Publicação: A Integração da indústria de gás natural na América do Sul : desafios institucionais no desenvolvimento de infraestruturas de interconexão
Carregando...
Paginação
Primeira página
353
Última página
413
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
América do Sul
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Estuda os principais desafios institucionais envolvidos na integração da indústria de gás natural na América do Sul, destacando a importância das infraestruturas de interconexão — especialmente os gasodutos — para viabilizar o comércio regional do recurso. A autora discute as características técnicas e econômicas da cadeia do gás natural que demandam mecanismos estáveis de coordenação de longo prazo entre países, empresas e instituições, abordando também os riscos econômicos e institucionais associados aos investimentos. Com base em diversos estudos de caso, o texto demonstra como renegociações contratuais, conflitos regulatórios e mudanças políticas influenciaram projetos binacionais de gasodutos, revelando a predominância de acordos bilaterais e a fragilidade de mecanismos multilaterais de resolução de conflitos. Ao final, argumenta que o aprofundamento da integração energética sul‑americana depende da criação de instituições capazes de garantir segurança jurídica, equidade entre países e soluções efetivas para litígios, promovendo assim cooperação, investimento e operação eficiente das infraestruturas regionais.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
HALLACK, Michelle Carvalho Metanias. A integração da indústria de gás natural na América do Sul: desafios institucionais no desenvolvimento de infraestruturas de interconexão. In: DESIDERÁ NETO, Walter Antônio (org.). O Brasil e novas dimensões da integração regional. Rio de Janeiro: Ipea, 2014. p. 353-413. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19977
