Publicação: A Capacidade de absorção de mão-de-obra da economia do Rio de Janeiro
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Rio de Janeiro
Brasil
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 544: A Capacidade de absorção de mão-de-obra da economia do Rio de Janeiro, The ability to hand labor absorption in the economy of Rio de Janeiro
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este trabalho tem por objetivo determinar em que medida o mercado de trabalho do Rio de Janeiro compartilha com o mercado de trabalho nacional a mesma capacidade de absorção de mão-de-obra. Indicações mostram que talvez a capacidade de absorção de mão-de-obra do Rio de Janeiro seja bem mais limitada que a média nacional. Conclui-se que a insuficiência revelada pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro não pode ser explicada por um processo de crescimento econômico lento. Verifica-se também que a taxa de desemprego não foi empregada, em nenhuma medida, como variável de ajuste. Em suma, a avaliação de que o mercado de trabalho do Rio de Janeiro apresentou uma insuficiente capacidade de absorção de mão-de-obra na década de 90 é ainda condicional à validade da interpretação da queda na taxa de participação como um fenômeno de desencorajamento. Uma resposta mais definitiva a esta questão requer uma análise profunda dos motivos que levaram à queda na taxa de participação, análise que já começa a ser realizada no Brasil.
Resumo traduzido
The purpose of this paper is to determine the similarities in the manpower absorption capacity between Rio de Janeiro’s and Brazil’s labor market. In fact, it is possible that Rio de Janeiro’s absorption capacity could be much more limited than the national average. Conclusions show that the insufficiency of Rio de Janeiro’s labor maket may not be explained only as a consequence of a slow economic growth process. They also confirm that the unemployment rate has not been used as an adjustment variable. In short, the assessment about this insufficiency in Rio de Janeiro during the nineties is conditioned by the interpretation validity of the fall in the participation rate as a discouraging fact. A firmer reply to this question requires a deeper analysis about the reasons of the fall in the participation rate. This analysis is already underway in Brazil.
