Publicação:
Aplicação do direito antidumping e o impacto sobre as exportações brasileiras

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

1989-2001

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o impacto líquido sobre as exportações brasileiras decorrente da aplicação de direito antidumping na Alca, durante a década de 1990: a perda quando o Brasil é citado nos processos e o ganho quando o País tem a possibilidade de se beneficiar de desvio de comércio. Na seção 2, são vistos os impactos do AD sobre o comércio avaliados por outros autores. Na seção seguinte, são apresentados os principais agentes do AD no continente. Na seção 4, há um panorama a das investigações abertas contra o Brasil pelos principais usuários. A seção 5 analisa como o uso desse instrumento pelos EUA, principal usuário de AD no continente, afetou suas importações totais e aquelas de origem brasileira. Uma análise econométrica desses efeitos é feita na seção 6. Em seguida, são apresentadas as estimativas dos efeitos totais sobre as exportações brasileiras e as considerações finais.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

MIRANDA, Pedro Carvalho de. Aplicação do direito antidumping e o impacto sobre as exportações brasileiras. In: BAUMANN, Renato (org.). A Alca e o Brasil: uma contribuição ao debate. Brasília; Ipea: Cepal. 2003. p. 159-187. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11970

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Livro
A Alca e o Brasil : uma contribuição ao debate
(Ipea, 2003) Baumann, Renato; Renato Baumann
Sistematiza o debate sobre a Alca e o Brasil, abordando, de forma variada, diversos aspectos relacionados à preparação da sociedade brasileira para fazer face a esse processo de formação de uma Área de Livre Comércio das Américas.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais