Publicação: Efeitos da variação da tarifa e da renda da população sobre a demanda de transporte público coletivo urbano no Brasil
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
item.page.series.date
item.page.events.date
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1995-2008
País
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
Tipo
item.page.degree.level
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1595: Efeitos da variação da tarifa e da renda da população sobre a demanda de transporte público coletivo urbano no Brasil, The Effects of Income and Fare Variation on the Denand for Bus Transit Services in Brazil
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
Coordenador(a)
Coordenador(a)
Resumo
Este estudo analisa as variações nas tarifas de ônibus urbanos e na renda das famílias
entre 1995 e 2008, avaliando seus efeitos sobre a demanda de passageiros pagantes nas nove maiores cidades brasileiras. Observou-se que o aumento dos preços de alguns dos principais itens que compõem a estrutura de custos do setor contribuiu para um aumento das tarifas em cerca de 60% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ao longo desse período, o aumento no preço das tarifas foi absorvido com diferentes intensidades pela demanda de passageiros pagantes, podendo-se destacar dois períodos: o primeiro, quando houve aumento das tarifas acompanhado por uma depreciação da renda das famílias, entre 1995 e 2003, culminando com a queda de mais de 30% da demanda de transporte público urbano (TPU); e o segundo, ocorrido desde meados de 2003, quando o aumento dos custos permaneceu, mas houve certo amortecimento dos seus efeitos sobre a demanda devido ao crescimento da renda da população. Isso refletiu na estabilização da demanda do TPU e, mais recentemente, na inversão da tendência de queda observada anteriormente. O estudo busca reacender o debate sobre políticas de melhoria e redução dos custos do transporte público de forma a aproveitar o atual contexto econômico do país em que se faz possível aproveitar as condições gerais da economia para dar uma trajetória mais
sustentada à recuperação do transporte público.
Resumo traduzido
The public policies on mass transit and other economic policies have been unable to avoid increasing mass transit costs and urban bus fares, which places a burden on a majority of the population depending on public transit. This study analyzes the variations in urban bus fares and households income and analyzes their effects on the demand of paying commuters in 9 large Brazilian cities between 1995 and 2008. The study shows that a gap between the rise of urban bus fares and the population’s income led to a decrease of more than 30% of the paying demand between 1995 and 2003. According to the price elasticity estimated in this study, demand for bus services has exhibited elastic behavior since 2001. Since then, the gradual increase observed in population income seems to buffer against persistent fare increases. The recovery of average household per capita income since then seems to support a reversal of downward trends in the number of paying passengers and increase access to public bus services. The number of paying passengers increased about 9.5% between 2003 and 2008. The evolution of the sector’s main costs
complement the study, permitting an analysis of the many factors that have caused the continuous increases of bus fares in metropolitan Brazil during this period. The study concludes highlighting some public policies that could provide a better economic environment for the provision of efficient and affordable transit services.
Notas
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Scopus ID
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
Aviso
Notas
item.page.description.series
Versão preliminar
item.page.relation.isreplacedby
Faz parte da série
Publicações relacionadas / semelhantes
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1283