Publicação: Análise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying
| dc.contributor.author | Cavalheiro, Jennifer da Rosa | |
| dc.contributor.author | Becker, Kalinca Léia | |
| dc.contributor.other | Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR | |
| dc.contributor.scholar | Jennifer da Rosa Cavalheiro | |
| dc.contributor.scholar | Kalinca Léia Becker | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-09T12:29:39Z | |
| dc.date.available | 2025-10-09T12:29:39Z | |
| dc.date.issued | 2025-04 | |
| dc.date.portal | 2025-04 | |
| dc.description.abstract | O estudo estimou o impacto do Programa Saúde na Escola (PSE) sobre os diferentes tipos de bullying e discriminação sofridos pelos estudantes nas escolas brasileiras. Com base nas informações da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, estimou-se o efeito médio do tratamento (escolas que aderiram ao PSE) por meio do método de propensity score matching e, posteriormente, aplicou-se o método de Lewbel para lidar com o possível viés causado pelas características não observáveis que influenciam o tratamento. Os resultados indicam que o PSE não contribui para a diminuição dos casos de violência escolar. | |
| dc.description.abstractalternative | The study estimated the impact of the School Health Program (PSE – Programa Saúde na Escola) on different types of bullying and discrimination experienced by students in Brazilian schools. Based on data from the National Survey of School Health 2019 (PeNSE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), the average treatment effect (schools that adhered to the PSE) was estimated using the propensity score matching method, and subsequently, the Lewbel method was applied to address potential bias caused by unobservable characteristics influencing the treatment. The results indicate that the PSE does not contribute to a decrease in school violence cases. | |
| dc.description.abstractalternative | El estudio estimó el impacto del Programa Salud en las Escuelas (PSE – Programa Saúde na Escola) sobre los diferentes tipos de acoso escolar y discriminación sufridos por los estudiantes en las escuelas brasileñas. Basándose en la información de la Encuesta Nacional de Salud Escolar 2019 (PeNSE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), se estimó el efecto medio del tratamiento (escuelas que adoptaron el PSE) a través del método de Emparejamiento por Puntaje de Propensión, y posteriormente se aplicó el método de Lewbel para abordar el posible sesgo causado por características no observables que influyen en el tratamiento. Los resultados indican que el PSE no contribuye a la disminución de los casos de violencia escolar. | |
| dc.description.firstpage | 37 | |
| dc.description.issue | 37 | |
| dc.description.lastpage | 68 | |
| dc.description.publicationtitle | Planejamento e Políticas Públicas | |
| dc.description.serie | PPP 69 | |
| dc.identifier.citation | CAVALHEIRO, Jennifer da Rosa; BECKER, Kalinca Léia. Análise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 69, p. 37–68, jan./abr. 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppp69art2 | |
| dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.38116/ppp69art2 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19304 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.location.city | Brasília | |
| dc.location.country | BR | |
| dc.publisher | Ipea | |
| dc.relation.ispartof | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19040 | |
| dc.rights | Acesso Aberto | |
| dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | |
| dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | |
| dc.rights.type | Licença Comum | |
| dc.source.urlsource | https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP | |
| dc.subject.jel | Labor and Demographic Economics::Demand and Supply of Labor::Human Capital - Skills - Occupational Choice - Labor Productivity | |
| dc.subject.jel | Microeconomics::General::Microeconomic Policy: Formulation, Implementation, and Evaluation | |
| dc.subject.jel | Health, Education, and Welfare::Education and Research Institutions::Government Policy | |
| dc.subject.keyword | Bullying | |
| dc.subject.vcipea | Políticas Públicas | |
| dc.subject.vcipea | Discriminação | |
| dc.title | Análise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying | |
| dc.title.alternative | Analysis of the impact of the School Health Program on cases of discrimination and bullying | |
| dc.title.alternative | Análisis del impacto del Programa de Salud Escolar en casos de discriminación y bullying | |
| dc.title.scholar | Análise do impacto do Programa Saúde na Escola sobre os casos de discriminação e bullying | |
| dc.type | Journal Article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| ipea.description | PPA 2025 | |
| relation.isJournalIssueOfPublication | eb7d3fc1-0c5e-4db1-9219-79c7a6fb163f | |
| relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery | eb7d3fc1-0c5e-4db1-9219-79c7a6fb163f | |
| relation.isOrgUnitOfPublication | 61f780b7-b847-48b6-b378-860fc611a218 | |
| relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 61f780b7-b847-48b6-b378-860fc611a218 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ppp_n69_Artigo2_analise_impacto_programa_saude.pdf
- Tamanho:
- 1.08 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
