Publicação:
Novo modelo de contrato de mobilidade urbana : como gerar receita, aumentar uso e reduzir custos de transporte público urbano

dc.contributor.authorZaban, Breno
dc.contributor.authorPompermayer, Fabiano Mezadre
dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-12T19:14:54Z
dc.date.available2021-04-12T19:14:54Z
dc.date.issued2021-04
dc.date.portal2021-04
dc.description.abstractEsta nota tem por objetivo propor alterações em contratos de concessão de ônibus para aumentar o uso e melhorar a qualidade do serviço. As premissas básicas para a proposta envolvem maior flexibilidade, menores custos, viabilizando novas receitas, maior uso e, ao fim, menores tarifas. Parte-se do reconhecimento das externalidades positivas que o transporte público traz à cidade, inclusive ao transporte individual, mas se rediscute a forma de internalizá-las nos contratos de concessão de ônibus, de forma a buscar-se constantemente maior eficiência em custos e melhor nível de serviço. A abordagem geral proposta aqui pode ser empregada em novas licitações. Para esses casos, a própria natureza mais flexível do contrato dispensa o custo e o tempo de modelagem detalhada que normalmente atrasa e limita contratos de concessão. Mas também pode ser utilizada em aditivos no âmbito de processos de reequilíbrio econômico financeiro de contratos vigentes. Entende-se que, após os danos causados pela pandemia da Covid-19, contratos de concessão de ônibus terão de passar por significativa reformulação. A proposta desta nota oferece uma avenida de reformatação que privilegia a redução de custos e tarifas, preservando os direitos e as expectativas de retorno legítimas do concessionário. Espera-se que este texto sirva como orientador para revisão de serviços de transporte público para que brasileiros passem a ver esse tipo de transporte como a melhor solução para suas necessidades cotidianas de mobilidade. Na seção 2, são delineados os princípios fundamentais da proposta, e, nas seções 3, 4, 5, 6 e 7, as diretrizes são apresentadas, sendo que esta última não envolve os contratos de concessão de transporte público em si, mas ações que podem ser tomadas pelas administrações públicas municipais e metropolitanas que potencializarão o alcance das medidas propostas aos contratos. Por fim, a conclusão desta nota é feita na seção 8.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.other18 p.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10547
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
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dc.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordServiços de transporte públicopt_BR
dc.subject.keywordContratos de concessão de transporte públicopt_BR
dc.subject.keywordDiretrizespt_BR
dc.subject.keywordAdministrações públicas municipais e metropolitanaspt_BR
dc.subject.vcipeaTransporte Públicopt_BR
dc.subject.vcipeaContratos Públicospt_BR
dc.subject.vcipeaTransporte Urbanopt_BR
dc.subject.vcipeaContratos Públicospt_BR
dc.titleNovo modelo de contrato de mobilidade urbana : como gerar receita, aumentar uso e reduzir custos de transporte público urbanopt_BR
dc.title.alternativeNota Técnica n. 23 (Dirur) : Novo modelo de contrato de mobilidade urbana : como gerar receita, aumentar uso e reduzir custos de transporte público urbanopt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR

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