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Análise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying

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Analysis of the impact of the School Health Program on cases of discrimination and bullying, Análisis del impacto del Programa de Salud Escolar en casos de discriminación y bullying

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Resumo

O estudo estimou o impacto do Programa Saúde na Escola (PSE) sobre os diferentes tipos de bullying e discriminação sofridos pelos estudantes nas escolas brasileiras. Com base nas informações da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, estimou-se o efeito médio do tratamento (escolas que aderiram ao PSE) por meio do método de propensity score matching e, posteriormente, aplicou-se o método de Lewbel para lidar com o possível viés causado pelas características não observáveis que influenciam o tratamento. Os resultados indicam que o PSE não contribui para a diminuição dos casos de violência escolar.

Resumo traduzido

The study estimated the impact of the School Health Program (PSE – Programa Saúde na Escola) on different types of bullying and discrimination experienced by students in Brazilian schools. Based on data from the National Survey of School Health 2019 (PeNSE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), the average treatment effect (schools that adhered to the PSE) was estimated using the propensity score matching method, and subsequently, the Lewbel method was applied to address potential bias caused by unobservable characteristics influencing the treatment. The results indicate that the PSE does not contribute to a decrease in school violence cases.
El estudio estimó el impacto del Programa Salud en las Escuelas (PSE – Programa Saúde na Escola) sobre los diferentes tipos de acoso escolar y discriminación sufridos por los estudiantes en las escuelas brasileñas. Basándose en la información de la Encuesta Nacional de Salud Escolar 2019 (PeNSE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), se estimó el efecto medio del tratamiento (escuelas que adoptaron el PSE) a través del método de Emparejamiento por Puntaje de Propensión, y posteriormente se aplicó el método de Lewbel para abordar el posible sesgo causado por características no observables que influyen en el tratamiento. Los resultados indican que el PSE no contribuye a la disminución de los casos de violencia escolar.

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CAVALHEIRO, Jennifer da Rosa; BECKER, Kalinca Léia. Análise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 69, p. 37–68, jan./abr. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp69art2

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