Publicação:
Emissões relativas de poluentes do transporte motorizado de passageiros nos grandes centros urbanos brasileiros

dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialGrandes centros urbanospt_BR
dc.date.accessioned2013-08-06T19:30:20Z
dc.date.available2013-08-06T19:30:20Z
dc.date.issued2011-04
dc.date.portal2011-04
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma discussão sobre as emissões veiculares de poluentes nos grandes centros urbanos, assim como uma breve análise das políticas públicas adotadas no Brasil que causam impacto nestas emissões. Além disso, é apresentada uma metodologia de cálculo das emissões relativas de gases de efeito estufa com base nas emissões unitárias médias dos veículos automotores e na matriz modal de deslocamentos, bem como se discute a participação das principais fontes veiculares nas emissões dos principais poluentes locais nos centros urbanos brasileiros. Fica claro pelos resultados apresentados que, além das políticas tradicionais de controle das emissões unitárias, políticas de incentivo do uso do transporte público coletivo em detrimento ao uso do transporte individual são fundamentais para reduzir o volume de poluentes jogados na atmosfera das maiores cidades.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis paper discusses vehicles emissions of pollutants in great urban centers and it makes a brief analysis of adopted public policies in Brazil which have an impact those emissions. Moreover, a methodology to calculate the relative emissions of greenhouse gases is presented on the basis of the unitary average emission of vehicles and the travel modal matrix. We also present the main sources vehicle in the emissions of local pollutants in Brazilian urban centers. We conclude that, beyond traditional policies of control of the unitary emissions, policies of incentive of use of the mass public transport in detriment to the use of the individual transport are basic to reduce the volume of pollutants in the atmosphere of the large cities.pt_BR
dc.description.other39 p. : il.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1606pt_BR
dc.description.otherReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1578
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordPoluentespt_BR
dc.subject.keywordTransporte motorizadopt_BR
dc.subject.keywordVeículos automotorespt_BR
dc.subject.keywordEmissão de poluentespt_BR
dc.titleEmissões relativas de poluentes do transporte motorizado de passageiros nos grandes centros urbanos brasileirospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1606: Emissões relativas de poluentes do transporte motorizado de passageiros nos grandes centros urbanos brasileirospt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationMeio Ambiente. Recursos Naturaispt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
td_1606.pdf
Tamanho:
455.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais