Publicação:
Uma Análise comparativa dos programas de crédito ao ensino superior brasileiro e colombiano

dc.contributor.advisorAntonio Lassance
dc.contributor.advisorMilko Matijascic
dc.contributor.authorSouto, Fernanda Peixoto
dc.contributor.otherCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
dc.contributor.scholarFernanda Peixoto Souto
dc.contributor.thesiscommiteeAlmir de Oliveira Junior
dc.contributor.thesiscommiteeMilko Matijascic
dc.contributor.thesiscommiteeAntonio Lassance
dc.coverage.spatialBrasil
dc.coverage.spatialColômbia
dc.date.accessioned2025-09-24T17:42:08Z
dc.date.available2025-09-24T17:42:08Z
dc.date.issued2019
dc.date.portal2019
dc.date.submitted2019-09-27
dc.degree.levelMestrado
dc.description.abstractO Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), apesar das mudanças recentes, tem suscitado diversas críticas quanto a sua sustentabilidade financeira, ameaçando a continuidade da política. Análises e comparações internacionais podem auxiliar na construção de soluções para o FIES mostrando formas de aprimorá-los. Este trabalho realizará uma comparação com o Instituto Colombiano de Crédito Educacional e Estudos Técnicos no Exterior (ICETEX), o vanguardista neste tipo de programa. As dificuldades encontradas no Brasil são, em muitos casos, as mesmas encontradas em outros países, por isso a comparação internacional é relevante na construção de modelos mais eficientes.
dc.description.abstractalternativeThe “Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)”, despite recent changes, has raised several criticisms of its financial sustainability, threatening the policy continuity. International analysis and comparisons can assist in building solutions to FIES, by showing ways to improve. This paper will make a comparison with the Colombian Institute of Educational Credit and Technical Studies Abroad (ICETEX), the first of its type. The difficulties encountered in Brazil are, in many cases, the same as those found in other countries, so international comparison is relevant in creating more efficient models.
dc.description.graduateprogramPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.description.serieMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Terceira Turma
dc.format.extent106
dc.identifier.citationSOUTO, Fernanda Peixoto. Uma análise comparativa dos programas de crédito ao ensino superior brasileiro e colombiano. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2019.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19155
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Padrão Ipea
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas
dc.subject.keywordCrédito educativo
dc.subject.keywordFundo de Financiamento Estudantil (Fies)
dc.subject.vcipeaEnsino Superior
dc.subject.vcipeaFinanciamento da Educação
dc.subject.vcipeaComparação. Avaliação
dc.subject.vcipeaPolíticas Públicas
dc.titleUma Análise comparativa dos programas de crédito ao ensino superior brasileiro e colombiano
dc.title.scholarUma Análise comparativa dos programas de crédito ao ensino superior brasileiro e colombiano
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionColeção: Administração Pública. Governo. Estado Coleção: Educação
relation.isOrgUnitOfPublication211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
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