Publicação:
Motivos para a inscrição de despesas em restos a pagar : uma pesquisa empírica sobre a percepção de gestores públicos federais

dc.contributor.advisorRoberto Rocha Coelho Pires
dc.contributor.advisorOrair, Rodrigo Octávio
dc.contributor.authorCavalcanti, Victor Reis de Abreu
dc.contributor.otherCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
dc.contributor.scholarVictor Reis de Abreu Cavalcanti
dc.contributor.thesiscommiteeMauro Santos Silva
dc.contributor.thesiscommiteeAlexandre dos Santos Cunha
dc.contributor.thesiscommiteeGasparini, Carlos Eduardo
dc.contributor.thesiscommiteePires, Roberto Rocha Coelho
dc.contributor.thesiscommiteeOrair, Rodrigo Octávio
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-10-02T20:34:05Z
dc.date.available2025-10-02T20:34:05Z
dc.date.issued2018
dc.date.portal2018
dc.date.submitted2018-03-05
dc.degree.levelMestrado
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo compreender os motivos para a inscrição de despesas em restos a pagar (RAP). No Brasil, os RAP assumem a complexa tarefa de “flexibilizar” a anualidade orçamentária e, nos últimos anos, têm-se destacado por produzir inúmeras disfuncionalidades, tais como o comprometimento da gestão fiscal, a falta de transparência e a concorrência com o orçamento em vigor. Consequentemente, propostas de restrição da ferramenta têm sido frequentemente apresentadas na esfera legislativa e acadêmica. No entanto, apesar da diversidade de análises quantitativas sobre a trajetória de RAP, a literatura sobre o tema é carente de estudo empírico que esclareça os interesses, as instituições e as situações que provocam sua utilização. Esta pesquisa busca suprir tal lacuna por meio de uma metodologia qualitativa, que consiste na realização de entrevistas presenciais semiestruturadas com gestores públicos de órgãos setoriais da União responsáveis pela execução orçamentária e financeira. Os resultados trouxeram novos elementos de análise sobre o tema, assim como reforçaram alguns motivos mencionados pela literatura. A maior parte deles decorre de fenômenos abrangentes da administração pública brasileira, referentes ao sistema orçamentário, à gestão pública e à gestão fiscal da União. Entre os motivos identificados nesta pesquisa encontram-se: a liberação tardia de dotações e limites orçamentários; a discrepância entre o limite de empenho e de pagamento; o interesse do gestor em não perder o orçamento em vigor ou ver reduzido seu orçamento futuro; a falta de planejamento das unidades; a descentralização da execução de despesas para estados e municípios; a execução de despesas decorrentes de emendas parlamentares; a tentativa de garantir recursos para o período de antevigência da Lei Orçamentária Anual; as tentativas de empenho integral de despesas de cunho plurianual; a imprevisibilidade na execução de obras; a oposição entre o regime de caixa e competência, em especial para despesas obrigatórias; a postergação do pagamento para cumprir a meta de resultado fiscal, entre outros. Com base nos achados, foi possível concluir que a solução para as disfuncionalidades atribuídas aos RAP não pode se resumir a mudanças nas normas que disciplinam sua utilização. Sugerem-se outras formas de intervenção, que enfrentem as condições estruturantes do sistema orçamentário, da gestão fiscal e da gestão pública brasileira.
dc.description.abstractalternativeThe purpose of this paper is to understand the reasons for the use of the Brazilian ‘carry-over’ (“Restos a Pagar” - RAP). In Brazil, RAPs assume the complex task of making the budgetary cycle more flexible and, recently, have been assigned as responsible for numerous dysfunctionalities, such as impairing fiscal policy, reducing transparency and creating a parallel budget. Consequently, proposals for restricting RAP have often been presented in the legislative and academic spheres. However, despite the diversity of quantitative analysis on the RAP trajectory, the literature on the subject is lacking empirical studies that clarify the interests, institutions and situations that promote its use. This research seeks to fill this gap by employing a qualitative methodology, which consisted of semi-structured face-to-face interviews with public managers responsible for the budgetary and financial execution of public agencies in Brazil. The results brought new analytical elements on the subject, as well as reinforced some of the reasons mentioned in the literature. Most of them stem from systemic phenomena in the Brazilian public administration, specially regarding budget system and public and fiscal management. Examples of the reasons identified in this research are: the late release of budget authorizations and limits; the discrepancy between the limit of budgetary commitment and payment limits; the public managers' interest in not losing their current budget or seeing their future budget reduced; the lack of planning; the decentralization of expenditure to states and municipalities; the expenditure resulting from parliamentary amendments; the integral commitment of multi-annual expenditures; the unpredictability in the execution of public investments; the opposition between the cash and accrual method, especially for compulsory expenditure; the postponement of payment to meet the fiscal rule, among others. Based on the findings, we conclude that the solution to the dysfunctionalities assigned to RAP cannot be reduced to changes in the norms that regulate its use. We suggest that the solution involves interventions that address the aforementioned reasons, which derive from structuring conditions of the budget system and of general elements from fiscal and public management in Brazil.
dc.description.graduateprogramPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.description.serieMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Segunda Turma
dc.format.extent92
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Victor Reis de Abreu. Motivos para a inscrição de despesas em restos a pagar: uma pesquisa empírica sobre a percepção de gestores públicos federais. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2018.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19248
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Padrão Ipea
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas
dc.subject.keywordOrçamento nacional
dc.subject.keywordRestos a pagar
dc.subject.keywordAnualidade orçamentária
dc.subject.keywordPlurianualidade orçamentária
dc.subject.keywordEmendas parlamentares
dc.subject.keywordGestão fiscal
dc.subject.otherlanguagesCarry over
dc.subject.otherlanguagesFiscal year
dc.subject.otherlanguagesParliamentary amendments
dc.subject.vcipeaAdministração Pública
dc.subject.vcipeaAdministração Fiscal
dc.titleMotivos para a inscrição de despesas em restos a pagar : uma pesquisa empírica sobre a percepção de gestores públicos federais
dc.title.scholarMotivos para a inscrição de despesas em restos a pagar: uma pesquisa empírica sobre a percepção de gestores públicos federais
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
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