Publicação: A demanda por moeda no Brasil: uma análise de co-integração
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1966-1987
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 325: A demanda por moeda no Brasil: uma análise de co-integração, The demand for currency in Brazil: an analysis of co-integration
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Neste estudo são estimadas funções de demanda por moeda para o Brasil utilizando a técnica de cointegração proposta por Johansen (1988). A base de dados é a mesma usada em Rossi (1988 e 1993), vale dizer, dados trimestrais cobrindo distintos períodos, com o mais longo deles tendo início em 1966 e terminando em 1987. Já que esses dois estudos utilizaram, respectivamente, a técnica convencional dos Mínimos Quadrados Ordinários e o modelo com Correção de Erro de Engle e Granger (1987), pode-se comparar os resultados nos vários procedimentos. Nos três casos foi adotada uma especificação do tipo proposta por Golfeld (1976) para modelar o equilíbrio de longo prazo da demanda por moeda; basicamente, os encaixes monetários reais são uma função do PIB real, da taxa nominal de juros e da taxa de inflação.
