Publicação:
Do consumo observado á linha de pobreza

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

1987-1988

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este texto discute os procedimentos empíricos utilizados para a determinação de parâmetros de valor- as linhas de pobreza e de indigência -, que têm papel crucial nos estudos de pobreza absoluta quando se trata de enfocar a questão de carências utilizando como proxy a insuficiência de renda. exemplificando o procedimento a partir da disponibilidade de estatísticas no Brasil, o texto trata inicialmente dos princípios básicos, que evidenciam a conveniência de adotar como ponto de partida o consumo observado e de estabelecer um conjunto de parâmetros ao invés de um único parâmetro nacional, de modo a levar em conta as disparidades locais de custo de vida para os pobres. Em seguida, são detalhados os critérios adotados para o estabelecimento da cesta alimentar e da estrutura de consumo não-alimentar, com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares de 1987/88. Finalmente, trata-se da questão da valoração e da atualização dos valores dos parâmetros obtidos.

Resumo traduzido

This article presents an empirical procedure for establishing poverty and indigence lines, which have a central role in poverty studies where income is used as proxy for well being. The procedure explicitly considers the availability of statistical data for Brazil, which enables the adoption of two basic principles: the use of observed consumption as a departure point, and the definition of a set of parameters instead of a single national measure, in order to take into account local differences in the cost of living for the poor. The article describes the criteria for establishing the food basket and the pattern of non-food consumption, as well as procedure for valuing and updating the income para parameters.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais