Publicação: A demanda por moeda no Brasil: uma análise de co-integração
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1966-1987
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 325: A demanda por moeda no Brasil: uma análise de co-integração, The demand for currency in Brazil: an analysis of co-integration
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Neste estudo são estimadas funções de demanda por moeda para o Brasil utilizando a técnica de cointegração proposta por Johansen (1988). A base de dados é a mesma usada em Rossi (1988 e 1993), vale dizer, dados trimestrais cobrindo distintos períodos, com o mais longo deles tendo início em 1966 e terminando em 1987. Já que esses dois estudos utilizaram, respectivamente, a técnica convencional dos Mínimos Quadrados Ordinários e o modelo com Correção de Erro de Engle e Granger (1987), pode-se comparar os resultados nos vários procedimentos. Nos três casos foi adotada uma especificação do tipo proposta por Golfeld (1976) para modelar o equilíbrio de longo prazo da demanda por moeda; basicamente, os encaixes monetários reais são uma função do PIB real, da taxa nominal de juros e da taxa de inflação.
