Publicação: Reflexões sobre o seminário internacional: mudança tecnológica, organização do trabalho e formas de gestão
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 191: Reflexões sobre o seminário internacional: mudança tecnológica, organização do trabalho e formas de gestão, Reflections on the international seminar: technological change, work organization and management forms
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A fase atual de difusão e emprego de novas tecnologias tem suscitado grande interesse nos meios acadêmicos, sindicais, empresariais e de governo, com a produção de textos, livros e debates. Este texto analisa o assunto através das principais questões tratadas no seminário internacional que o titula, realizado pelo IPEA em outubro de 1988 e concebido pela autora. A preocupação central é interrelacionar as questões tratadas, mostrando a coerência do programa através da reflexão de três temas chaves. Primeiro: o caráter social da introdução das novas tecnologias, ou seja, não existe uma relação causal obrigatória entre o uso de determinada mudança tecnológica e a obtenção de determinados resultados. O aumento da produtividade e a maior rentabilidade econômica estão calçados sobretudo em novos padrões de organização do trabalho e de concepção gerencial da produção. Segundo: a mudança nos critérios de gestão da força de trabalho como forma de garantir bom desempenho e eficiência no processo produtivo a partir do uso de novas tecnologias de base microeletrônicas, quando os processos tayloristas não são mais apropriados. É destacado o papel dos sistemas participativos, como CCQ, kanban, just-in-time, participação dos empregados nos conselhos das empresas, comissões de fábrica e grupos de expressão direta, numa imbricação gestão de produção/gestão de pessoal. Terceiro: a nova tendência do sindicalismo contemporâneo, que vem apontando para o fortalecimento crescente da representação dos trabalhadores no local do trabalho, indicando o espaço interno de empresa como o mais apropriado aos debates e resoluções dos conflitos capital/trabalho. Nessa linha são visualizadas duas direções: a busca de autonomia nas negociações empresa/trabalhador, com um mínimo de interferência do Estado, e a grande questão de como conciliar esse sindicalismo de empresa com um projeto de toda a sociedade.
