Publicação:
Mortalidade no trânsito, desenvolvimento econômico e desigualdades regionais no Brasil

dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T20:11:44Z
dc.date.available2025-02-07T20:11:44Z
dc.date.issued2025-02
dc.date.portal2025-02
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo estudar variáveis socioeconômicas relacionadas às taxas de mortalidade por acidentes de trânsito no Brasil, investigando o efeito do desenvolvimento econômico e os fatores importantes que explicam a diferenciação das mortes no trânsito entre os estados brasileiros. Observou-se que um maior percentual de motocicletas aumenta muito a mortalidade nos estados. Na direção oposta, o aumento do efetivo policial e da população reduz essa taxa nos estados brasileiros. O aumento do rendimento também tem um efeito no crescimento das mortes, embora, nos estados mais ricos, esse efeito seja o oposto. Nos estados mais pobres, as melhorias nas estradas têm um impacto ascendente na taxa de mortalidade, devido ao atual mau estado de conservação das vias, o que reduz a energia dos acidentes e, consequentemente, das mortes no trânsito.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis work aims to study socioeconomic variables related to mortality rates from traffic accidents in Brazil, investigating the effect of economic development and important factors that explain the differentiation of traffic deaths between Brazilian states. It was observed that a higher percentage of motorcycles greatly increases mortality in the states. In the opposite direction, an increase in police force and a larger population reduces this rate in Brazilian states. Increasing income also has an effect on increasing deaths, although in richer states this effect is opposite. In the poorest states, road improvements have an upward impact on the mortality rate, due to the current poor state of road conservation, which reduces the energy of accidents and consequently traffic deaths.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para discussão ; 3081pt_BR
dc.description.other32 p. : il.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Mortalidade no trânsito, desenvolvimento econômico e desigualdades regionais no Brasil. Brasília, DF: Ipea, fev. 2025. 32 p. : il. (Texto para Discussão, n. 3081). DOI: https://dx.doi.org/10.38116/td3081-portpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/16826
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordMortalidade no trânsitopt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordSegurança rodoviáriapt_BR
dc.subject.vcipeaMortalidadept_BR
dc.subject.vcipeaAcidentes de Trânsitopt_BR
dc.titleMortalidade no trânsito, desenvolvimento econômico e desigualdades regionais no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 3081 : Mortalidade no trânsito, desenvolvimento econômico e desigualdades regionais no Brasilpt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationTransportespt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_3081_web.pdf
Tamanho:
2.69 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_3081_Sumex.pdf
Tamanho:
153.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais