.contributor.scholarJuliane da Silva Ciríaco
dc.contributor.scholarSandro Pereira Silva
dc.contributor.scholarOtoniel Rodrigues dos Anjos Junior
dc.contributor.scholarJulyan Gleyvison Machado Gouveia Lins
dc.contributor.scholarCinthia Barbosa Sousa
dc.coverage.spatialBrasil
dc.coverage.temporal2023
dc.date.accessioned2025-09-12T20:18:57Z
dc.date.available2025-09-12T20:18:57Z
dc.date.issued2025-08-29
dc.date.portal2025-09-12
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar o impacto da condição de insegurança alimentar e nutricional (IAN) sobre a distorção idade-série escolar de estudantes brasileiros matriculados na rede de educação básica, a partir da base de dados do suplemento especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2023. Para alcançar esse objetivo, foram empregadas técnicas de pareamento, como o propensity score matching (PSM) e métodos de reponderação, como o inverse probability weighting (IPW) e o inverse probability weighting with regression adjustment (IPWRA). Na sequência, adotou-se uma abordagem de tratamento multivalorado, para mensurar, de forma diferenciada, os efeitos de distintos níveis de IAN sobre o atraso escolar. Os resultados mostram que a IAN severa apresenta impacto sobre alunos de ambos os sexos, tanto em áreas urbanas quanto rurais do país. Especificamente, os impactos são mais pronunciados para estudantes do sexo feminino de áreas urbanas (6,9 pontos percentuais – p.p.) comparativamente às de áreas rurais (6,2 p.p.). Além disso, para os estudantes do sexo masculino, o impacto também é relevante, sendo no meio rural (5,9 p.p.) comparativamente maior que no urbano (5,5 p.p.). Esses achados evidenciam a importância de políticas públicas sensíveis às desigualdades de gênero e de território, pois os efeitos da IAN sobre a educação variam conforme o contexto analisado, com um peso mais elevado na população socioeconomicamente vulnerável.
dc.description.abstractalternativeThis study aims to analyze the impact of food and nutrition insecurity (IAN) on the age-grade distortion of Brazilian students enrolled in the basic education system, based on the database of the special supplement of the Continuous National Household Sample Survey (PNAD Contínua) of 2023. To achieve this objective, matching techniques, such as PSM, and reweighting methods, such as inverse probability weighting (IPW) and weighting with regression adjustment (IPWRA), were used. Subsequently, a multivalued treatment approach was adopted to measure differently the effects of different levels of IAN on school delay. The results show that severe IAN has an impact on students of both sexes, for urban and rural areas of the country. Specifically, the impacts are more pronounced for female students in urban areas (6.9 percentage points) compared to those in rural areas (6.2 p.p.). Furthermore, for male students, the impact is also relevant, with the impact being greater in rural areas (5.9 p.p.) compared to urban areas (5.5 p.p.). These findings highlight the importance of public policies that are sensitive to gender and territorial inequalities, since the effects of IAN on education vary according to the context analyzed, with a higher impact among the most socioeconomically vulnerable population.
dc.description.serieTD 3159
dc.format.extent36
dc.identifier.citationCIRÍACO, Juliane da Silva et al. Condição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil: análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023. Brasília, DF: Ipea, ago. 2025. 36 p.: il. (Texto para Discussão, n. 3159). DOI: https://dx.doi.org/10.38116/td3159-port
dc.identifier.doi10.38116/td3159-port
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18893
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.subject.jelHealth, Education, and Welfare::Health::Health and Inequality
dc.subject.jelHealth, Education, and Welfare::Welfare, Well-Being, and Poverty::General Welfare, Well-Being
dc.subject.jelAgricultural and Natural Resource Economics - Environmental and Ecological Economics::Agriculture::Agricultural Policy - Food Policy - Animal Welfare Policy
dc.subject.jelUrban, Rural, Regional, Real Estate, and Transportation Economics::Household Analysis::Other Demand
dc.subject.keywordInsegurança alimentar e nutricional
dc.subject.keywordEducação básica
dc.subject.keywordDistorção idade-série escolar
dc.subject.keywordDeterminantes sociais
dc.subject.keywordSubsídios a políticas públicas
dc.subject.otherlanguagesFood and nutritional insecurity
dc.subject.otherlanguagesBasic education
dc.subject.otherlanguagesAge-grade distortion
dc.subject.otherlanguagesSocial determinants
dc.subject.otherlanguagesPublic policy subsidies
dc.subject.vcipeaAlimento. Nutrição
dc.titleCondição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil : análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 3159 : Condição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil: análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023
dc.title.scholarCondição alimentar e distorção idade-série escolar no Brasil: análise dos efeitos com modelos de tratamento binários e multivalorados para 2023
dc.typeWorking paper
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionID Ipea Projetos: (594) Acompanhamento e Análise de Políticas de Desenvolvimento Ru ID Produto: (38028) CONDIÇÃO ALIMENTAR E DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE ESCOLAR NO BRASI
relation.isOrgUnitOfPublication07452517-95c9-4661-8962-0e7b9359b4c2
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery07452517-95c9-4661-8962-0e7b9359b4c2

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_3159_Web.pdf
Tamanho:
1.4 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_3159_Sumex.pdf
Tamanho:
158.34 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais