Publicação:
Financiamento externo no ciclo recente da economia brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Texto para Discussão (TD) 1540: Financiamento externo no ciclo recente da economia brasileira, Texto para Discussão Cepal Ipea 22: Financiamento externo no ciclo recente da economia brasileira, External financing in the recent cycle of the Brazilian economy

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este trabalho faz uma avaliação da evolução e dos determinantes da estrutura de capitais das empresas brasileiras de forma comparada, com particular ênfase no financiamento externo. Uma das principais conclusões é que os fatores intrínsecos ao país de origem são quase tão importantes quanto determinantes da estrutura ao nível da firma. Os fatores setoriais não são tão importantes. Em termos de endividamento geral, as empresas brasileiras vêm se comportando de maneira diferente daquelas de outros mercados emergentes, particularmente os asiáticos. Enquanto as empresas do Brasil vêm aumentando o nível de endividamento em geral, naqueles países a tendência é de diminuição. No Brasil, é recente a estabilidade econômica e a baixa volatilidade cambial, o ciclo econômico, bem como elementos da qualidade das instituições, tal como o judiciário, são fundamentais no aumento do endividamento. Empresas em países com mais restrições de crédito se endividam mais quando a economia cresce. A demanda por instrumentos de proteção cambial caiu nos últimos tempos, mas a oferta parece ter sido adequada para atendê-la. O prazo dos instrumentos de hedge está aumentando, apesar da redução da demanda. Não se encontrou evidência de que as empresas de capital aberto brasileiras estejam se comportando de forma muito diferente das empresas em outros países em desenvolvimento com risco similar no endividamento externo. Uma revisão de literatura extensa é realizada sobre o assunto, incluindo-se trabalhos sobre empresas de capital fechado. Dados brasileiros sobre todos estes aspectos também são apresentados.

Resumo traduzido

Assess the evolution and determinants of capital structure of Brazilian companies on a comparative basis.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais