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Situação atual e tendência de desenvolvimento do sistema de educação superior da China

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Resumo

Este capítulo mostra que transformar a China, um país imenso e o mais populoso do mundo, em uma nação forte em recursos humanos constitui um problema estratégico não só do Estado, mas uma questão que exige atenção, também, da academia e da comunidade em geral. De 1977, ano da reimplantação do vestibular, até o final do século XX, o ensino superior na China funcionou sob a gestão centralizada do Estado e caracterizou-se por contemplar, principalmente, pessoas oriundas da elite do país. Após esse período, em decorrência do amplo processo de reformas e de abertura pelos quais passou o país e das possibilidades abertas pelo desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação, a admissão de estudantes nas instituições de ensino ampliou-se de forma significativa e a estrutura da educação superior, como um todo, sofreu profundas modificações. Mas não apenas isso. As reformas na educação superior, que objetivaram garantir um número crescente de pessoas matriculadas nas universidades de excelência do país, encontrar bons empregos e, consequentemente, viver melhor, fizeram mudar, também, as necessidades dos indivíduos relacionadas à educação.

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Capítulo publicado em: Jovens universitários em um mundo em transformação : uma pesquisa sino-brasileira / organizadores: Tom Dwyer ... [et al.]. – Brasília : Ipea; Pequim : SSAP, 2016.

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Livros

Livro
Jovens universitários em um mundo em transformação : uma pesquisa sino-brasileira
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Dwyer, Tom ; Zen, Eduardo Luiz ; Weller, Wivian ; Jiu, Shuguang ; Guo, Kaiyuan
Descreve detalhes de como foi realizada a pesquisa com jovens universitários do Brasil e da China sobre suas aspirações e expectativas, valores e modos de vida, entre outros fatores. O estudo contém resultados profundamente significativos para a compreensão mútua do que pensam aqueles que, em breve, estarão à frente dos processos decisórios em seus países. Traz valiosa contribuição por meio de informações que nos permitem entender melhor e comparar os sistemas educacionais desses dois componentes dos BRICS. O livro tem por base um levantamento de dados (survey) acerca dos valores, estilos de vida e horizontes de jovens estudantes universitários no Brasil e na China. A survey foi executada em quatro regiões: Shanghai, Pequim, São Paulo e Brasília. Cada capítulo possibilitou descobertas capazes de estabelecer um diálogo significativo sobre políticas públicas, visando contribuir positivamente para o desenvolvimento das relações entre Brasil e China.

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