Publicação:
Desafios do planejamento plurianual : uma análise dos Planos Plurianuais 2004-2007 e 2012-2015 sob o prisma do triângulo de governo de Carlos Matus

dc.contributor.advisorJosé Celso Pereira Cardoso Junior
dc.contributor.authorMartins Neto, Rafael
dc.contributor.otherCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
dc.contributor.scholarRafael Martins Neto
dc.contributor.thesiscommiteeRoberto Rocha Coelho Pires
dc.contributor.thesiscommiteeMoretti, Bruno
dc.contributor.thesiscommiteeJosé Celso Pereira Cardoso Junior
dc.coverage.spatialBrasil
dc.coverage.temporal2004 - 2007
dc.coverage.temporal2012 - 2015
dc.date.accessioned2025-10-02T13:15:00Z
dc.date.available2025-10-02T13:15:00Z
dc.date.issued2018
dc.date.portal2018
dc.date.submitted2018
dc.degree.levelMestrado
dc.description.abstractO governante é eleito para a condução de processos que viabilizem o alcance dos objetivos (projeto de governo) para os quais foi eleito. Objetivos estes que devem ser escolhidos e alterados de acordo com a governabilidade e capacidades de governo disponíveis ou possíveis de construção. Estas três dimensões (projeto de governo, governabilidade e capacidades de governo) compõem o que Matus define como triângulo de governo. A promoção do equilíbrio dinâmico e ascendente das dimensões do triângulo de governo constitui-se no principal desafio do governante e é condição necessária para o sucesso de sua gestão. Para o enfrentamento deste desafio, o planejamento se apresenta como uma das principais ferramentas à disposição do governante. Como o Plano Plurianual é o principal instrumento formal de planejamento governamental, esta dissertação teve como objetivo compreender como atributos essenciais ao governante: projeto de governo, capacidade de governo e governabilidade, estiveram presentes no Plano Plurianual. Especificamente, buscou-se compreender como ocorreu a incorporação do projeto de governo; se e como o governante e o núcleo de governo se envolveram na elaboração e gestão do PPA; qual o papel desempenhado pelo PPA na relação dentro do Poder Executivo, com o Congresso, sociedade e entes federados; como se estruturou a gestão do plano e qual sua relação com a agenda prioritária e os processos de tomada de decisões dos dirigentes. Para realizar a pesquisa foi utilizada a estratégia metodológica qualitativa de comparação entre dois estudos de caso, os PPAs 2004- 2007 e 2012-2015. A obtenção de informações necessárias à realização desta dissertação ocorreu por meio de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas com atores que tiveram participação relevante nos casos analisados. A análise de conteúdo demandou a construção de categorias de análises que dessem concretude e clareza ao significado de projeto de governo, governabilidade e capacidade de governo. Conclui-se que em ambos os períodos o PPA possuiu baixa relevância para o governante. A construção e revisão do projeto de governo e políticas prioritárias ocorreu por vias externas ao PPA. A viabilização do projeto por meio da construção de governabilidade e capacidades de governo também não possuíram no PPA um instrumento de apoio.
dc.description.abstractalternativeThe governor is elected to conduct processes that enable the attainment of the objectives (government project) for which he or she was elected. These objectives should be chosen and modified according to the governability and the government capabilities that are available or that can be developed. These three dimensions (government project, governability, and government capabilities) compose what Matus defines as the triangle of government. The promotion of dynamic and ascending balance of the dimensions of the triangle of government constitutes the main challenge for the ruler and is a necessary condition for the success of his or her administration. To meet this challenge, planning is one of the most important tools available to the government. As the Pluriannual Plan (PPA) is the main formal instrument of governmental planning, this dissertation aimed to understand how essential attributes to the ruler: government project, government capabilities and governability, were present in the Pluriannual Plan. Specifically, we sought to understand how the internalization of the government project took place; if and how the governor and the nucleus of government were involved in the elaboration and management of the PPA; what role the PPA plays in the relationship within the Executive Branch, with Congress, society and federated entities; how the management of the plan was structured and how it relates to the priority agenda and the decision-making processes of the leaders. In order to carry out the research, a qualitative methodological strategy of comparison was used between two case studies, the PPAs 2004- 2007 and 2012-2015. The necessary information for this dissertation was obtained through documental research and semi-structured interviews with actors who had a relevant participation in the analyzed cases. The content analysis required the construction of categories of analysis that gave concreteness and clarity to the meaning of government project, governability and government capabilities. It is concluded that in both periods the PPA had low relevance for the ruler. The construction and revision of the government project and priority policies occurred via external paths to the PPA. The feasibility of the project through the construction of governability and government capabilities also did not use the PPA as a support instrument.
dc.description.graduateprogramPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.description.serieMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Segunda Turma
dc.format.extent120
dc.identifier.citationMARTINS NETO, Rafael. Desafios do planejamento plurianual: uma análise dos Planos Plurianuais 2004-2007 e 2012-2015 sob o prisma do triângulo de governo de Carlos Matus. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2018.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19232
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.ispartofseriesMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Padrão Ipea
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas
dc.subject.keywordProjeto de governo
dc.subject.keywordCapacidades de governo
dc.subject.otherlanguagesGovernment project
dc.subject.otherlanguagesGovernament capabilities
dc.subject.vcipeaPlanos Plurianuais
dc.subject.vcipeaGovernabilidade
dc.subject.vcipeaPlanejamento Nacional
dc.titleDesafios do planejamento plurianual : uma análise dos Planos Plurianuais 2004-2007 e 2012-2015 sob o prisma do triângulo de governo de Carlos Matus
dc.title.scholarDesafios do planejamento plurianual: uma análise dos Planos Plurianuais 2004-2007 e 2012-2015 sob o prisma do triângulo de governo de Carlos Matus
dspace.entity.typePublication
relation.isAdvisorOfPublicationc4562621-f6bd-4bd0-93b7-2eed694e8eb0
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryc4562621-f6bd-4bd0-93b7-2eed694e8eb0
relation.isComiteeOfPublicationf9afe67d-c7b6-4380-bc1f-39f37ba3a52f
relation.isComiteeOfPublicationc4562621-f6bd-4bd0-93b7-2eed694e8eb0
relation.isComiteeOfPublication.latestForDiscoveryf9afe67d-c7b6-4380-bc1f-39f37ba3a52f
relation.isOrgUnitOfPublication211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
relation.isSeriesOfPublicationc77e3d89-9d53-42a1-9456-a326435d0ef5
relation.isSeriesOfPublication.latestForDiscoveryc77e3d89-9d53-42a1-9456-a326435d0ef5

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
dissertacao_rafael_martins_neto.pdf
Tamanho:
1.59 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais