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Como melhorar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar?

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2024-09-13

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Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem seu marco de origem datado em 1955 e é o segundo maior programa de alimentação de estudantes do mundo, atendendo aproximadamente 40 milhões de crianças. Em um país que enfrenta uma pobreza multidimensional, especialmente na infância, o PNAE é uma política com papel estratégico. A ampliação da sua abrangência para as escolas federais que ofertam educação básica expande ainda mais o alcance do Programa, ao passar a ofertar recursos para a alimentação de estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos dos Institutos Federais pelo Brasil. No entanto, a execução nestas entidades é muito variada: enquanto algumas unidades conseguem executar mais de 80% dos recursos recebidos, outras chegam a devolvê-los integralmente (0% de execução). Considerando que o valor per capita é o mesmo para todo o Brasil, este trabalho buscou compreender os principais motivos das dificuldades e do sucesso na execução dos recursos do PNAE. O escopo da pesquisa está delimitado no Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião, que possui baixo percentual de execução, e no Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Paracatu, com alto percentual. Para tanto, utiliza-se a metodologia de projeto de intervenção, com a utilização de pares contrafactuais, a fim de traçar os fatores que contribuem para a entrega de alimentos e propor uma intervenção junto ao Campus São Sebastião, com vistas a atender aos objetivos da Política Nacional. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e consulta de dados disponíveis no Portal das entidades. Constatou-se que o baixo valor per capita do Programa tem sido um desafio comum aos dois campi, tornando-se um obstáculo difícil de superar. Apesar de executar o orçamento, o Campus Paracatu não consegue entregar refeições todos os dias da semana, como pretende a Política. Foram realizadas sugestões para as dificuldades relatadas pelo Campus São Sebastião a partir das ações identificadas como determinantes para a execução do PNAE no Campus Paracatu. Apesar de algumas serem de ordem prática e de curto prazo, todas precisam de validação e aderência dos seus atores (e principalmente gestores) da autarquia e do seu órgão vinculado.

Resumo traduzido

The National School Feeding Program (PNAE) dates back to 1955 and is the second largest student feeding program in the world, serving approximately 40 million children. In a country that faces multidimensional poverty, especially in childhood, PNAE is a policy with a strategic role. The scope’s expansion to federal schools that offer basic education further expands the Program’s reach, as it now offers resources for feeding students in high school and youth and adult education at federal institutions throughout Brazil. However, implementation in these institutions varies: while some units manage to execute more than 80% of the resources received, others end up returning them in full (0% implementation). Considering that per capita value is the same throughout Brazil, this study sought to understand the main reasons for the difficulties and success in implementing PNAE resources. The scope of the research is limited to the Instituto Federal de Brasília, Campus São Sebastião, which has a low implementation rate, and the Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Paracatu, which has a high one. To this end, the intervention project methodology is used, with the use of counterfactual pairs, in order to outline the factors that contribute to the delivery of meals and propose an intervention at the Campus São Sebastião, with the aim of meeting the objectives of the National Policy. Semi-structured interviews and consultations of data available on the entities' Portal were conducted to collect the data. It was found that the low per capita value of the Program has been a common challenge for both campi, making it a difficult obstacle to overcome. Despite executing the budget, Campus Paracatu is unable to deliver meals every day of the week, as intended by the Policy. Based on the actions determined to be determining factors for the implementation of the PNAE at the Campus Paracatu. Although some are practical and short-term, they all require validation and adherence from the stakeholders (and especially managers) of the local authority and its linked entity.

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SANTOS, Vanessa Soares dos. Como melhorar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar? 2024. 70 f. Projeto de Intervenção (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2024.

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