Publication:
Reflexões sobre o seminário internacional: mudança tecnológica, organização do trabalho e formas de gestão

Loading...
Thumbnail Image

item.page.format.extent

item.page.description.firstpage

item.page.description.lastpage

Publication data

item.page.date.series

item.page.date.event

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

item.page.description.edition

Language

por

item.page.coverage.spatial

Brasil

item.page.coverage.temporal

item.page.location.country

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.type

item.page.degree.level

item.page.source.urlsource

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Copyright Holder

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Access to Information

Acesso Aberto

Terms of Use

Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.

item.page.title.alternative

Texto para Discussão (TD) 191: Reflexões sobre o seminário internacional: mudança tecnológica, organização do trabalho e formas de gestão, Reflections on the international seminar: technological change, work organization and management forms

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

item.page.contributor.author

Advisor

item.page.contributor.editor

item.page.contributor.thesiscommitee

item.page.contributor.organizer

item.page.contributor.coordinator

item.page.contributor.other

item.page.relation.ispartofseries

Speaker / Moderator / Discussant

Abstract

A fase atual de difusão e emprego de novas tecnologias tem suscitado grande interesse nos meios acadêmicos, sindicais, empresariais e de governo, com a produção de textos, livros e debates. Este texto analisa o assunto através das principais questões tratadas no seminário internacional que o titula, realizado pelo IPEA em outubro de 1988 e concebido pela autora. A preocupação central é interrelacionar as questões tratadas, mostrando a coerência do programa através da reflexão de três temas chaves. Primeiro: o caráter social da introdução das novas tecnologias, ou seja, não existe uma relação causal obrigatória entre o uso de determinada mudança tecnológica e a obtenção de determinados resultados. O aumento da produtividade e a maior rentabilidade econômica estão calçados sobretudo em novos padrões de organização do trabalho e de concepção gerencial da produção. Segundo: a mudança nos critérios de gestão da força de trabalho como forma de garantir bom desempenho e eficiência no processo produtivo a partir do uso de novas tecnologias de base microeletrônicas, quando os processos tayloristas não são mais apropriados. É destacado o papel dos sistemas participativos, como CCQ, kanban, just-in-time, participação dos empregados nos conselhos das empresas, comissões de fábrica e grupos de expressão direta, numa imbricação gestão de produção/gestão de pessoal. Terceiro: a nova tendência do sindicalismo contemporâneo, que vem apontando para o fortalecimento crescente da representação dos trabalhadores no local do trabalho, indicando o espaço interno de empresa como o mais apropriado aos debates e resoluções dos conflitos capital/trabalho. Nessa linha são visualizadas duas direções: a busca de autonomia nas negociações empresa/trabalhador, com um mínimo de interferência do Estado, e a grande questão de como conciliar esse sindicalismo de empresa com um projeto de toda a sociedade.

item.page.description.abstractalternative

organization.page.description

person.page.description

Email Address

person.page.identifier.orcid

person.page.identifier.lattes

person.page.identifier.gsid

person.page.identifier.rid

person.page.identifier.scopus-author-id

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

item.page.subject.vcipea

item.page.subject.otherlanguages

Citation

item.page.description.version

Description

item.page.description.series

item.page.relation.replaces

Final version of this publication

item.page.relation.references

organization.page.relation.references

Book Chapter

Primary Version

Events

News

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais