Publicação:
Se Sustentabilidade não é moda, mas necessidade, então a moda é um bom começo

dc.contributor.authorNatividade, Daise Rosas
dc.contributor.authorNogueira, Mauro Oddo
dc.contributor.authorBarreto, Mylena da Silva Gomes
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-30T13:42:16Z
dc.date.available2024-04-30T13:42:16Z
dc.date.issued2024-04
dc.date.portal2024-04
dc.description.abstractNeste estudo, analisa-se a cadeia da moda no Brasil. Foi possível observar ser esta bastante heterogênea e abrangente, envolvendo os três macrossetores da economia, indo desde a produção agrícola de matérias-primas até as indústrias criativas. Caracteriza-se também pela existência de uma diversidade de empresas formais e informais, de microempresas até corporações transnacionais, com predominância dos pequenos negócios, além de expressivo peso na economia. Assim, trata-se de uma cadeia produtiva representativa do tecido produtivo brasileiro, e sua realidade pode servir de referência para o desenho de trajetórias para que o país cumpra com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse sentido, o artigo apresenta exemplos de iniciativas sustentáveis que estão surgindo em âmbito regional e nacional, focadas na moda sustentável e no uso de materiais ecologicamente corretos, apontando para a necessidade de políticas públicas e incentivos robustos a fim de que ganhem escala. Surge, assim, uma agenda de pesquisas direcionada para o mapeamento e quantificação dessa cadeia e para a identificação das iniciativas de moda sustentável em curso que possam servir de referência para formulação de políticas públicas.pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, Brasília, n. 75, 37 p., abr. 2024.pt_BR
dc.description.otherp. 19-24pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherPossui apêndicept_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13667
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordCadeia da modapt_BR
dc.subject.keywordMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.vcipeaPequenas Empresaspt_BR
dc.subject.vcipeaPolítica de Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.vcipeaPlanejamento da Produçãopt_BR
dc.titleSe Sustentabilidade não é moda, mas necessidade, então a moda é um bom começopt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationPequenas, Médias e Grandes Empresaspt_BR
relation.isJournalIssueOfPublication4eb30bac-3bae-4f51-8b32-83ae7e65e487
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery4eb30bac-3bae-4f51-8b32-83ae7e65e487

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Radar_75_Art3_Se_sustentabilidade_nao_e_moda.pdf
Tamanho:
91.27 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais