Publicação:
O valor de mercado da educação pública

dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-04T18:46:51Z
dc.date.available2017-10-04T18:46:51Z
dc.date.issued2017-08
dc.date.portal2017-08
dc.description.abstractEste trabalho estima o valor de mercado da educação pública por meio de comparações entre as proficiências de alunos das redes pública e privada em avaliações padronizadas. A ideia é atribuir à educação de cada aluno de escola pública um valor monetário de mercado equivalente ao que este pagaria em uma escola privada com os mesmos resultados em avaliações educacionais. Para levar a cabo esta ideia, são necessárias tanto uma pesquisa de orçamentos, ou outra base de dados que contenha dados sobre mensalidades escolares, quanto uma avaliação educacional padronizada, com resultados para escolas públicas e privadas. Este texto usa dados brasileiros, que são bons particularmente para avaliação educacional. Os resultados principais não surpreendem: a educação infantil e os níveis fundamental e médio são todos altamente progressivos, e seus gastos são contínuos e aumentam o bem-estar, uma vez que o seu valor de mercado é superior ao que o Estado gasta para provê-los. O resultado negativo é que a educação pública superior é regressiva e reduz o bem-estarpt_BR
dc.description.abstractalternativeThis article estimates the market value of public education by comparing standardized test scores of students in public and private schools. The idea is to assign to the education of each public school student a market value equivalent to the tuition paid by private school students with similar test score results. The implementation requires an expenditure survey, or other database to provide information on tuitions, and standardized test scores available for both private and public schools. This article uses Brazilian test score data, which are particularly good. The main results are not surprising. Pre-school, primary, and secondary education are all highly progressive government transfers. Furthermore, since their market value is superior to public expenditures in each of these educational levels, they are also welfare enhancing. The flip side is that public higher education is both highly regressive and welfare reducing.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2324pt_BR
dc.description.other40 p. : il.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8064
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordEducação públicapt_BR
dc.subject.keywordValor da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProficiência educacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaEducação Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.vcipeaCustos de Ensinopt_BR
dc.titleO valor de mercado da educação públicapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2324 : O valor de mercado da educação públicapt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
td_2324.pdf
Tamanho:
2.48 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
td_2324_sumex.pdf
Tamanho:
192.24 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais