Publicação:
Análise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying

dc.contributor.authorCavalheiro, Jennifer da Rosa
dc.contributor.authorBecker, Kalinca Léia
dc.contributor.otherDiretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR
dc.contributor.scholarJennifer da Rosa Cavalheiro
dc.contributor.scholarKalinca Léia Becker
dc.date.accessioned2025-10-09T12:29:39Z
dc.date.available2025-10-09T12:29:39Z
dc.date.issued2025-04
dc.date.portal2025-04
dc.description.abstractO estudo estimou o impacto do Programa Saúde na Escola (PSE) sobre os diferentes tipos de bullying e discriminação sofridos pelos estudantes nas escolas brasileiras. Com base nas informações da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, estimou-se o efeito médio do tratamento (escolas que aderiram ao PSE) por meio do método de propensity score matching e, posteriormente, aplicou-se o método de Lewbel para lidar com o possível viés causado pelas características não observáveis que influenciam o tratamento. Os resultados indicam que o PSE não contribui para a diminuição dos casos de violência escolar.
dc.description.abstractalternativeThe study estimated the impact of the School Health Program (PSE – Programa Saúde na Escola) on different types of bullying and discrimination experienced by students in Brazilian schools. Based on data from the National Survey of School Health 2019 (PeNSE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), the average treatment effect (schools that adhered to the PSE) was estimated using the propensity score matching method, and subsequently, the Lewbel method was applied to address potential bias caused by unobservable characteristics influencing the treatment. The results indicate that the PSE does not contribute to a decrease in school violence cases.
dc.description.abstractalternativeEl estudio estimó el impacto del Programa Salud en las Escuelas (PSE – Programa Saúde na Escola) sobre los diferentes tipos de acoso escolar y discriminación sufridos por los estudiantes en las escuelas brasileñas. Basándose en la información de la Encuesta Nacional de Salud Escolar 2019 (PeNSE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), se estimó el efecto medio del tratamiento (escuelas que adoptaron el PSE) a través del método de Emparejamiento por Puntaje de Propensión, y posteriormente se aplicó el método de Lewbel para abordar el posible sesgo causado por características no observables que influyen en el tratamiento. Los resultados indican que el PSE no contribuye a la disminución de los casos de violencia escolar.
dc.description.firstpage37
dc.description.issue37
dc.description.lastpage68
dc.description.publicationtitlePlanejamento e Políticas Públicas
dc.description.seriePPP 69
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Jennifer da Rosa; BECKER, Kalinca Léia. Análise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 69, p. 37–68, jan./abr. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp69art2
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.38116/ppp69art2
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19304
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.ispartofhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19040
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP
dc.subject.jelLabor and Demographic Economics::Demand and Supply of Labor::Human Capital - Skills - Occupational Choice - Labor Productivity
dc.subject.jelMicroeconomics::General::Microeconomic Policy: Formulation, Implementation, and Evaluation
dc.subject.jelHealth, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::Government Policy
dc.subject.keywordBullying
dc.subject.vcipeaPolíticas Públicas
dc.subject.vcipeaDiscriminação
dc.titleAnálise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying
dc.title.alternativeAnalysis of the impact of the School Health Program on cases of discrimination and bullying
dc.title.alternativeAnálisis del impacto del Programa de Salud Escolar en casos de discriminación y bullying
dc.title.scholarAnálise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying
dc.typeJournal Article
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionPPA 2025
relation.isJournalIssueOfPublicationeb7d3fc1-0c5e-4db1-9219-79c7a6fb163f
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscoveryeb7d3fc1-0c5e-4db1-9219-79c7a6fb163f
relation.isOrgUnitOfPublication61f780b7-b847-48b6-b378-860fc611a218
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery61f780b7-b847-48b6-b378-860fc611a218

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ppp_n69_Artigo2_analise_impacto_programa_saude.pdf
Tamanho:
1.08 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais